Guia Portal Sorocaba.com

Solicite seu orçamento para as empresas e profissionais cadastrados no Portal Sorocaba.com

Cadastre aqui sua empresa ou negócio!


Sorocaba, 21 de Maio de 2019

NOTÍCIAS



Sorocaba - Ar seco deixa Sorocaba em estado de alerta

Notícia publicada em 18/08/2011



Leila Gapy
leila.gapy@jcruzeiro.com.br

O ar seco registrado em Sorocaba nos últimos dias colocou a cidade em estado de alerta ontem. A umidade relativa do ar chegou a apenas 14% durante à tarde, segundo a Companhia de Tecnologia de Saneamento Ambiental (Cetesb). De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), Sorocaba se manteve em estado de atenção, com 28% de umidade. Foi um dos dias mais secos do ano, o recorde foi na última terça-feira, quando a Cetesb registrou menos 10% e o Inmet 23% - a diferença está na localização das estações meteorológicas, do Inmet está na Faculdade de Tecnologia (Fatec) e da Cetesb está na escola estadual Monsenhor João Soares, na Vila Lucy. A previsão é de que a massa de ar seco permaneça sobre o Estado até amanhã, quando deve chegar uma frente fria e ocorrer algumas pancadas de chuva.

A dona de casa Rute Mendonça, de 42 anos, não suportou o ar seco ontem em Sorocaba; passou pano úmido em toda casa e jogou no chão do quintal e na frente de sua casa. "Está muito seco, a casa estava cheia de cinzas. Como se não bastasse o tempo seco, o pessoal ainda coloca fogo em mato", justificou. Os filhos de Rute, Felipe, de 13 anos, e Giovana, de 9 anos, têm doenças respiratórias. Segundo ela, mais um motivo para manter a casa úmida. "Quase sempre coloco toalha molhada na porta ou bacia com água nos quartos. Ou faço isso ou gasto com remédios", argumentou. A atitude da dona de casa é a recomendada por especialistas.

Isso porque, segundo os dados da Cetesb, entre às 14h e às 19h de terça não foi possível registrar a umidade, pois estava abaixo de 10%. Ontem o registro foi de 14% às 13h. O meteorologista do Inmet, que tem uma estação nas dependências da Faculdade de Tecnologia (Fatec), Franco Villela, detalhou que na estação do Inmet registrou 23% de umidade na terça e 28% ontem, sem o registro de chuva desde o dia 2 de agosto. Segundo o especialista, trata-se do domínio de massa de ar seco que está sobre o Estado. "Esses registros são esperados e comuns no inverno", defendeu. A previsão para hoje é de tempo mais úmido que ontem, porém, ainda seco até amanhã, quando as temperaturas devem baixar e devem ocorrer pancadas de chuva.

Fiscalização no ar

A Cetesb realizou ontem a quarta operação "Fumaça Preta" do inverno em Sorocaba, na avenida Independência, no Éden. Ao todo, 460 veículos foram averiguados e 27 autuados por emissão de fumaça preta do motor com densidade colorimétrica acima de 40%. Os números estão abaixo das registradas nas operações anteriores, que tiveram mais de 500 veículos averiguados e mais de 50 motoristas autuados. A multa, prevista pelas leis ambientais, é de 60 Ufesp - equivalente a R$ 1.047. Segundo o tecnólogo da Cetesb, Antônio Carlos Oliveira, a falta de manutenção e problema nos motores de caminhões são os principais motivos do problema que, ao queimar combustível, emite a fumaça preta.

"Essa fumaça, com metais pesados e combustível, é cancerígena, faz mal a saúde e degrada o meio ambiente", explica o tecnólogo. Seu Rogério Raimundo, de 59 anos, é motorista profissional e passou pela fiscalização ontem. Seu caminhão de caçamba 1976 chamou a atenção dos fiscais que foram averiguar o motor. "Trabalho com frete, há mais de 20 anos. Sempre faço a manutenção do veículo, meu ganha pão. Ele é velho, mas está em dia", defendeu. E estava mesmo, os fiscais não encontraram irregularidades. "De qualquer forma acho boa a iniciativa. Se é bom para o meio ambiente é bom para nós também", concordou. A operação Fumaça Preta, que tem apoio também da Prefeitura e Guarda Municipal, deve ainda ocorrer nos próximos meses em outros pontos da cidade.


Fonte: http://portal.cruzeirodosul.inf.br/acessarmateria.jsf?id=322625


Comente

Cadastre Sua Empresa Gratuitamente no Guia Comercial
Divulgue Seu Evento


Notícias


Eventos

Dia: 21/05/2019

Nenhum evento cadastrado neste dia.


Dia: 22/05/2019

Nenhum evento cadastrado neste dia.


Dia: 23/05/2019

Nenhum evento cadastrado neste dia.


Dia: 24/05/2019

Nenhum evento cadastrado neste dia.


Dia: 25/05/2019

Nenhum evento cadastrado neste dia.


Dia: 26/05/2019

Nenhum evento cadastrado neste dia.


Dia: 27/05/2019

Nenhum evento cadastrado neste dia.


Ouça ao vivo!

Ouça Ipanema FM Ouça 89 a Rádio Rock
Ouça Antena 1 Ouça Rádio Fox Rock