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Sorocaba, 18 de Outubro de 2021

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Sorocaba - ALL promete ações para manutenção das linhas

Notícia publicada em 20/04/2012



Notícia publicada na edição de 20/04/2012 do Jornal Cruzeiro do Sul, na página 8 do caderno A

Leandro Nogueira
leandro.nogueira@jcruzeiro.com.br

O diretor-presidente da América Latina Logística (ALL) Malha Paulista, Pedro Roberto Oliveira Almeida, prometeu que a partir de agora vai melhorar a comunicação com prefeitos, vereadores e deputados para ouvir as reivindicações da população. A promessa foi feita na manhã de ontem, na Assembleia Legislativa, após vários deputados estaduais criticarem a postura da empresa em relação à falta de acesso dos representantes da população para tratar de problemas como a falta de sinalização e a limpeza, que geram insegurança. Entre os deputados, estavam os de Sorocaba, como o Carlos César (PSB), Hamilton Pereira (PT) e Maria Lúcia Amary (PSDB). O presidente anunciou que a partir de agora a empresa vai atender todos os representantes da população.
Algumas das principais queixas da população sorocabana são relativas ao mato alto que gera insegurança e às passagens de nível dentro da cidade, pelas quais os veículos cruzam as linhas de trem sem que haja sinalizações como cancelas e semáforos. Questionado se a empresa está agora disposta a fazer investimentos nos cruzamentos de nível, o presidente da ALL Malha Paulista respondeu que para ele é um fato novo saber que em Sorocaba estes ainda não existem. "Eu vou assumir o compromisso, vamos pedir para fazer um estudo de Sorocaba e sentar com a Prefeitura para juntos buscar uma solução. Sair do campo das palavras e ir para o campo da ação", declarou. Segundo ele, em várias cidades essa sinalização foi feita junto com as Prefeituras. "Quem teria a obrigação de fazer esse investimento são as Prefeituras, mas a gente não pode se furtar de fazer uma discussão ampla em relação a isso e evoluir porque a ALL tem interesse em melhorar a cada dia mais a segurança da comunidade e da própria ferrovia", acrescentou.

Quanto à capinação das linhas férreas que dão margem para ações violentas, inclusive estupros, o presidente da ALL Malha Paulista declarou que imediatamente passaria para as equipes técnicas da empresa. Disse que possui equipes contratadas para fazer o trabalho e reconheceu que precisa ser corrigido, principalmente no Verão, quando o mato cresce mais rápido. "Tem de tudo um pouco e eu lhe garanto que às vezes falhas também. Pode ter falha sim, às vezes recebo fotos que os prefeitos enviam", reconheceu. Quanto às queixas em relação à poluição visual que as linhas provocam em alguns trechos, ele declarou que para melhorar a imagem do local é preciso melhorar a capinagem. Ele é contrário à instalação de cercas que tirem a visão. "As pessoas têm liberdade maior de locomoção ao atravessar a linha e quando você faz um cerceamento disso acaba criando um problema", declarou. Segundo ele, foi feito um trecho pequeno na região de São Carlos, próximo a um pátio e a cerca acabou sendo toda cortada.

Pedro Almeida disse que a concessão da ALL é exclusivamente para o transporte de cargas e por isso não há como tratar sobre o trem de passageiros. Sobre o compartilhamento da linha que detém com os trens de passageiros, o presidente da ALL Malha Paulista declarou que a empresa tem a obrigação legal e prevista em contrato de fazer o compartilhamento, mas enfatizou que isso está condicionado a investimentos, principalmente em relação à segurança, porque a responsabilidade é muito maior. Disse que não é contra o trem de passageiros e não se opõe a ele. Questionado o motivo pelo qual só após seis anos de concessão a ALL vai ampliar o contato com os municípios, Almeida afirmou que já mantinha contatos, mas devido às criticas que recebeu na Assembleia Legislativa, parece estar falho e terá que melhorar. "Não podemos nos omitir, a gente veio, ouviu críticas construtivas e agora tem que dar as respostas, seja sim ou não", declarou.

Críticas marcam visita à Alesp
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Os deputados não pouparam críticas à ALL na manhã de ontem. O presidente da ALL Malha Paulista, Pedro Roberto Oliveira Almeida, participou da audiência na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (Alesp) atendendo ao convite da Frente Parlamentar em Defesa da Malha Ferroviária Paulista. Além de deputados também participaram prefeitos e vereadores de várias cidades e representantes de entidades de classe. O deputado coordenador da Frente Parlamentar em Defesa da Malha Ferroviária Paulista, Mauro Bragato (PSDB) considerou um "desastre" o relacionamento da ALL (América Latina Logística) com prefeitos e com a população do Estado.

Desde 2006, quando assumiu a concessão de ferrovias no País, esta foi a primeira vez que a empresa se fez presente na Assembleia Legislativa de São Paulo, que em 2008 chegou a convocar a ALL para que prestasse esclarecimentos na Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) do desmonte da ferrovia paulista. O deputado estadual Hamilton Pereira (PT), reclamou da situação de abandono da linha Sorocaba-Votorantim. "Não somos aquilo que pensamos, mas sim da maneira como as pessoas nos vêem", assumiu o diretor presidente da Companhia. "E se é dessa maneira que estamos sendo vistos é porque os problemas existem e precisam ser resolvidos", completou.

A deputada Maria Lúcia Amary (PSDB) enfatizou a falta de um eficiente canal de comunicação. "Não conseguimos fazer contato, parece uma empresa inexistente enquanto nas cidades ocorrem os assaltos e os estupros pela falta de manutenção nas linhas", criticou a deputada, enfatizando a importância da empresa manter contato com as Prefeituras, estabelecendo uma parceria para melhorar a situação das linhas. O deputado Carlos Cezar (PSB) perguntou sobre a possibilidade da construção de um anel ferroviário para Sorocaba. O presidente da ALL disse que não há nenhuma informação sobre esta iniciativa, mas se dispôs a auxiliar tecnicamente a Prefeitura de Sorocaba e o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), responsáveis pelo possível projeto. Carlos Cezar agora pretende reunir-se com representantes do DNIT e da Prefeitura para que seja analisada a situação.


Fonte: http://www.cruzeirodosul.inf.br/acessarmateria.jsf?id=381365


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