Guia Portal Sorocaba.com

Solicite seu orçamento para as empresas e profissionais cadastrados no Portal Sorocaba.com

Cadastre aqui sua empresa ou negócio!


Sorocaba, 26 de Novembro de 2020

NOTÍCIAS



Sesc Sorocaba lança Catálogo Frestas - Trienal de Artes

Notícia publicada em 18/08/2016



Sesc Sorocaba lança Catálogo Frestas - Trienal de Artes

Com a presença de Danilo Santos de Miranda – Diretor Regional do SescSP evento celebra a primeira edição da Trienal

O Sesc Sorocaba recebe no dia 01 de setembro, quinta-feira, às 20h, o professor Danilo Santos de Miranda - Diretor Regional do Sesc São Paulo - para o lançamento do catálogo da primeira edição de Frestas – Trienal de Artes, realizada entre 2014 e 2015 em Sorocaba. No catálogo estão registradas todas as obras expostas, bem como informações dos artistas envolvidos e das atividades transdisciplinares ocorridas durante a Trienal. Também estarão presentes o artista plástico e curador da primeira Trienal Josué Mattos, Vitor César, artista visual responsável pelo projeto gráfico do catálogo e Daniela Labra, curadora da próxima edição da Trienal.

A primeira edição de Frestas – Trienal de Artes em 2014, colocou Sorocaba no grande circuito de arte contemporânea, ao incentivar de maneira interdisciplinar, o desenvolvimento das artes visuais e de artistas locais. Buscando manter a qualidade e inovar ainda mais sua programação, a equipe do Sesc Sorocaba dá início aos preparativos da 2ª com o Ateliê de Pesquisas para Artistas.

A gerente adjunta do Sesc Sorocaba, Melina Izar Marson acrescenta: "Mais do que uma exposição de arte contemporânea, a principal proposição do projeto Frestas - Trienal de Artes é o estímulo à permanência do pensar e do fazer em artes visuais na cidade. Partimos da perspectiva que a arte contemporânea não tem que ficar restrita às capitais, e que a produção contemporânea no interior carrega uma enorme potência. E é nas frestas, nas brechas, essa arte aparece com toda sua força."

A segunda edição de Frestas – Trienal de Artes está confirmada para o segundo semestre de 2017, com curadoria da doutora em História e Crítica da Arte, Daniela Labra.

Um Olhar Pelas Frestas

“A primeira edição do Frestas – Trienal de Artes nasceu de uma partitura plural, formada por núcleos expositivos, intervenções urbanas e ações diversificadas. Sua criação foi inspirada nas experiências marcantes do projeto Terra Rasgada, realizado na década de 1990, em colaboração com os artistas da cidade. Os dois projetos carregam no título o sentido do nome Sorocaba, que, traduzido do tupi-guarani, significa o “lugar da rasgadura”.

Com realização do Sesc e curadoria geral de Josué Mattos, o projeto transdisciplinar, com foco nas artes visuais, contou com a participação de artistas de diferentes gerações e nacionalidades. A curadoria se estruturou a partir da frase interrogativa: “O que seria de nós sem as coisas que não existem?”, inspirada no espetáculo teatral “O que seria de nós sem as coisas que não existem?” concebido e montado, em 2006, pelo Lume Teatro – Núcleo Interdisciplinar de Pesquisas Teatrais da Universidade Estadual de Campinas.
Com o intuito de criar ações colaborativas entre instituições públicas e independentes, instaladas em Sorocaba e região, bem como aliar processos educativos e de formação continuada, foram estabelecidas parcerias com a Prefeitura Municipal de Sorocaba, por meio da Secretaria da Cultura. Dessa forma, também abrigaram o projeto o Museu da Estrada de Ferro Sorocabana, o Barracão Cultural, o Palacete Scarpa e o Shopping Pátio Cianê.

Em 2015, a continuidade do projeto se deu com a exposição Poipodrome, apresentando obras de artistas da região que frequentaram, desde 2013, os encontros do Ateliê de Pesquisa em Poéticas Visuais, além de obras de artistas de diferentes partes do mundo, com coordenação do curador Josué Matos.
Nessa perspectiva, o Sesc, em consonância com seus desígnios, idealizou e abrigou tal proposta possibilitando o acesso aos bens culturais e estendeu as parcerias locais. Dessa forma, a instituição se fez presente nos processos de transformação da arte contemporânea, fomentou o compartilhamento de saberes e buscou ampliar as formas de compreensão do fazer artístico.
Assim, deixamos impressos um pouco da diversidade de ideias e concepções decantadas do projeto Frestas, traduzidos em olhares e sentidos sobre as inquietações do nosso tempo.”
 Danilo Santos de Miranda - Diretor Regional do Sesc São Paulo 


Fonte: Assessoria de Imprensa


Comente

Cadastre Sua Empresa Gratuitamente no Guia Comercial
Divulgue Seu Evento


Notícias


Eventos

Dia: 26/11/2020

Nenhum evento cadastrado neste dia.


Dia: 27/11/2020

Nenhum evento cadastrado neste dia.


Dia: 28/11/2020

Nenhum evento cadastrado neste dia.


Dia: 29/11/2020

Nenhum evento cadastrado neste dia.


Dia: 30/11/2020

Nenhum evento cadastrado neste dia.


Dia: 01/12/2020

Nenhum evento cadastrado neste dia.


Dia: 02/12/2020

Nenhum evento cadastrado neste dia.


Ouça ao vivo!

Ouça Ipanema FM Ouça 89 a Rádio Rock
Ouça Antena 1 Ouça Rádio Fox Rock