Guia Portal Sorocaba.com

Solicite seu orçamento para as empresas e profissionais cadastrados no Portal Sorocaba.com

Cadastre aqui sua empresa ou negócio!


Sorocaba, 25 de Outubro de 2021

NOTÍCIAS


Secult apresenta mais atrações para Virada Cultural 2015

Notícia publicada em 11/05/2015



Secult apresenta mais atrações para Virada Cultural 2015

Por sua capacidade de receber público acima de treze mil pessoas, o Parque Maestro Nilson Lombardi, no Jardim Ipiranga, ascende novamente neste ano à categoria de palco oficial da 9ª edição da Virada Cultural Paulista. Ali desfilarão grandes nomes do cenário musical nacional como o sambista Jorge Aragão e a roqueira Pitty.

Projeto desenvolvido pelo governo do Estado de São Paulo em parceria com as prefeituras do interior paulista, a Virada Cultural acontecerá nos dias 23 e 24 de maio e levando atrações, também, para o Teatro Municipal Teotônio Vilela (TMTV), para os Parque “Carlos Alberto de Souza”, no Campolim, e “Amedeu Franciulli”, no Vitória Régia. O Sesc, outro parceiro nessa empreitada cultural, terá agenda própria em Sorocaba com atrações de cinema, música, teatro e literatura. Além desses espaços, o Museu da Estrada de Ferro Sorocabana e a Biblioteca Municipal “Jorge Guilherme Senger” serão transformados em cinemas com apresentações de obras do Museu da Imagem e do Som (MIS).

Ainda dividem o palco principal, a partir da noite de sábado (23), a sorocabana Banda da Feira, o cantor Gabriel Sater e a Banda Bonsucesso Samba Clube. Aragão encerrará o primeiro dia de espetáculos. No domingo (24), no Ipiranga, as apresentações começam as 14h com a Banda Cataia. Na sequência entram Bixiga 70 e Rodrigo Ogi. Fica a cargo de Pitty encerrar a Virada Cultural em Sorocaba, a partir das 18h30.

Teatro e risos

Repetindo o roteiro das edições anteriores, o VPC faz a abertura oficial da festa no TMTV, no sábado (23) às 18h30. Em seguida a Companhia ‘Ópera Curta’ apresenta “O Barbeiro de Sevilha – ou a História Contada e Cantada da Ópera A Inútil Precaução”. O espetáculo já percorreu várias cidades do Estado e mantém as características originais da peça de Pierre-Augustin Caron de Beaumarchais, representada pela primeira vez em 1775, na Comédie Française, e da ópera original de Giochino Rossini, estreada no Teatro Argentina em Roma, em 1816.

O Barbeiro de Sevilha conta a história de Fígaro, um barbeiro que faz de tudo na sua cidade: arranja casamentos, ouve confissões, espalha boatos, enfim… um verdadeiro prodígio de imaginação. A trama começa com o Conde Almaviva, disfarçado de Lindoro, fazendo serenata sob o balcão da casa de Rosina. Mas a pupila do velho médico, Dom Bartolo, não aparece. Com planos de se casar sua protegida, o médico muito ciumento mantém Rosina confinada em casa, acompanhada das criadas Berta e Carmen. É durante a serenata que o Conde conhece Fígaro – o seu trabalho desta vez será ajudá-lo a casar-se com a amada. Entre planos que nunca dão certo, a trama se desenrola no ritmo de muita risada.

Às 21h30 a atriz Christiane Tricerri sobe ao palco do teatro com uma adaptação do texto “A Mais Forte”, de Strindberg. Em cena, duas mulheres travam um duelo físico e intelectual pelo homem ao qual ambas amam, pelo mesmo teatro e pela mesma personagem no palco e na vida: a mais forte.

O humorista e roteirista David Mansour fecha a noite, a partir das 23h59, com um stand up comedy. Fundador do primeiro grupo do gênero no norte do Brasil, o “Em Pé na Rede”, Mansur promete encerrar este primeiro dia com muita gargalhada.

Para participar, o público deverá retirar os ingressos na bilheteria do TMTV com uma hora de antecedência.

Domingo

A manhã do domingo (24) no Teatro Teotônio Vilela será dedicada ao público infantil. Às 11h, o Grupo Pasárgada reproduzirá no palco as raízes populares, a identidade cultural, cidadania e a exclusão social retratadas nos contos de Luís da Câmara Cascudo. Em “Que Bicho é Esse??? a trupe conta a história dos desafios propostos por um rei aos pretendentes da mão da princesa, para que adivinhem do que é feita a sua almofada real. A dramaturgia, feita por Angela Lyra e José Geraldo Rocha, contempla um enredo em que uma princesa, um bicho esquisito e muitos instrumentos musicais (violino, violão, flauta, acordeom e cavaquinho) acompanham o desenvolvimento dessa história, que tem desafios a serem cumpridos pelos pretendentes da mão da princesa. Mas, opa! Será que a princesa quer mesmo se casar? Como será o final dessa história?

Paralelamente, no Campolim, a partir das 10h30, se apresentam ao público a Banda Pindorama e o Grupo Bola Sete.

A Pindorama mostra aos frequentadores do Parque “Carlos Alberto de Souza” os causos, as cirandas e a magia do folclore brasileiro, apresentando o bumba-meu-boi e as tradicionais bandas de pífanos, entre tantos outros ritmos.

O Bola Sete arrasta o pé do público, mas, desta vez, no ritmo do autêntico samba carioca.

Confira a agenda completa das apresentações. A entrada é gratuita:

PALCO EXTERNO

Parque “Maestro Nilson Lombardi”

Endereço: Av. Américo Figueiredo, s/nº

 

SÁBADO (23/05)

19h30 – Banda da Feira

21h – Gabriel Sater

22h30 – Bonsucesso Samba Clube

0h – Jorge Aragão

DOMINGO (24/05)

14h – Banda Cataia

15h30 - Bixiga 70

17h – Rodrigo Ogi

18h30 – Pitty

 

TEATRO MUNICIPAL TEOTÔNIO VILELA (TMTV)

SÁBADO (23/05)

18h30 - Abertura Oficial

19h – Cia Programa Ópera Curta – “O Barbeiro de Sevilha – ou a História Contada e Cantada da Ópera A Inútil Precaução”

21h30 – Christiane Tricerri em “A Mais Forte”

23h59 – Davi Mansour – Stand Up Comedy

DOMINGO (24/05)

11h – Grupo Pasárgada – Que Bicho É Esse???

 

PALCO DO PARQUE AMEDEU FRANCIULLI – VITÓRIA RÉGIA

SÁBADO (23/05)

16h - Viva a Cultura no Bairro Especial – 3 do Norte, Apresentação Musical do Projeto Guri

 

PALCO DO PARQUE CARLOS ALBERTO DE SOUZA (CAMPOLIM)

DOMINGO (24/05)

10h30 – Banda Pindorama

12h – Grupo Bola Sete

 

SESC SOROCABA

Rua Barão de Piratininga, nº 555

SÁBADO (23/05)

18h - Entre Linhas ou Metáforas Metafônicas – Outro Luiz (Literatura)

23h30 - Marat(el)ona – (Cinema)

DOMINGO (24/05)

13h - Chico Buarque no Choro – Choro Moço (Música)

16h - A Saga do Herói Morto – Cia Caixote de Teatro (Teatro)

17h - Bloco Afro Ilú Oba De Min (Música) 

 

Foto: A atriz Christiane Tricerri.


Fonte: Prefeitura de Sorocaba


Comente

Cadastre Sua Empresa Gratuitamente no Guia Comercial
Divulgue Seu Evento


Notícias


Eventos

Dia: 25/10/2021

Nenhum evento cadastrado neste dia.


Dia: 26/10/2021

Nenhum evento cadastrado neste dia.


Dia: 27/10/2021

Nenhum evento cadastrado neste dia.


Dia: 28/10/2021

Nenhum evento cadastrado neste dia.


Dia: 29/10/2021

Nenhum evento cadastrado neste dia.


Dia: 30/10/2021

Nenhum evento cadastrado neste dia.


Dia: 31/10/2021

Nenhum evento cadastrado neste dia.


Ouça ao vivo!

Ouça Ipanema FM Ouça 89 a Rádio Rock
Ouça Antena 1 Ouça Rádio Fox Rock