Guia Portal Sorocaba.com

Solicite seu orçamento para as empresas e profissionais cadastrados no Portal Sorocaba.com

Cadastre aqui sua empresa ou negócio!


Sorocaba, 15 de Julho de 2019

NOTÍCIAS



Sorocaba - Abertas as inscrições para o Festival de Pesca Esportiva

Notícia publicada em 25/07/2011



Estão abertas as inscrições para o 1ª Festival de Pesca Esportiva do Rio Sorocaba. Ela será promovida na data do aniversário do município, em 15 de agosto, no trecho do rio compreendido entre a ponte do Pinga Pinga e o Parque das Águas. O método a ser empregado será o "pesque e solte". O evento é organizado pelo Grupo Consciência Ambiental de Sorocaba e tem o objetivo de conscientizar sobre a preservação ambiental e, ao mesmo tempo, desenvolver a prática da pesca esportiva e despertar para novas oportunidades de lazer da população às margens do Rio Sorocaba.

Haverá premiação em três categorias. Na categoria maior peixe o vencedor ganhará troféu, vara de pescar com molinete e quatro iscas artificiais. Na categoria quantidade por espécie serão troféu, vara de pescar e duas iscas artificiais. E na maior variedade, troféu e duas iscas artificiais. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas pelo e-mail jorge.alvarenga@uol.com.br até o dia 10 de agosto, ou pessoalmente, na data do Festival. A expectativa é que cerca de cem pescadores participem do festival, mas não existe limite.

Como o evento tem o caráter ambiental os anzóis não poderão ter farpas ou elas deverão estar amassadas para evitar que os peixes fiquem com a boca ferida. Ainda será obrigatório o uso de "samburá", equipamento parecido com rede de caçar borboletas, utilizado para que o peixe seja retirado da água sem machucá-lo. O coordenador do Grupo Consciência Ambiental e idealizador do evento, Jorge Alvarenga, diz que estimula a pesca esportiva no rio Sorocaba porque além de não prejudicar os peixes, os praticantes passam a atuar como fiscais do rio Sorocaba, denunciando eventuais lançamentos de sujeira que possam ocorrer nas águas.

Como exemplo da maneira que a pesca ajudar a preservar, Jorge Alvarenga cita o caso de um conhecido que ligou dizendo que estava vendo uma pessoa pescando no Parque Kasatu Maru, no Campolim, e perguntava se era permitida. Diante da resposta negativa ele foi avisar o pescador que estava no local. "Fico contente quando vejo pessoas e famílias praticando a pesca em um rio urbano como é o nosso. Essas pessoas acabam sendo fiscais meio ambiente no que diz respeito à sujeira", declara.

O organizador cita que além dos peixes nativos, o rio Sorocaba tem muitos peixes exóticos, como a Tilápia e Carpa, o que acaba sendo um lado positivo para fomentar o turismo.

O 1º Festival de Pesca Esportiva do Rio Sorocaba conta com o apoio da 3ª Companhia da Polícia Ambiental, Grupo Escoteiro Baltazar Fernandes, Conseg-Sul, Serviço Autônomo de Água e Esgoto e Secretaria Municipal de Meio Ambiente. "O Festival é uma forma de divulgarmos o potencial turístico de Sorocaba", defende Alvarenga. Outras informações e o regulamento completo do 1º Festival de Pesca Esportiva do Rio Sorocaba podem ser conhecidas pela internet, no endereço www.jorgealvarengapv.blogspot.com.


Fonte: http://portal.cruzeirodosul.inf.br/acessarmateria.jsf?id=317068


Comente

Cadastre Sua Empresa Gratuitamente no Guia Comercial
Divulgue Seu Evento


Notícias


Eventos

Dia: 15/07/2019

Nenhum evento cadastrado neste dia.


Dia: 16/07/2019

Nenhum evento cadastrado neste dia.


Dia: 17/07/2019

Nenhum evento cadastrado neste dia.


Dia: 18/07/2019

Nenhum evento cadastrado neste dia.


Dia: 19/07/2019

Nenhum evento cadastrado neste dia.


Dia: 20/07/2019

Nenhum evento cadastrado neste dia.


Dia: 21/07/2019

Nenhum evento cadastrado neste dia.


Ouça ao vivo!

Ouça Ipanema FM Ouça 89 a Rádio Rock
Ouça Antena 1 Ouça Rádio Fox Rock