Guia Portal Sorocaba.com

Solicite seu orçamento para as empresas e profissionais cadastrados no Portal Sorocaba.com

Cadastre aqui sua empresa ou negócio!


Sorocaba, 02 de Dezembro de 2020

NOTÍCIAS



Sorocaba - Ano-novo renova esperança de emprego

Notícia publicada em 04/01/2012



Notícia publicada na edição de 04/01/2012 do Jornal Cruzeiro do Sul, na página 8 do caderno A

Leila Gapy
leila.gapy@jcruzeiro.com.br

O início do ano renovou as esperanças de uma vida melhor, principalmente para os que estão desempregados. Prova disso são as filas que se formaram nas agências de emprego nesta semana, todas de pessoas em busca de novas oportunidades de trabalho. Somente no Posto de Atendimento ao Trabalhador (PAT), o movimento já aumentou e a expectativa é de que cresça até 40% somente neste mês, comparado aos números dos demais meses do ano. Fato semelhante também ocorreu nas empresas do setor, que já esperavam o movimento a exemplo de anos anteriores.

Os irmãos Jéssica e Leonardo Sampaio, de 18 e 16 anos, respectivamente, estiveram ontem pela manhã no PAT de Sorocaba em busca de um novo emprego. Jéssica terminou o ensino médio no ano passado, fez um curso de auxiliar administrativo e aguarda uma vaga no mercado. "Vim fazer minha Carteira de Trabalho e cadastrar meu currículo. Estou ansiosa", disse. Já o adolescente Leonardo ainda cursa o ensino médio, mas fez um curso de logística e tem esperança de trabalhar, como aprendiz na futura Toyota. "Acho que lá terei chances de fazer carreira", falou otimista.

Já Francisco Rodrigues de Almeida, de 60 anos, recém-chegado do Piauí, foi até o PAT verificar novas chances de trabalho. Faltando ainda quatro anos para sua aposentadoria, ele planejava o futuro: "Se eu conseguir, trago minha família inteira para cá. Estou aceitando tudo: porteiro, vigilante, zelador, servente de pedreiro. Se aqui está difícil, no nordeste, piorou. Acho que em Sorocaba tenho mais chances de viver melhor com minha família".

A auxiliar de produção Tatiane Norberto da Silva, de 25 anos, está desempregada desde novembro. Ela contou que ficou algumas semanas em "férias", mas aproveitou o Fundo de Garantia e o seguro-desemprego para estudar. "Fiz alguns cursos rápidos para área da indústria. Quero permanecer na mesma área. Agora que começou o ano, quero conseguir um novo emprego", explicou. O pedreiro Reinaldo Vicente da Silva, de 42 anos, também passou pelo PAT e por agências de emprego da cidade. Desempregado há seis meses, ele sobrevive de pequenos trabalhos autônomos e decidiu procurar um trabalho fixo. "Carteira assinada é melhor. E no início do ano as vagas sempre aparecem", observou. O repositor Fabiano da Silva Souza, de 28 anos, foi outro trabalhador que deixou para o início do ano a busca por uma vaga no mercado. "Descansei um pouco e agora é hora de correr atrás; estou confiante", disse.

As vagas

De acordo com o coordenador do PAT Sorocaba, Edson Salinas, o posto iniciou o ano com 728 novas vagas de emprego direcionadas ao comércio, indústria, serviços e construção civil. "Temos vagas para todos os níveis de trabalho, desde operacional até chefia", comentou Salinas, confirmando um aumento no número de atendimentos nesta semana. "Na semana entre Natal e ano-novo aparecem poucas pessoas. Nossa média é de 250 novos cadastros ao mês, mas em janeiro, o número cresce cerca de 40%. Esse movimento prossegue até fevereiro, março", detalhou.

Somente no ano passado, o PAT realizou 26.910 atendimentos (entre novos cadastros e retornos) e contribuiu com 10 mil contratações, um número 52,5% maior que o registrado no ano anterior, quando foram realizados 20.383 atendimentos e 6.557 contratações. "E o início do ano é sempre movimentado. O número de atendimentos só é reduzido no Carnaval". Segundo Salinas, a maioria das pessoas que visitam o PAT em janeiro é formada por jovens em busca do primeiro emprego. As vagas disponíveis podem ser acessadas pela internet (www.mte.gov.br/sine) pelos interessados que já possuem o número do Programa de Integração Social (PIS). "Nós realizamos mais atendimentos primários. Emitimos a Carteira de Trabalho e geramos o Número de Identificação do Trabalhador (NIT), que depois transforma-se no PIS quando o candidato é empregado", explicou.

A gerente de uma agência de empregos do Centro, Camila Francine Daniel, destaca ainda outro lado da moeda: aumenta também o número de empregadores em busca de profissionais capacitados nesta época do ano. "Temos tido dificuldade em encaminhar profissionais aos empregos oferecidos. As empresas estão cada vez mais exigentes. O PAT Sorocaba fica na rua Coronel Cavalheiros, 353, Centro.


Fonte: http://portal.cruzeirodosul.inf.br/acessarmateria.jsf?id=355233


Comente

Cadastre Sua Empresa Gratuitamente no Guia Comercial
Divulgue Seu Evento


Notícias


Eventos

Dia: 02/12/2020

Nenhum evento cadastrado neste dia.


Dia: 03/12/2020

Nenhum evento cadastrado neste dia.


Dia: 04/12/2020

Nenhum evento cadastrado neste dia.


Dia: 05/12/2020

Nenhum evento cadastrado neste dia.


Dia: 06/12/2020

Nenhum evento cadastrado neste dia.


Dia: 07/12/2020

Nenhum evento cadastrado neste dia.


Dia: 08/12/2020

Nenhum evento cadastrado neste dia.


Ouça ao vivo!

Ouça Ipanema FM Ouça 89 a Rádio Rock
Ouça Antena 1 Ouça Rádio Fox Rock