Guia Portal Sorocaba.com

Solicite seu orçamento para as empresas e profissionais cadastrados no Portal Sorocaba.com

Cadastre aqui sua empresa ou negócio!


Sorocaba, 27 de Novembro de 2020

NOTÍCIAS



Sorocaba - Bastidores da Cantata têm emoção, disciplina e correria

Notícia publicada em 20/12/2010



Quem vê de fora não imagina que um espetáculo como a Cantata de Natal - que tem a última apresentação hoje, às 20h30, na Estação Ferroviária - começa a se desenhar muito tempo antes de as crianças soltarem os primeiros acordes vocais. É por volta das 18h que as 120 pessoas envolvidas no evento, promovido pela Prefeitura de Sorocaba, começam a tomar os espaços da antiga estação.

Entre atores, bailarinas, trapezistas e coralistas vê-se de tudo: clima de tensão, tédio e euforia. As pessoas responsáveis em organizar o evento, que esse ano relê o clássico "O Quebra-Nozes", são pura adrenalina. Um vai e vem que se apressa conforme o relógio se aproxima das 20h30, horário previsto para o início do espetáculo.

Na parte inferior da estação fica o elenco do teatro. Personagens de época, que se abanam devido ao calor e a indumentária pesada, se misturam entre as bailarinas na ponta dos pés e artistas circenses em alongamento. Na parte superior, as 26 crianças coralistas, divididas em turmas, tentam se concentrar; tarefa difícil para a idade dos pequenos, que diferente dos demais, são os veteranos do evento e pelo menos há quatro anos repetem a cena. O diferencial que apontam entre esse ano e os demais é o que chamam de "grandiosidade" do espetáculo: pelo total de participantes do elenco e também do público, que no último sábado chegou próximo aos 2.500 espectadores, conforme a organização.

Caracterizada com roupas de época, Ana Carolina Paiffer, 15 anos, estava bastante tranquila minutos antes do início do espetáculo. Ela que voltaria depois à cena no papel de anjo é veterana e disse estar tranquila. Na estreia, no entanto, teve vontade de fazer xixi. "Mas deu tudo certo", avaliou. De bailarina cor-de-rosa, Nicolly Medeiros de Assis, 11 anos, disse que a ansiedade é grande, mas que o espetáculo compensa.

Pequenos cantores

Próximo do horário do início do espetáculo, os coralistas - que fazem parte do projeto Mais Cultura - brincam e correm de um lado para o outro, na parte superior do prédio. Divididos em turmas, cada um com uma assistente para tomar conta das crianças, a proximidade não apavora a maioria, que se entretia, em conversas, brincadeiras ou no término do lanche.

Inquieto, Diego Medeiros Antunes, 10 anos, disse nem saber quantas vezes participou do coral. Participa pois gosta de cantar. "Não fico nervoso, fico com sono", contou ele, que mesmo não conseguindo ver a multidão ao lado de fora, devido ao reflexo das luzes, sabe que a família está prestigiando-o em algum lugar. "Acho lindo", responde quando questionado sobre o evento.

Mais compenetrada, Amanda Moura, 8 anos, estreou esse ano no coral, "queria muito fazer coral". Assumidamente nervosa, disse que o ápice da tensão foi no dia da estreia e, no sábado, estava mais tranquila. Do outro lado, quase na hora da entrada, uma outra coralista friccionava os dedos das duas mãos ordenadamente. De longe e às pressas falou que não estava nervosa, mas que a massagem era uma dica da mãe, para os momentos de tensão.

Nos minutos que antecederam o início, todos estavam em fila, de mãos dadas, atrás do tapume que separa a sala de trocas de roupas e concentração, com a frente das janelas onde ficam posicionados. Aos poucos as conversas e brincadeiras foram ficando mais esparsas até que o famoso "senhoras e senhores" anunciando o início do espetáculo é ouvido.

Vera Lúcia, funcionária de Secretaria de Cultura (Secult) e responsável por uma turma de dezoito coralistas, lembra qual a primeira música e pede atenção na numeração das janelas. Eles observam. Ela então pede para que entrem, devagar, para que cantem e façam as coreografias. "We Wish You a Merry Christmas", tradicional canção natalina, é a primeira música a ser executada, e eles cumprem com maestria de veteranos a recomendação da tutora, para a emoção dos espectadores ao lado de fora.


Fonte: http://www.cruzeirodosul.inf.br/materia.phl?editoria=42&id=377516


Comente

Cadastre Sua Empresa Gratuitamente no Guia Comercial
Divulgue Seu Evento


Notícias


Eventos

Dia: 27/11/2020

Nenhum evento cadastrado neste dia.


Dia: 28/11/2020

Nenhum evento cadastrado neste dia.


Dia: 29/11/2020

Nenhum evento cadastrado neste dia.


Dia: 30/11/2020

Nenhum evento cadastrado neste dia.


Dia: 01/12/2020

Nenhum evento cadastrado neste dia.


Dia: 02/12/2020

Nenhum evento cadastrado neste dia.


Dia: 03/12/2020

Nenhum evento cadastrado neste dia.


Ouça ao vivo!

Ouça Ipanema FM Ouça 89 a Rádio Rock
Ouça Antena 1 Ouça Rádio Fox Rock