Guia Portal Sorocaba.com

Solicite seu orçamento para as empresas e profissionais cadastrados no Portal Sorocaba.com

Cadastre aqui sua empresa ou negócio!


Sorocaba, 29 de Novembro de 2020

NOTÍCIAS



Sorocaba - Aluno supera a pobreza e conquista prêmio nacional

Notícia publicada em 15/09/2010



Wellington Silva, 22 anos, é um rapaz de família humilde. O pai é pedreiro e a mãe trabalha como auxiliar de cozinha. Em busca de uma vida melhor, eles deixaram Tapiraí - cidade onde Wellington concluiu os ensinos fundamental e médio - e vieram a Sorocaba, onde ele fez também o curso de técnico em mecatrônica.

No entanto, nem tudo saiu como a família planejou. Sem trabalho, o rapaz voltou a se dedicar aos estudos e passou no vestibular para curso de ciência da computação da UFSCar (Universidade Federal de São Carlos), em 2007.

Neste mês, Wellington foi premiado pelo empenho no curso. Ele conquistou o primeiro lugar no 23º Sigrapi (Simpósio Brasileiro de Computação Gráfica e Processamento de Imagens), ganhando o prêmio de melhor trabalho de iniciação científica.

Wellington lembra que só conseguiu entrar na faculdade graças ao Programa de Ações Afirmativas, desenvolvido pela UFSCar.

A iniciativa tem como objetivo disponibilizar uma reserva gradual de vagas no vestibular a candidatos egressos do ensino público. Foi assim que o jovem de Tapiraí começou a vencer a pobreza pela dedicação aos estudos e já vislumbra um futuro melhor para a família e ele.

Segundo a coordenadora do curso de ciência da computação da UFSCar, Luciana Aparecida Martinez Zaina, a conquista de Wellington dá mostras de que o curso já é emergente e deve atrair mais interessados.

?Não imaginava ser o melhor?
Ganhar o prêmio foi uma surpresa, revela Wellington. "Fui ao simpósio, apresentei o trabalho e vim embora", conta. "Não imaginava que pudesse ser o melhor. Fiquei muito feliz ao saber do resultado e agora pretendo colocá-lo em prática até o fim deste ano", acrescenta.

O trabalho do jovem de Tapiraí teve a orientação do professor José Fernando Rodrigues Júnior. O estudo se relaciona com a busca por métodos mais eficientes de recuperação de imagens com base em seu conteúdo e foi intitulado de "H-Metric: uma métrica para a caracterização de conjuntos de imagens via homogeneização baseada em consultas KNN".

Welllington concorreu contra outros 23 trabalhos de todo o Brasil, inclusive com alunos de mestrado.

O simpósio foi realizado entre os dias 30 de agosto e 3 de setembro, em Gramado, Rio Grande do Sul.


Fonte: http://redebomdia.com.br/Noticias/Dia-a-dia/30813/Aluno+supera+a+pobreza+e+conquista+premio+nacional


Comente

Cadastre Sua Empresa Gratuitamente no Guia Comercial
Divulgue Seu Evento


Notícias


Eventos

Dia: 29/11/2020

Nenhum evento cadastrado neste dia.


Dia: 30/11/2020

Nenhum evento cadastrado neste dia.


Dia: 01/12/2020

Nenhum evento cadastrado neste dia.


Dia: 02/12/2020

Nenhum evento cadastrado neste dia.


Dia: 03/12/2020

Nenhum evento cadastrado neste dia.


Dia: 04/12/2020

Nenhum evento cadastrado neste dia.


Dia: 05/12/2020

Nenhum evento cadastrado neste dia.


Ouça ao vivo!

Ouça Ipanema FM Ouça 89 a Rádio Rock
Ouça Antena 1 Ouça Rádio Fox Rock