Guia Portal Sorocaba.com

Solicite seu orçamento para as empresas e profissionais cadastrados no Portal Sorocaba.com

Cadastre aqui sua empresa ou negócio!


Sorocaba, 26 de Setembro de 2020

NOTÍCIAS



Sorocaba - Banda da Fundec quer vuvuzelas em concerto, hoje

Notícia publicada em 29/06/2010



Uma viagem lúdica pelo universo musical de alguns dos países que participaram (e ainda participam) da Copa do Mundo, é o que a Banda Sinfônica da Fundec promete fazer no concerto que apresenta nesta terça-feira (29), às 20h, no auditório da entidade. A entrada é franca. A formação, conta o maestro Paulo Afonso Estanislau, tem algumas surpresas preparadas para o público. Para começar, quem for assistir à apresentação logo mais deve levar vuvuzelas e apitos. Mas, ele adverte, os instrumentos serão tocados no momento certo e sob o comando do regente. A ideia é promover uma interação com a plateia a partir das cornetas que se tornaram a marca registrada do torneio.

O repertório, conta Estanislau, inclui temas como "A Máscara do Zorro", de James Horner. A canção da trilha sonora do filme homônimo representa a Espanha. Da Itália, a Banda toca clássicos de Pepino Di Capri, como "Roberta", e de Ennio Morricone ("O Dólar Furado", "Cinema Paradiso"). Michael Jackson foi o escolhido para retratar a música dos Estados Unidos. Dele, a formação interpreta "Beat It". O Brasil marca presença com o dobrado "Benedito Thimóteo", composição de Lídio Vaz de Almeida, que homenageia um dos músicos que integraram a Banda Carlos Gomes, a mais tradicional das retretas sorocabanas.

Seu Thimóteo, como era conhecido, nasceu em Aguaí, mas se mudou ainda jovem para Sorocaba. Aqui, aprendeu a tocar trompete e ajudou a formar muitos seguidores. Para o maestro Paulo Estanislau é importante resgatar a memória daqueles que construíram a identidade cultural do município com a música. Familiares de Thimóteo estarão no auditório para acompanhar o concerto. Um dos músicos da banda, José Rosa, conheceu Thimóteo. Para quem não sabe, dobrado, explica Paulo Estanislau, é um ritmo bastante parecido com o maxixe, dança praticada pelos escravos no final do século XIX.

A África do Sul, sede do torneio, é a última parada do intinerário que a Banda Sinfônica cobrirá. Além de tocar canções que remetem aos países que disputam a Copa, o conjunto interpreta temas juninos. Formado há sete anos, o grupo conta com quarenta integrantes e trabalha a proposta de desenvolver e divulgar um repertório próprio para conjuntos de sopro e percussão, mesclando peças clássicas e populares. A Banda Sinfônica também busca formar e informar plateias por meio do projeto "Solistas de Bandas". Nessa atividade, o maestro explica, entre uma música e outra, a função de cada instrumento. No concerto de logo mais, será explorado o trompete, um dos mais antigos entre os metais.

A Sala Fundec fica na rua Brigadeiro Tobias, 73. Os ingressos, gratuitos e limitados a dois por pessoa, devem ser retirados com uma hora de antecedência. Outras informações podem ser obtidas pelo telefone (15) 3233-2220, ou no site www.fundecsorocaba.com.br.


Fonte: http://www.cruzeirodosul.inf.br/materia.phl?editoria=42&id=317765


Comente

Cadastre Sua Empresa Gratuitamente no Guia Comercial
Divulgue Seu Evento


Notícias


Eventos

Dia: 26/09/2020

Nenhum evento cadastrado neste dia.


Dia: 27/09/2020

Nenhum evento cadastrado neste dia.


Dia: 28/09/2020

Nenhum evento cadastrado neste dia.


Dia: 29/09/2020

Nenhum evento cadastrado neste dia.


Dia: 30/09/2020

Nenhum evento cadastrado neste dia.


Dia: 01/10/2020

Nenhum evento cadastrado neste dia.


Dia: 02/10/2020

Nenhum evento cadastrado neste dia.


Ouça ao vivo!

Ouça Ipanema FM Ouça 89 a Rádio Rock
Ouça Antena 1 Ouça Rádio Fox Rock