Guia Portal Sorocaba.com

Solicite seu orçamento para as empresas e profissionais cadastrados no Portal Sorocaba.com

Cadastre aqui sua empresa ou negócio!


Sorocaba, 26 de Novembro de 2020

NOTÍCIAS



Sorocaba - A Casa em que ninguém quer morar

Notícia publicada em 25/11/2010



Com investimento de R$ 2 milhões, o Governo de São Paulo inaugurou nesta quarta-feira (24) mais uma unidade da Fundação Casa, a 51ª do Estado. A nova ?casa? abre mais 24 vagas para menores infratores apreendidos pela Justiça.

No prédio vai funcionar a unidade de atendimento inicial (UIA) e de internação provisória (UIP) que se somam às outras 24 vagas oferecidas pelas outras duas unidades da Fundação, também no bairro de Aparecidinha.

"Ao invés de ficar em uma cela de delegacia, eles vêm para cá", afirma o vice-presidente da Fundação Casa, Cláudio Piteri, a respeito do atendimento inicial.

A medida faz parte das ações sócio-educativas aplicadas no atendimento ao menor, com gestão multidisciplinar e descentralizada.

A unidade atende cerca de 35 cidades da região, com foco principal em Sorocaba. Antes da implantação da Fundação Casa na cidade, os menores infratores eram levados para São Paulo, longe de suas famílias. "O Eca (Estatuto da Criança e do Adolescente) preconiza que esse atendimento seja feito próximo a sua casa, o que facilita o processo de reinserção social", explica Cláudio Piteri.

A unidade tem a gestão compartilhada com a Pastoral do Menor. O presidente da entidade, José Roberto Rosa, lembra a luta para implantação da primeira unidade, em 1999, quando ela ainda se chamava Febem (Fundação Estadual do Bem-Estar do Menor) e tinha um alto índice de rejeição.

A importância do atendimento digno ao menor com a descentralização da gestão, possibilitou a parceria com a Pastoral. "Mas não basta cuidar bem dos adolescentes. Nosso desafio é reduzir o número de apreensões em Sorocaba", destaca.

Além de elogiar o trabalho da Fundação, o prefeito Vitor Lippi alertou para o enfrentamento da criminalidade. "Apenas 1% da população de Sorocaba está ligada à violência. Será que 99% da população mais o poder público não conseguem fazer a inclusão deste 1%? Mas precisamos transformar essa situação", convoca.

Atendimento inicial
Depois que o adolescente sai da delegacia, começa o atendimento inicial. Ele fica no local por até 48 horas, para ser ouvido pela Justiça. A partir daí, ele pode ser direcionado para uma unidade de internação provisória. Na UIA, o menor é atendido por equipe multidisciplinar, formada por assistente social e educadores.

Internação
A internação pode durar até 45 dias, enquanto aguarda a decisão da Justiça sobre a medida socioeducativa a que será submetido. O período máximo é de 3 anos.

30
adolescente por mês, em média, são apreendidos em Sorocaba, segundo a Polícia Civil


Fonte: http://redebomdia.com.br/Noticias/Dia-a-dia/37929/A+Casa+em+que+ninguem+quer+morar


Comente

Cadastre Sua Empresa Gratuitamente no Guia Comercial
Divulgue Seu Evento


Notícias


Eventos

Dia: 26/11/2020

Nenhum evento cadastrado neste dia.


Dia: 27/11/2020

Nenhum evento cadastrado neste dia.


Dia: 28/11/2020

Nenhum evento cadastrado neste dia.


Dia: 29/11/2020

Nenhum evento cadastrado neste dia.


Dia: 30/11/2020

Nenhum evento cadastrado neste dia.


Dia: 01/12/2020

Nenhum evento cadastrado neste dia.


Dia: 02/12/2020

Nenhum evento cadastrado neste dia.


Ouça ao vivo!

Ouça Ipanema FM Ouça 89 a Rádio Rock
Ouça Antena 1 Ouça Rádio Fox Rock