Guia Portal Sorocaba.com

Solicite seu orçamento para as empresas e profissionais cadastrados no Portal Sorocaba.com

Cadastre aqui sua empresa ou negócio!


Sorocaba, 03 de Julho de 2020

NOTÍCIAS



Sorocaba - 50% das ligações recebidas são trotes

Notícia publicada em 11/04/2011



O Centro de Operações da Policia Militar (Copom) e o Corpo de Bombeiros de Sorocaba recebem diariamente a média de 3.100 ligações pelos telefones de emergência 190 e 193, respectivamente, e 50,3% desses contatos - o que corresponde a 1.560 atendimentos - são considerados de uso inadequado, o que engloba os trotes e os pedidos de informações não condizentes às corporações. Os números da PM são os mais expressivos. O Copom registra cerca de 2.500 ligações por dia e 60% desses contatos (cerca de 1,5 mil) são trotes ou solicitações não compatíveis ao serviço de emergência.

A capitã Eunice Rosa Godinho, chefe do Copom, classifica os períodos de entrada e saída dos estudantes nas escolas como os mais críticos em relação aos trotes. O Copom de Sorocaba atende mais 9 municípios, entre eles Votorantim, Araçoiaba da Serra, Iperó, Alumínio, Itu, Mairinque, São Roque, Araçariguama e Salto. Juntas, as 10 cidades reúnem uma população estimada em 1,1 milhão de pessoas.

Eunice aponta algumas consequências negativas provocadas pelos trotes telefônicos. Um deles é o deslocamento indevido das viaturas ao ponto mencionado pelo denunciante. A falsa comunicação de crime ao provocar a ação de autoridade é passível de uma pena de um a seis meses de detenção, de acordo com o artigo 340 do Código Penal. Segundo Eunice, a dificuldade em localizar os autores dos telefonemas está na identificação.

Indivíduos identificados

A Polícia Militar de Sorocaba, no entanto, já teve sucesso ao identificar autores de trotes. Em 2006, uma pessoa foi detida em um telefone público ao fazer diversas ligações com o objetivo de enganar a corporação. O número foi identificado, o atendente o segurou na linha e uma viatura prendeu o indivíduo em flagrante. Em outro caso, ocorrido em fevereiro deste ano, um sorocabano foi levado à Delegacia ao falar que era do Primeiro Comando da Capital (PCC) e dizer ameaças aos policiais.

Já o Corpo de Bombeiros de Sorocaba, responsável somente pelo atendimento na cidade, recebe cerca de 600 telefonemas por dia pelo 193. Segundo o 1º tenente João Luiz Gomes Carneiro, chefe de Comunicação Social da entidade na cidade, aproximadamente 10% das ligações são trotes. "A maioria deles é feito por crianças, principalmente nos horários de entrada e saída dos alunos das escolas", afirma.

Segundo Carneiro, os Bombeiros fazem uma triagem das ligações e conseguem identificar quem busca enganar a corporação. "O problema é que esses trotes fazem com que os nossos telefones fiquem congestionados e isso prejudica quem realmente precisa de ajuda", relata o tenente.

Consciência

A criança praticante do trote telefônico, em boa parte dos casos, não tem consciência das consequências que envolvem o ato. O psicólogo e terapeuta de família Ronaldo Donatelli diz que cabe aos pais ou aos responsáveis orientar os menores sobre os significados de tentar enganar instituições como a Polícia Militar e o Corpo de Bombeiros. Para Donatelli, a criança encara o trote como mais uma brincadeira.

"Por isso é importante um esclarecimento dos familiares para mostrar ao menor o que pode acontecer com uma simples ligação enganosa", orienta. Por outro lado, os casos registrados com jovens e adultos precisam ser analisados de outra forma. "Pode ser uma brincadeira de mau gosto ou uma atitude perversiva", comenta Donatelli.


Fonte: http://portal.cruzeirodosul.inf.br/acessarmateria.jsf?id=286394


Comente

Cadastre Sua Empresa Gratuitamente no Guia Comercial
Divulgue Seu Evento


Notícias


Eventos

Dia: 03/07/2020

Nenhum evento cadastrado neste dia.


Dia: 04/07/2020

Nenhum evento cadastrado neste dia.


Dia: 05/07/2020

Nenhum evento cadastrado neste dia.


Dia: 06/07/2020

Nenhum evento cadastrado neste dia.


Dia: 07/07/2020

Nenhum evento cadastrado neste dia.


Dia: 08/07/2020

Nenhum evento cadastrado neste dia.


Dia: 09/07/2020

Nenhum evento cadastrado neste dia.


Ouça ao vivo!

Ouça Ipanema FM Ouça 89 a Rádio Rock
Ouça Antena 1 Ouça Rádio Fox Rock