Guia Portal Sorocaba.com

Solicite seu orçamento para as empresas e profissionais cadastrados no Portal Sorocaba.com

Cadastre aqui sua empresa ou negócio!


Sorocaba, 29 de Novembro de 2020

NOTÍCIAS



Sorocaba - 53% da cidade já foi recenseada pelo IBGE

Notícia publicada em 02/09/2010



Os recenseadores do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) já realizaram mais da metade do trabalho do Censo 2010 em Sorocaba. Ao todo, 53% da população sorocabana - estimada, em mais de 584 mil pessoas - foi recenseada. O balanço parcial mostra que, em dez anos, o número de pessoas por domicílio diminuiu. De acordo com o coordenador de área, Luiz Foglia, o número recuou de 3,65 para uma média de 3,31 moradores por casa, até o momento.

"A família brasileira está diminuindo gradativamente. É um reflexo do planejamento familiar, tendência que se manifesta desde 1980 e que é natural numa cidade com o perfil e com o porte de Sorocaba", afirmou. A previsão é de concluir a pesquisa em todos os domicílios existentes na cidade até 31 de outubro. Até agora, do total de 658 setores censitários de Sorocaba, 450 foram concluídos e 90 ainda serão iniciados.

Em todo o Brasil, 53% dos domicílios - 30,5 milhões de residências - já responderam ao questionário. Mais de 102 milhões de brasileiros foram identificados pelo Censo, 54% da população que o IBGE estima haver no país. Só no Estado de São Paulo, ao todo, foram recenseadas mais de 19 milhões de pessoas, o que representa 48% do total estimado. Foglia afirmou que o uso de tecnologia na coleta de dados ajudou a acelerar a apuração. Mesmo com as dificuldades iniciais causadas pela falta de colete e a queda do número de recenseadores - dos últimos 499, apenas 470 continuam o trabalho - a porcentagem do balanço parcial foi expressiva. "Conseguimos um bom resultado porque não dependemos mais do papel", disse Foglia.

O coordenador explicou também que o maior problema encontrado pelos recenseadores acontece quando os moradores não estão em casa no horário comercial. "Nesses casos, o recenseador precisa voltar e fazer a visita em outro horário", destacou Foglia. Outra dificuldade encontrada pelo Censo é em relação às informações solicitadas aos moradores. Ele explicou que muitos não estão preparados para fornecer as respostas de imediato, principalmente as que dizem respeito ao rendimento familiar e à datas de nascimento dos membros da família. "É interessante que a família se organize e passe os dados para quem for ficar em casa", disse.

Em outros casos, os moradores respondem o questionamento com hesitação ou desconfiança. Para evitar esse tipo de situação, em caso de dúvida, basta pedir o nome completo e número da matrícula do recenseador e consultar, junto ao IBGE, se este faz parte da equipe, o que pode ser feito pelo telefone 0800-7218181 (ligação gratuita) ou por meio do site www.censo2010.ibge.gov.br. Além disso, os recenseadores podem ser identificados pelo uniforme - colete e boné azuis e crachá, além de um coletor eletrônico de dados (PDA), que é um computador de mão.

Mas, no geral, Foglia afirmou que a aceitação da população ao trabalho do Censo na cidade tem sido boa. O trabalho de coleta de dados em todos os municípios termina em 31 de outubro, e a população de cada um dos 5.565 municípios brasileiros será divulgada oficialmente em 27 de novembro. (Por Samira Galli)


Fonte: http://www.cruzeirodosul.inf.br/materia.phl?editoria=39&id=338985


Comente

Cadastre Sua Empresa Gratuitamente no Guia Comercial
Divulgue Seu Evento


Notícias


Eventos

Dia: 29/11/2020

Nenhum evento cadastrado neste dia.


Dia: 30/11/2020

Nenhum evento cadastrado neste dia.


Dia: 01/12/2020

Nenhum evento cadastrado neste dia.


Dia: 02/12/2020

Nenhum evento cadastrado neste dia.


Dia: 03/12/2020

Nenhum evento cadastrado neste dia.


Dia: 04/12/2020

Nenhum evento cadastrado neste dia.


Dia: 05/12/2020

Nenhum evento cadastrado neste dia.


Ouça ao vivo!

Ouça Ipanema FM Ouça 89 a Rádio Rock
Ouça Antena 1 Ouça Rádio Fox Rock