Guia Portal Sorocaba.com

Solicite seu orçamento para as empresas e profissionais cadastrados no Portal Sorocaba.com

Cadastre aqui sua empresa ou negócio!


Sorocaba, 26 de Novembro de 2020

NOTÍCIAS



Sorocaba - Alunos são premiados em concurso ambiental da FUA

Notícia publicada em 10/06/2011



Notícia publicada na edição de 10/06/2011 do Jornal Cruzeiro do Sul, na página 007 do caderno A

Na tarde da quarta-feira chuvosa, o auditório da Fundação Ubaldino do Amaral (FUA), mantenedora do jornal Cruzeiro do Sul, estremeceu aos gritos de euforia dos cerca de 170 alunos de escolas municipais de Sorocaba e Votorantim ganhadores do Concurso Ambiental "Meio Ambiente: Nós conhecemos e fazemos", promovido pelo jornal Cruzeiro do Sul/FUA. Eles estiveram no local para receber os prêmios e participar das comemorações por serem os vencedores da iniciativa criada com o objetivo de incentivar nas crianças os hábitos ecologicamente adequados.

Alunos e professores receberam camisetas alusivas ao concurso, participaram de sorteio de livros distribuídos pela equipe de reportagem do Cruzeirinho, receberam lanche e ganharam kits de doces e joguinhos. Divertiram-se com as palhaçadas da dupla Teleco e Teco, que nasceu em 2002 e já lançou um DVD com brincadeiras e temas que falam sobre educação e preservação da natureza. Os palhaços, que já participaram de vários programas de televisão e de campanhas sociais, distribuíram bonequinhos e jogos educativos que levam os seu nomes e lembraram que brevemente farão um show na região. A professora do curso de pedagogia da Ufscar, Fabiana Colombo, tratou de maneira irreverente os temas diferenças e aceitação ao contar a história das zebras que não tinham listras, prendendo a atenção de crianças e adultos que ficaram ansiosos para saber o desfecho da narração.

Diretoras e professoras das classes vencedoras receberam os prêmios das mãos do presidente da FUA, Laelso Rodrigues, do presidente da Loja Maçônica Perseverança III, José Antônio Setti, e dos diretores Rubens Cury Basso, Luiz Antônio Zamuner e Francisco Pinto. Foram entregues um kit com binóculo e lupa às escolas premiadas e professores das classes vencedoras ganharam um notebook. Como prêmio coletivo cada classe ganhou um passeio, com data ainda a ser definida por cada escola. Alunos vencedores do 1º e 2º anos vão para a Fazenda Capuavinha, de 3º e 4º anos irão para o Zoológico de São Paulo e 4ª série/5º ano vão conhecer o Parque Estadual Carlos Botelho, em São Miguel Arcanjo.

Para Ariane de Oliveira, de 11 anos, aluna da EM Luiz Almeida Marins, todas as etapas do concurso representaram oportunidades. "Aprendemos muito com o trabalho que fizemos e estamos felizes com o prêmio e com o dia de hoje", disse. A amiga e colega de classe, Emily Maiara Camilo Garcia, 10, aproveitou para comentar a importância de fazer parte de um trabalho coletivo. "Desenhamos o rosto de cada um de nós porque todos devem colaborar com o meio ambiente. Essa é uma grande lição".

O concurso

Durante o evento, Laelso Rodrigues falou sobre o suplemento Cruzeirinho, que chega aos alunos das escolas municipais de Sorocaba e Votorantim por meio do projeto Ler é Prazer. "O Cruzeirinho é feito para vocês, pensando em vocês", disse às crianças. "É por isso que não há nem publicidade nesse caderno". Laelso também destacou o ensino moderno e de qualidade aplicado nas escolas dessas cidades e disse estar orgulhoso e feliz em poder entregar prêmios por projetos que ressaltam o cuidado com o meio ambiente. Elizete Faloci Scarpanti de Jesus, secretária de Educação de Votorantim, agradeceu a oportunidade oferecida pela FUA. "Temos a oportunidade de ver grandes projetos pelo segundo ano consecutivo. Os trabalhos são de extrema qualidade e hoje (ontem) só pode ser um dia de diversão", afirmou. A secretária de Meio Ambiente de Sorocaba, Jussara de Lima Carvalho, perguntou aos presentes "qual a importância da água?". Ao ouvir a explicação das crianças - que sem água não se vive e não energia elétrica - comentou que as respostas e os trabalhos coloridos dos alunos demonstram que eles aprenderam a lição sobre preservar o meio ambiente, o que para a secretária de Educação de Sorocaba, Teresinha Del Cistia, confirma uma tese. "O concurso ambiental vem reforçar o programa de educação ambiental de nossas escolas. A premiação é a coroação de todo um processo de produção de classe. Agradeço e parabenizo a FUA por esse trabalho".

A redação do jornal Cruzeiro do Sul recebeu 150 painéis em manilha que destacava ações educativas selecionadas e propostas por cada classe. O júri, formado por quatro educadores, analisaram o cumprimento do regulamento, como estar proibido a reprodução de textos e imagens, adequação ao tema proposto, originalidade, criatividade e desenvolvimento e optaram por valorizar painéis que demonstrassem coletividade, com desenhos, recortes, colagens e outras formas de linguagem dos alunos. O concurso ambiental foi dividido em três categorias: Seres Vivos, para 1º e 2º anos, Recursos Hídricos, para 3º e 4º anos, e Consumo Consciente, para 4ª série/5º ano.

Confira os vencedores

VOTORANTIM

Melhor da categoria Seres Vivos

Emef Antonio Vicente Bernardi

Jd. Archilla

1º ano A - Profa. Diva Hanami Tustsui

Melhor da categoria Recursos Hídricos

Emef Prof. Antonio Vicente Bernardi

Jd. Archilla

4º ano B - Profa. Priscila Soares

Melhor da categoria Consumo Consciente

Emef Gilberto Santos

Parque Jataí

5º ano A - Profa. Vânia Pinho

SOROCABA

Melhor da Categoria Seres Vivos

EM Profa. Darlene Devasto

Jd. Atílio Silvano

2º ano B - Profa. Giovana Camila Garcia Correa

Melhor da categoria Recursos Hídricos

EM Profa. Darlene Devasto

Jd. Atílio Silvano

4º ano F - Profa. Zenilda Oliveira de Souza

Melhor da categoria Consumo Consciente

EM Luiz Almeida Marins

Bairro Júlio de Mesquita

4ª Série E - Prof. Adriano dos Santos Ribeiro


Fonte: http://portal.cruzeirodosul.inf.br/acessarmateria.jsf?id=305242


Comente

Cadastre Sua Empresa Gratuitamente no Guia Comercial
Divulgue Seu Evento


Notícias


Eventos

Dia: 26/11/2020

Nenhum evento cadastrado neste dia.


Dia: 27/11/2020

Nenhum evento cadastrado neste dia.


Dia: 28/11/2020

Nenhum evento cadastrado neste dia.


Dia: 29/11/2020

Nenhum evento cadastrado neste dia.


Dia: 30/11/2020

Nenhum evento cadastrado neste dia.


Dia: 01/12/2020

Nenhum evento cadastrado neste dia.


Dia: 02/12/2020

Nenhum evento cadastrado neste dia.


Ouça ao vivo!

Ouça Ipanema FM Ouça 89 a Rádio Rock
Ouça Antena 1 Ouça Rádio Fox Rock