Guia Portal Sorocaba.com

Solicite seu orçamento para as empresas e profissionais cadastrados no Portal Sorocaba.com

Cadastre aqui sua empresa ou negócio!


Sorocaba, 02 de Dezembro de 2020

NOTÍCIAS



Sorocaba - Cia Clássica de Repertório inicia temporada de duas peças

Notícia publicada em 04/02/2011



Como janeiro é mês de férias a Cia Clássica de Repertório resolveu deixar para fazer a comemoração dos 16 anos de existência do coletivo neste mês. Para um grupo que surgiu com a proposta de fazer um teatro de repertório, com varios espetáculos em cartaz, o público não poderia esperar comemoração diferente da programada.

Neste sábado (05), a Cia Clássica entra em dupla temporada, com a estréia da peça "O Compadre da Morte", em dois horários, na Oficina Cultural Grande Otelo, aos sábados e domingos, em duas sessões gratuitas, às 15h e às 17h. O espetáculo "Os que chegam com a noite" (R$ 7), que aborda a prostituição masculina, repete temporada no Terceiro Andar, que fica na rua José Bonifacio, 70 Centro, às 22h no sábado e às 20h no domingo.

O diretor teatral e fundador do grupo, Mário Pérsico, credita à Linc (Lei Municipal de Incentivo à Cultura) a profissionalização dos meios de produção. "Graças a ela, pude conceber espetáculos que sem ela seriam absolutamente inviáveis. Produções grandes, com elenco numeroso e todo mundo devidamente recebendo por isso.Coisa impensável uns 10 anos atrás, onde as produções se pagavam à posteriori, com a própria bilheteria", afirma.

Mas pontua uma das maiores difuldades encontradas ainda hoje. A primeira é a de um local para ensaios e espaços para apresentações. "O Teatro Municipal além de não dar conta de toda demanda artística da cidade está cada vez mais inacessível aos grupos da cidade", comenta Mário sobre a burocracia para pleitear o espaço.

O espetáculo "O Compadre da Morte" foi desenvolvido como um aprofundamento de pesquisas sobre o universo mítico do caipira, das lendas e causos extraídos do folclore brasileiro. Pesquisa esta que começou no ano de 2006, com o Projeto "De Feiras de Muares à Revolução Industrial", quando a Cia Clássica de Repertório foi agraciada com o Prêmio Funarte de teatro Myriam Muniz.

Cê, um coletivo em busca do tempo perdido

A memória, as histórias passadas, são elementais para o Coletivo Cê, grupo sorocabano que começa nesta sexta-feira (04) a percorrer três cidades do interior com o espetáculo "Desterro", que esteve em cartaz em Sorocaba de fevereiro a abril do ano passado.

A peça foi contemplada pelo edital da Linc (Lei Municipal de Cultura) e no final do ano passado recebeu incentivo financeiro do Proac (Programa de Ação Cultural) do Governo do Estado de São Paulo.

Com o projeto aprovado, o Coletivo Cê apresentará o espetáculo e realizará oficinas culturais, começando nesta sexta-feira (04) pela cidade de São Roque. Linguagem e experimentação dão o toque especial do grupo que busca abarcar as criações a partir da ideia de que somos todos feitos das memórias que carregamos.

O projeto prevê ainda dar novos significados para espaços de patrimônio histórico. A escolha do Sítio Santo Antônio em São Roque como novo espaço de apresentação dá luz a essa ideia por representar um local não somente com uma grande riqueza histórica e arquitetônica, mas também com um precioso valor artístico. O imóvel pertencia ao escritor modernista Mário de Andrade, que doou o sítio ao Serviço de Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, em 1947, com uma exigência: ser o zelador desse patrimônio enquanto estivesse vivo.

As apresentações ocorrem desta sexta-feira (04) a domingo, às 18h no Sítio Santo Antônio, estrada Mario de Andrade Km 8, Planalto Verde, São Roque.

Premiações
Em 1994, ano do surgimento da Cia Clássica de Repertório, estreou o espetáculo "A Mulher Zumbi!, até hoje um dos carros chefes da Cia, que recebeu 27 prêmios, excursionou pra Portugal e Chile e trouxe prestigio e reconhecimento ao grupo;

7
foi o número de vezes que o coletivo foi agraciado pela Linc e mais duas vezes pelo Prêmio Myriam Muniz da Funarte


Fonte: http://redebomdia.com.br/Noticias/Viva/44515/Os+incansaveis


Comente

Cadastre Sua Empresa Gratuitamente no Guia Comercial
Divulgue Seu Evento


Notícias


Eventos

Dia: 02/12/2020

Nenhum evento cadastrado neste dia.


Dia: 03/12/2020

Nenhum evento cadastrado neste dia.


Dia: 04/12/2020

Nenhum evento cadastrado neste dia.


Dia: 05/12/2020

Nenhum evento cadastrado neste dia.


Dia: 06/12/2020

Nenhum evento cadastrado neste dia.


Dia: 07/12/2020

Nenhum evento cadastrado neste dia.


Dia: 08/12/2020

Nenhum evento cadastrado neste dia.


Ouça ao vivo!

Ouça Ipanema FM Ouça 89 a Rádio Rock
Ouça Antena 1 Ouça Rádio Fox Rock