Guia Portal Sorocaba.com

Solicite seu orçamento para as empresas e profissionais cadastrados no Portal Sorocaba.com

Cadastre aqui sua empresa ou negócio!


Sorocaba, 29 de Novembro de 2020

NOTÍCIAS



Sorocaba - Apuração do furto de peças históricas já dura 4 meses

Notícia publicada em 22/06/2012



Sindicância da Prefeitura é mantida em sigilo e MP não descarta inquérito

Notícia publicada na edição de 22/06/2012 do Jornal Cruzeiro do Sul, na página 9 do caderno A - o conteúdo da edição impressa na internet é atualizado diariamente após as 12h.

Giuliano Bonamim
giuliano.bonamim@jcruzeiro.com.br

A Secretaria de Negócios Jurídicos de Sorocaba realiza há quase quatro meses uma sindicância para apurar eventual responsabilidade de servidores públicos referente ao furto de peças da reserva técnica dos museus da cidade. O sumiço de peças históricas do município foi descoberto em 24 de fevereiro em um prédio administrado pela Secretaria de Cultura e, oficialmente, apenas uma espingarda fabricada no século 20 foi recuperada.

A Prefeitura de Sorocaba não informa quando a sindicância será encerrada e todo o procedimento segue em sigilo. O governo municipal também não divulga a quantidade de peças furtadas há 119 dias, mas o restante do material, que era guardado em um depósito na rua Paes de Linhares, no Jardim Brasilândia, agora está instalado no Palacete Scarpa - atual sede da Secretaria da Cultura.

O resultado dessa sindicância interna na Prefeitura de Sorocaba é aguardado pelo promotor de Justiça Jorge Alberto de Oliveira Marum. O representante do Ministério Público não descarta a hipótese de instaurar um inquérito para averiguar as responsabilidades do governo municipal e se houve omissão na guarda desse material. A Polícia Civil também tem trabalhado em sigilo em busca da recuperação das peças e dos autores do crime. O delegado Acácio Aparecido Leite, da Delegacia de Investigações Gerais (DIG), preferiu não dar mais informações a respeito do caso.

Oficialmente, apenas a espingarda da marca Deweberlin, de 8 milímetros, foi recuperada. O objetivo foi encontrado em 9 de março em um contêiner de lixo situado na rua Jurandir Scabia, no Jardim Zulmira, a aproximadamente um quilômetro de distância da Delegacia de Polícia Participativa (DPP) da zona sul. A arma foi apreendida pelo guarda civil municipal Nestor Claudio dos Santos e encaminhada à Polícia Civil para ser periciada.

O caso

As peças furtadas da reserva técnica dos museus de Sorocaba compunham praticamente todo o acervo do casarão de Brigadeiro Tobias, que inclui arreios e utensílios do tropeirismo dos séculos 19 e 20. Roupas e fragmentos da maquinaria referentes à Estrada de Ferro Sorocabana também sumiram.

Os objetos levados pelos bandidos eram aqueles não expostos nos museus de Sorocaba. Elas ficavam guardados e, temporariamente, eram colocados para a visitação pública no Museu Ferroviário, no Museu Histórico Sorocabano - situado no Parque Zoológico Municipal Quinzinho de Barros - e no Casarão de Brigadeiro -atualmente fechado para reforma.

Todas essas peças históricas haviam sido transferidas ao prédio situado na rua Paes de Linhares, em setembro do ano passado. No local está instalado o antigo Matadouro Municipal, além de uma área usada pelo Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae) para a estocagem de areia. Antes dessa mudança, os objetos eram guardados no anexo da antiga Estação Ferroviária de Sorocaba - hoje em reforma para a instalação do futuro Museu de Arte Contemporânea.


Fonte: http://www.cruzeirodosul.inf.br/acessarmateria.jsf?id=396848


Comente

Cadastre Sua Empresa Gratuitamente no Guia Comercial
Divulgue Seu Evento


Notícias


Eventos

Dia: 29/11/2020

Nenhum evento cadastrado neste dia.


Dia: 30/11/2020

Nenhum evento cadastrado neste dia.


Dia: 01/12/2020

Nenhum evento cadastrado neste dia.


Dia: 02/12/2020

Nenhum evento cadastrado neste dia.


Dia: 03/12/2020

Nenhum evento cadastrado neste dia.


Dia: 04/12/2020

Nenhum evento cadastrado neste dia.


Dia: 05/12/2020

Nenhum evento cadastrado neste dia.


Ouça ao vivo!

Ouça Ipanema FM Ouça 89 a Rádio Rock
Ouça Antena 1 Ouça Rádio Fox Rock