Guia Portal Sorocaba.com

Solicite seu orçamento para as empresas e profissionais cadastrados no Portal Sorocaba.com

Cadastre aqui sua empresa ou negócio!


Sorocaba, 08 de Julho de 2020

NOTÍCIAS



Sorocaba - Casarão de Brigadeiro fica sem data para reabertura

Notícia publicada em 09/05/2011



André Moraes
andre.moraes@jcruzeiro.com.br

As obras de restauração do Casarão de Brigadeiro Tobias, iniciadas em 2008, estão suspensas temporariamente, segundo a Secretaria Municipal de Cultura e Lazer (Secult). Com algumas intervenções a serem realizadas, a Secult revela que não há nenhuma previsão de quando o restauro do prédio histórico será finalizado para, enfim, ser reaberto à visitação pública. Com isso, os sorocabanos se veem impedidos de poder visitá-lo. Como é o caso da estudante Lais Caroline da Silva, de 15 anos, que apenas queria fazer um trabalho de escola sobre o local e não pode, sequer, passar do portão de entrada.

A estudante, que faz o 1.º ano do Ensino Médio na Escola Estadual Brigadeiro Tobias, conta que iria fazer um trabalho sobre os patrimônios históricos da cidade e escolheu o prédio como objeto de pesquisa. "Nós escolhemos pesquisar sobre o Casarão, pois ele não é muito reconhecido pelas pessoas, então queríamos mostrar a importância dele", explica. Silva revela que o Casarão pode estar propício a ações de vândalos. "Não tem nenhum segurança por lá, assim qualquer um consegue invadir", revela a estudante, que percebeu uma janela lateral aberta desde o dia 25 de abril, quando foi até lá. Na última quinta-feira (dia 5), a reportagem constatou que a janela ainda está aberta e havia três vidros frontais quebradas, além de algumas telhas danificadas.

A respeito da possibilidade de alunos visitarem o local, a Secretaria da Cultura e Lazer explica que realiza atualmente agendamento apenas para grupos de estudantes de Arquitetura que pretendem fazer pesquisas no Casarão de Brigadeiro Tobias, já que o interior do prédio encontra-se vazio. Os moradores próximos do Casarão de Brigadeiro Tobias exigem mais urgência nas obras de restauração, para que eles e pessoas de outros bairros e da região possam conhecê-lo. "A Associação dos Moradores quer a construção de um playground para as crianças e chamar mais a atenção para o Casarão", ressalta a costureira Viviane Camargo, 23. Já o vigia Francelino Bueno, 58, gostaria que o prédio fosse aberto ao público o quanto antes, pois diz gostar de visitar locais antigos.

Projeto refeito

O investimento para a restauração do Casarão foi feito em parceria com a concessionária ViaOeste, que cedeu R$ 407 mil no período de 2007 a 2010, pela Lei Rouanet. De acordo com a Secult, o projeto da restauração está sendo refeito pela secretaria, para ser enviado ao Ministério da Cultura (Minc) e esperar uma nova aprovação da Lei Rouanet. Para isso, a Prefeitura está buscando outras parcerias junto à iniciativa privada para as obras do entorno do Casarão. O governo municipal pretende construir na parte externa do local alguns anexos, que comporiam o prédio administrativo, banheiros e um espaço para o visitante, com auditório, lanchonete e biblioteca.

A respeito da revisão no projeto, a assessoria da ViaOeste diz desconhecer o assunto e ressalta que os encarregados da concessionária estiveram reunidos recentemente com o Secretário de Cultura de Sorocaba, Anderson Santos, que solicitou avaliar a possibilidade de apenas complementar o restauro do Casarão. A ViaOeste está analisando esse pedido. Para que as obras sejam finalizadas, a Secult revela que ainda falta assentar o piso, fazer a revisão da estrutura do telhado e das paredes internas (taipa) e refazer a parte elétrica do prédio principal.

Semana do Tropeiro

Apesar de ainda estar fechado para visitação do público, o Casarão continua abrigando atraindo pessoas nos eventos culturais da cidade, que acontecem na área externa, em frente ao prédio histórico. Como as atividades da Semana do Tropeiro, que teve início na última terça-feira. Entre os dias 23 a 26 de maio serão realizadas palestras sobre Cultura e História Tropeira.

Além disso, de 23 a 29 de maio, das 8h30 às 18h, a população poderá apreciar uma exposição com acervo do Álvaro Augusto Antunes de Assis, equinocultor, técnico em pecuária e um estudioso das questões tropeiras. Já no dia 25, às 19h30, haverá um show com a dupla "Ramiro da Viola e Pardini", de Botucatu. Com o Casarão de Brigadeiro Tobias compondo o cenário da apresentação musical.


Fonte: http://portal.cruzeirodosul.inf.br/acessarmateria.jsf?id=295041


Comente

Cadastre Sua Empresa Gratuitamente no Guia Comercial
Divulgue Seu Evento


Notícias


Eventos

Dia: 08/07/2020

Nenhum evento cadastrado neste dia.


Dia: 09/07/2020

Nenhum evento cadastrado neste dia.


Dia: 10/07/2020

Nenhum evento cadastrado neste dia.


Dia: 11/07/2020

Nenhum evento cadastrado neste dia.


Dia: 12/07/2020

Nenhum evento cadastrado neste dia.


Dia: 13/07/2020

Nenhum evento cadastrado neste dia.


Dia: 14/07/2020

Nenhum evento cadastrado neste dia.


Ouça ao vivo!

Ouça Ipanema FM Ouça 89 a Rádio Rock
Ouça Antena 1 Ouça Rádio Fox Rock