Guia Portal Sorocaba.com

Solicite seu orçamento para as empresas e profissionais cadastrados no Portal Sorocaba.com

Cadastre aqui sua empresa ou negócio!


Sorocaba, 14 de Abril de 2021

NOTÍCIAS



Saúde divulga datas de campanhas de vacinação 2016

Notícia publicada em 22/01/2016



Saúde divulga datas de campanhas de vacinação 2016

Três campanhas de vacinação estão previstas para serem realizadas em 2016, informa a Secretaria da Saúde (SES) de Sorocaba, conforme definição do Programa Nacional de Imunização, do Ministério da Saúde (MS). Uma terá como enfoque a Gripe (Influenza), outra terá caráter de Multivacinação e a terceira será contra a Poliomielite.

As datas são divulgadas previamente de modo a que os municípios e serviços se organizem com suas agendas e equipes, para realizar os procedimentos e providenciar os materiais necessários, como caixas térmicas e gelo, entre outros. Nesse sentido, a Divisão de Vigilância Epidemiológica (DVE) da SES emitiu ofício (nº 03/2016) direcionado a todas as unidades da rede municipal de saúde.

A campanha nacional de vacinação contra o Influenza será realizada de 7 a 27 de maio, com uma ação massiva – o chamado Dia “D” – em 7 de maio. Já a Multivacinação, para oferta de todo tipo de doses previstas no calendário de vacinação das crianças e atualização de carteirinhas, será de 11 a 17 de junho, com Dia “D” a ser promovido no primeiro dia da campanha. A Ação contra a Poliomielite será de 22 de agosto a 2 de setembro, com Dia “D” em 27 de agosto.

“Por exemplo, contra a gripe, ainda não temos informações específicas de quais os tipos da vacinas e cepas serão recebidas, assim de quem se constituirá público-alvo. O detalhamento de cada campanha será feito posteriormente pelo Ministério da Saúde e por intermédio da Vigilância Epidemiológica do Governo do Estado”, explica Daniela Malaquias, supervisora de área da DVE/SES.

Segundo ela, conforme mudanças já anunciadas pelo MS quanto ao Calendário Nacional de Vacinação 2016, o que se sabe é que a ação contra Poliomielite terá novidades, pois está previsto que a criança receberá as três primeiras doses do esquema – aos dois, quatro e seis meses de vida – com a vacina inativada (VIP), de forma injetável. Já a oral (VOP) continuará administrada como reforço aos 15 meses, quatro anos e anualmente durante a campanha nacional, para crianças de um a quatro anos.

Após 31 de março de 2016, de acordo com o MS, não deverá ser administrada a VOP trivalente (pólio vírus 1, 2 e 3). Assim, de abril a julho de 2016, as crianças que necessitarem de reforços aos 15 meses de idade e 4 anos de idade deverão aguardar a campanha contra a pólio, em agosto, onde iniciará o uso da VOP Bivalente (pólio vírus 1 e 3). A mudança é uma nova etapa para o uso exclusivo da vacina inativada (injetável) na prevenção contra a paralisia infantil, tendo em vista a proximidade da erradicação mundial da doença.

“Essas campanhas são importantes e todos os pais devem ficar atentos às datas para a imunização de seus filhos, mantendo a carteira de vacinação atualizada. Assim que houver definição quanto aos detalhes de cada ação, haverá ampla divulgação de cada campanha”, finaliza a supervisora de área da DVE/SES.


Fonte: Jornal Ipanema


Comente

Cadastre Sua Empresa Gratuitamente no Guia Comercial
Divulgue Seu Evento


Notícias


Eventos

Dia: 14/04/2021

Nenhum evento cadastrado neste dia.


Dia: 15/04/2021

Nenhum evento cadastrado neste dia.


Dia: 16/04/2021

Nenhum evento cadastrado neste dia.


Dia: 17/04/2021

Nenhum evento cadastrado neste dia.


Dia: 18/04/2021

Nenhum evento cadastrado neste dia.


Dia: 19/04/2021

Nenhum evento cadastrado neste dia.


Dia: 20/04/2021

Nenhum evento cadastrado neste dia.


Ouça ao vivo!

Ouça Ipanema FM Ouça 89 a Rádio Rock
Ouça Antena 1 Ouça Rádio Fox Rock