Guia Portal Sorocaba.com

Solicite seu orçamento para as empresas e profissionais cadastrados no Portal Sorocaba.com

Cadastre aqui sua empresa ou negócio!


Sorocaba, 09 de Dezembro de 2019

NOTÍCIAS



Sorocaba - Agentes mirins reforçam combate à dengue

Notícia publicada em 25/03/2010



O combate à dengue ganhou importante reforço ontem. Pelo menos 30 crianças - entre 9 e 10 anos - foram às ruas do Centro orientar moradores e procurar criadouros do mosquito Aedes aegypt. As visitas aos moradores faz parte do programa escolar iniciado há mais de um mês pela escola municipal ?Getúlio Vargas. Além de orientar os vizinhos da escola e procurar pelos possíveis criadouros, a iniciativa buscou provocar, nos alunos, o senso de conscientização e vigilância quanto a doença. Cerca de 20 residências foram visitadas.

De acordo com a professora Regina Célia Lobo, coordenadora do projeto, todas as crianças fazem parte da 3ª série B do ensino fundamental. Ela explicou que as visitas de ontem foram resultados de um trabalho escolar que envolveu pesquisas, palestras e debates sobre a dengue.

Usamos esse assunto para tudo. Os números de casos foram usados nas aulas de matemática, os locais de diagnósticos foram usados nas aulas de geografia. Isso tudo sem contar que, ao organizar essas visitas - que contou com o apoio da direção da escola, do setor de Zoonoses e a própria mídia -, colocamos em prática o planejamento e fomentamos o trabalho em equipe, disse ela.

A atividade, realizada nas ruas Rio de Janeiro e Bahia, contou com alunos identificados com camisetas com as inscrições Sai prá lá, dengue! e Fiscal Mirim da Dengue. Quem gostou da experiência foi o aluno André, de 10 anos, que muito informado coordenou o pequeno grupo de cinco colegas e os ajudou a orientar os moradores.

Já na primeira casa, explicou ele, um vaso de planta com água foi encontrado. Estou gostando muito dessa atividade. E já falei para o morador que tem que furar o prato do vaso, detalhou ele. A colega Elisa endossou, disse que estava ansiosa para fazer mais visitas. Estou gostando muito e até treinei em casa. Olhei por tudo, falou.

Segundo a professora, a atividade multidisciplinar também contribuiu para conscientizar a população de que as crianças podem ser uma ferramenta multiplicadora de informações no combate à dengue. A criança pode participar de ações transformadoras na sociedade e vem ao encontro do conceito Cidade Saudável e Cidade Educadora. E ninguém diz não à uma criança, falou ela se referindo à resistência de moradores ao abrir a porta para os agentes da zoonoses.


Fonte: http://www.cruzeirodosul.inf.br/materia.phl?editoria=38&id=276650


Comente

Cadastre Sua Empresa Gratuitamente no Guia Comercial
Divulgue Seu Evento


Notícias


Eventos

Dia: 09/12/2019

Nenhum evento cadastrado neste dia.


Dia: 10/12/2019

Nenhum evento cadastrado neste dia.


Dia: 11/12/2019

Nenhum evento cadastrado neste dia.


Dia: 12/12/2019

Nenhum evento cadastrado neste dia.


Dia: 13/12/2019

Nenhum evento cadastrado neste dia.


Dia: 14/12/2019

Nenhum evento cadastrado neste dia.


Dia: 15/12/2019

Nenhum evento cadastrado neste dia.


Ouça ao vivo!

Ouça Ipanema FM Ouça 89 a Rádio Rock
Ouça Antena 1 Ouça Rádio Fox Rock