Guia Portal Sorocaba.com

Solicite seu orçamento para as empresas e profissionais cadastrados no Portal Sorocaba.com

Cadastre aqui sua empresa ou negócio!


Sorocaba, 25 de Outubro de 2021

NOTÍCIAS


Sorocaba - 60% dos lares têm computador; 50,8% acessam à internet

Notícia publicada em 02/05/2012



Notícia publicada na edição de 02/05/2012 do Jornal Cruzeiro do Sul, na página 5 do caderno A

Marcelo Andrade
marcelo.andrade@jcruzeiro.com.br

Cerca de 60% das residências de Sorocaba possuem computadores e, dessas, 50,8% possuem acesso à internet. Isso significa que dos 178.733 domicílios sorocabanos, 107.035 têm esse tipo de equipamento de tecnologia e outros 90.819 estão conectados à rede. Os dados fazem parte do Censo 2010, elaborado e divulgado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Sorocaba está acima da média nacional, 38,3%, dos quais 30,7% estão conectados à internet. Porém, se comparado com cidades de mesmo porte, o percentual de lares com computadores é menor do que de algumas cidades como Santos (67,7%) e São José dos Campos (63%). Está, proporcionalmente, à frente de São José do Rio Preto, com 55% dos lares possui ao menos um computador.

O computador já aparece como essencial nos domicílios da cidade, ficando atrás apenas de itens como geladeira, que está presente em 99% das casas, televisão (97,4%), rádio (85,3%) e máquina de lavar (74,8%). A penetração do computador nos lares supera a das motocicletas e chega perto das dos automóveis. Enquanto apenas 32.295 casas têm motos para uso particular (18%), 115.664 lares têm algum tipo de automóvel, ou seja, 62%.

O sonho de Ana Alice Silva Mariano, de 9 anos, de ganhar um computador foi realizado há dois meses, no dia de seu aniversário, graças ao avô. A mãe de Ana, a operadora de máquinas, Eliana Mariano, 43, acredita que o computador e a internet em casa dão às crianças "um acesso ao mundo". "Ela queria já há muito tempo. Agora, para ela vai ser muito importante, pois estamos diante de uma nova geração que necessita dessa tecnologia", disse. Ela também aproveita para acessar suas contas bancárias, realizar transações financeiras e compras online. "Também passei a pesquisar apostilas para estudar e me aperfeiçoar em minha profissão", comenta Eliana.

Ascensão de classes e ganho intelectual

Para o coordenador do Curso de Tecnologia da Informação (TI) da Escola Superior de Administração, Marketing e Comunicação (Esamc), Valdinei Castelan, a quantidade de computadores e com acesso à internet mostra quanto o mercado brasileiro cresceu nos últimos anos, muito em função da ascensão e o acesso ao crédito das classes C, D e E. "Há pelo menos três governos, houve no país um processo de abertura desse nicho de mercado, fator que acabou por baratear. Agora, num mundo globalizado de acesso quase instantâneo, sem dúvida não dá para imaginar mais nenhuma família que não tenha interesse em adquirir esse equipamento tecnológico", ressaltou.

Segundo ele, a possibilidade de ter acesso de casa à internet, "é uma oportunidade de ganho intelectual. As pessoas passam a ter acesso a outras mídias. É um canal aberto positivo." Mas o coordenador levanta também o lado negativo dessa proliferação. "Nas redes sociais, por exemplo, muitos jovens perdem tempo com assuntos desnecessários, quando poderiam aprender com as possibilidades que a web oferece", esclarece. O economista Geraldo Almeida também compartilha da mesma opinião de Castelan. Segundo ele, esse crescimento do número de residências com computadores e ainda com acesso à internet é resultado da evolução financeira das classes C, D e E.


Fonte: http://www.cruzeirodosul.inf.br/acessarmateria.jsf?id=384035


Comente

Cadastre Sua Empresa Gratuitamente no Guia Comercial
Divulgue Seu Evento


Notícias


Eventos

Dia: 25/10/2021

Nenhum evento cadastrado neste dia.


Dia: 26/10/2021

Nenhum evento cadastrado neste dia.


Dia: 27/10/2021

Nenhum evento cadastrado neste dia.


Dia: 28/10/2021

Nenhum evento cadastrado neste dia.


Dia: 29/10/2021

Nenhum evento cadastrado neste dia.


Dia: 30/10/2021

Nenhum evento cadastrado neste dia.


Dia: 31/10/2021

Nenhum evento cadastrado neste dia.


Ouça ao vivo!

Ouça Ipanema FM Ouça 89 a Rádio Rock
Ouça Antena 1 Ouça Rádio Fox Rock