Guia Portal Sorocaba.com

Solicite seu orçamento para as empresas e profissionais cadastrados no Portal Sorocaba.com

Cadastre aqui sua empresa ou negócio!


Sorocaba, 26 de Setembro de 2020

NOTÍCIAS



Sorocaba - Cidade leva programa de saúde aos reeducandos das unidades prisionais

Notícia publicada em 05/07/2010



Em uma iniciativa inédita, Sorocaba será a primeira cidade do Brasil a oferecer um serviço de atendimentos e ações voltados à saúde aos reeducandos internos das unidades prisionais da cidade. A novidade foi anunciada pelo prefeito de Sorocaba nesta quarta-feira (30).

O Programa Municipal de Atenção Integral à Saúde do Homem (Paish), implantado para complementar e reorganizar uma série de ações que já são desenvolvidas há alguns anos na rede municipal da saúde e que atualmente é modelo para a Política Nacional de Atenção Integral à Saúde do Homem (Pnaish), do Ministério da Saúde, realizará consultas, acompanhamentos e cirurgias nas unidades prisionais de Sorocaba.

O serviço foi viabilizado graças a uma parceria com o Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria de Administração Penitenciária.

"Em Sorocaba, nós vamos oferecer aos institucionalizados os mesmos serviços e ações voltadas à saúde do homem que já existem na cidade. Facilitar o acesso à saúde e levar orientação, para toda a população, é um dos conceitos básicos de cidade saudável", declara o prefeito.

Segundo o secretário interino da Saúde de Sorocaba, o novo serviço começa a funcionar em esquema de mutirão na Penitenciária Danilo Pinheiro, no bairro Mineirão.

"Posteriormente, haverá uma estrutura montada no Centro de Detenção Provisória (CDP) de Aparecidinha, contando, inclusive, com ambulatório e centro cirúrgico", conta.

"Haverá consultas, acompanhamento de diabéticos e hipertensos, exames de próstata e, entre outros procedimentos, pequenas cirurgias de vasectomia, fimose e reparadoras de tatuagem", completa o secretário.

Como vai funcionar

O coordenador do Programa Municipal de Atenção Integral à Saúde do Homem (Paish), explica que a ideia de atendimentos aos internos das unidades prisionais de Sorocaba surgiu após uma visita do Ônibus da Mulher à Penitenciária "Danilo Pinheiro", no Mineirão. A unidade móvel ficou do lado externo para atender funcionários, visitantes e a comunidade do bairro e região.

O urologista participou do atendimento e, na ocasião, foi procurado pelo coordenador da penitenciária, que apresentou demandas dos presos informando que teriam interesse em fazer com eles um planejamento familiar, realizar exames etc.

"Mas ele me disse que eles teriam dificuldade para colocar isso em prática, devido à impossibilidade de sair da unidade para procedimentos e consultas", lembra Russo.

A proposta começou então a ser discutida pela Secretaria da Saúde de Sorocaba e pela Secretaria de Administração Penitenciária do Estado. Também participaram o coordenador de unidades prisionais do interior e os diretores das unidades de Sorocaba. A estrutura do serviço e o cronograma das ações terão a coordenação do Paish.

Mineirão e Aparecidinha

Assim, as atividades terão início na Penitenciária "Danilo Pinheiro", do Mineirão. Dezesseis pacientes, que solicitaram a realização de vasectomia e que já passaram por avaliação, seguindo o protocolo do Planejamento Familiar, passarão por entrevista com psicólogo no dia 25 de julho. Se aprovadas, as cirurgias serão realizadas no dia 4 de agosto, na própria unidade e em esquema de mutirão.

Já, no CDP de Aparecidinha, será montada uma unidade de atendimento seguindo as normas exigidas para um serviço permanente. No local, haverá um ambulatório, sala cirúrgica e demais dependências necessárias.

Segundo o coordenador do programa, a equipe de engenharia da Prefeitura de Sorocaba está realizando o projeto da obra física. O Governo do Estado executará a obra e fornecerá os equipamentos.

Médicos, demais profissionais da saúde, coordenação de todo o atendimento e o fornecimento de alguns equipamentos e materiais ficarão sob responsabilidade da Prefeitura.

Pnaish

A Política Nacional de Atenção Integral à Saúde do Homem (Pnaish), lançada em agosto de 2009, pelo Ministério da Saúde, tem por objetivo facilitar e ampliar o acesso da população masculina aos serviços de saúde.

A iniciativa é uma resposta à observação de que as doenças que afetam o sexo masculino são um problema de saúde pública. A cada três mortes de pessoas adultas, duas são de homens. Eles vivem, em média, sete anos menos do que as mulheres e têm mais doenças do coração, câncer, diabetes, colesterol e pressão arterial mais elevada


Fonte: http://www.sorocaba.sp.gov.br/PortalGOV/do/noticias?op=viewForm&coConteudo=35001


Comente

Cadastre Sua Empresa Gratuitamente no Guia Comercial
Divulgue Seu Evento


Notícias


Eventos

Dia: 26/09/2020

Nenhum evento cadastrado neste dia.


Dia: 27/09/2020

Nenhum evento cadastrado neste dia.


Dia: 28/09/2020

Nenhum evento cadastrado neste dia.


Dia: 29/09/2020

Nenhum evento cadastrado neste dia.


Dia: 30/09/2020

Nenhum evento cadastrado neste dia.


Dia: 01/10/2020

Nenhum evento cadastrado neste dia.


Dia: 02/10/2020

Nenhum evento cadastrado neste dia.


Ouça ao vivo!

Ouça Ipanema FM Ouça 89 a Rádio Rock
Ouça Antena 1 Ouça Rádio Fox Rock