Guia Portal Sorocaba.com

Solicite seu orçamento para as empresas e profissionais cadastrados no Portal Sorocaba.com

Cadastre aqui sua empresa ou negócio!


Sorocaba, 05 de Dezembro de 2020

NOTÍCIAS



Sorocaba - Aposentado adota área pública e cria parque no Paineiras

Notícia publicada em 10/01/2012



Notícia publicada na edição de 10/01/2012 do Jornal Cruzeiro do Sul, na página 7 do caderno A

Giuliano Bonamim
giuliano.bonamim@jcruzeiro.com.br

O lixo deu lugar às flores no Parque das Paineiras, na zona norte de Sorocaba. Uma área pública localizada na rua Juvenal Alves Senne foi adotada pelo aposentado Ezequiel Felipe de Araújo, 63 anos, e transformada em um parque recheado de árvores nativas, frutíferas e plantas rasteiras. A mudança no visual teve início há 15 anos. A área de aproximadamente 700 metros quadrados era utilizada para o despejo de lixo, entulho e até de animais mortos. "O que mais tinha por aqui era mau cheiro, além de insetos, ratos, cobras e até urubus", diz Araújo. O aposentado, que mora a 100 metros do terreno, decidiu colocar a mão na massa e iniciar a revitalização do local.

Atualmente, a área possui cerca de 60 árvores. A lista inclui pés de ameixa, mexerica, laranja, abacate, manga, jaca e amora. Também há um exemplar de pau-brasil e outro de araucária, ambos com aproximadamente 4 metros de altura. "Agora os urubus deram lugar aos pássaros, como bem-te-vi, picapau e sabiá", diz Araújo. A manutenção da área é feita diariamente pelo aposentado. Pela manhã, ele retira as folhas secas do gramado com a ajuda de uma vassoura e molha todas as plantas com um regador. A colocação de adubo e da terra vegetal também é feita constantemente para deixar as árvores e plantas sempre saudáveis.

Segundo Araújo, o custo mensal para manter a qualidade da área gira em torno de R$ 350. O dinheiro sai do bolso do aposentado e dos moradores da região. Essa união da vizinhança também resultou na compra de uma roçadeira para cortar a grama. "O valor arrecadado é revertido em combustível pela máquina, no adubo, na terra e na aquisição de novas plantas", relata. O aposentado João Ferreira Lemes, 80, mora em frente ao terreno e rasga elogios ao "administrador" da área verde. "Graças a ele deixamos de ter um lixão perto de casa e ganhamos um parque voltado à natureza", diz.

A mesma opinião tem o aposentado Etelvino Santos, 62, que mora ao lado do terreno. "O bom é que a população aprendeu a cuidar dessa área também e não joga mais lixo por aqui", comenta. Recentemente, a Prefeitura de Sorocaba instalou dois postes de luz e três papeleiras para a colocação de lixo no interior do terreno. A área também tem bancos de concreto, alguns doados por empresários do bairro.


Fonte: http://portal.cruzeirodosul.inf.br/acessarmateria.jsf?id=356514


Comente

Cadastre Sua Empresa Gratuitamente no Guia Comercial
Divulgue Seu Evento


Notícias


Eventos

Dia: 05/12/2020

Nenhum evento cadastrado neste dia.


Dia: 06/12/2020

Nenhum evento cadastrado neste dia.


Dia: 07/12/2020

Nenhum evento cadastrado neste dia.


Dia: 08/12/2020

Nenhum evento cadastrado neste dia.


Dia: 09/12/2020

Nenhum evento cadastrado neste dia.


Dia: 10/12/2020

Nenhum evento cadastrado neste dia.


Dia: 11/12/2020

Nenhum evento cadastrado neste dia.


Ouça ao vivo!

Ouça Ipanema FM Ouça 89 a Rádio Rock
Ouça Antena 1 Ouça Rádio Fox Rock