Guia Portal Sorocaba.com

Solicite seu orçamento para as empresas e profissionais cadastrados no Portal Sorocaba.com

Cadastre aqui sua empresa ou negócio!


Sorocaba, 24 de Novembro de 2020

NOTÍCIAS



Sorocaba - Cidade tem 19 casos suspeitos este ano

Notícia publicada em 11/07/2012



Notícia publicada na edição de 11/07/2012 do Jornal Cruzeiro do Sul, na página 011 do caderno A - o conteúdo da edição impressa na internet é atualizado diariamente após as 12h.

Desde o início deste ano até ontem foram notificados 19 casos suspeitos de gripe A/H1N1 em Sorocaba. Destes, 17 foram descartados, um foi confirmado - e evoluiu a óbito, vitimando uma mulher de 54 anos no mês de maio - e um ainda aguarda resultado, com o paciente internado. Os dados são da Vigilância Epidemiológica de Sorocaba (VE).

O Brasil registrou 790 casos e 85 mortes por influenza A/H1N1 do início do ano até o fim de junho. A quantidade de pessoas que adoeceram é quatro vezes superior aos 181 casos detectados em 2011 e os óbitos correspondem a três vezes os 27 computados no ano passado. Apesar do avanço da doença, a posição oficial do Ministério da Saúde é que não há epidemia. De acordo com o órgão, em 2012 está havendo uma circulação maior do vírus da influenza A/H1N1 em relação ao ano passado. Não existe motivo definido para o fenômeno, mas a alternância da circulação de subtipos do vírus da gripe seria comum e haveria pouco risco de uma pandemia como a de 2009, quando ocorreram 2.060 mortes no Brasil.

Em 2009, as autoridades de saúde contabilizaram 11 mortes em Sorocaba - cerca de 600 em todo o Estado. Já em 2010, com o controle da transmissão e início das campanhas de vacinação, foram dois óbitos. No ano passado não foi registrada nenhuma morte provocada pela gripe A/H1N1 na cidade.

O atendimento dos pacientes gripados que procuram pelos serviços de saúde, segundo a VE, têm seguindo um protocolo do Ministério da Saúde. Por isso, o exame para detecção da H1N1 é realizado somente para aqueles que estão internados, assim como a prescrição do medicamento para seu tratamento - conhecido como tamiflu.


Prevenção


Apesar de não haver alarde em relação a uma possível pandemia no Brasil, os órgãos de saúde reiteram que o inverno é a época do ano em que a ocorrência das doenças respiratórias aumenta e a circulação dos vários subtipos do vírus da gripe, inclusive o A/H1N1, se intensifica. "Durante o inverno é observado o crescimento da incidência das doenças de trato respiratório em qualquer faixa etária. Por isso, é importante que as pessoas não abandonem os hábitos preventivos e, na presença de qualquer sintoma, é fundamental procurar atendimento médico", destaca a diretora da Área de Vigilância em Saúde, Consuelo Matiello.

As medidas preventivas comprovadamente eficazes são higienizar as mãos com água e sabão ou com álcool gel, principalmente depois de tossir ou espirrar, depois de usar o banheiro, antes de comer, antes e depois de tocar os olhos, a boca e o nariz; evitar tocar os olhos, nariz ou boca após contato com superfícies potencialmente contaminadas, como corrimão, bancos, maçanetas etc., evitar proteger a tosse e o espirro diretamente com as mãos, utilizando preferencialmente lenço de papel descartável; manter hábitos saudáveis, como alimentação balanceada, ingestão de líquidos e atividade física. Os pacientes com síndrome gripal devem evitar contato direto com outras pessoas, aglomerações e ambientes coletivos. (com Agência Brasil).


Fonte: http://www.cruzeirodosul.inf.br/acessarmateria.jsf?id=401531


Comente

Cadastre Sua Empresa Gratuitamente no Guia Comercial
Divulgue Seu Evento


Notícias


Eventos

Dia: 24/11/2020

Nenhum evento cadastrado neste dia.


Dia: 25/11/2020

Nenhum evento cadastrado neste dia.


Dia: 26/11/2020

Nenhum evento cadastrado neste dia.


Dia: 27/11/2020

Nenhum evento cadastrado neste dia.


Dia: 28/11/2020

Nenhum evento cadastrado neste dia.


Dia: 29/11/2020

Nenhum evento cadastrado neste dia.


Dia: 30/11/2020

Nenhum evento cadastrado neste dia.


Ouça ao vivo!

Ouça Ipanema FM Ouça 89 a Rádio Rock
Ouça Antena 1 Ouça Rádio Fox Rock