Guia Portal Sorocaba.com

Solicite seu orçamento para as empresas e profissionais cadastrados no Portal Sorocaba.com

Cadastre aqui sua empresa ou negócio!


Sorocaba, 21 de Julho de 2019

NOTÍCIAS



Santa Casa amplia capacidade de atendimento

Notícia publicada em 17/02/2014



Santa Casa amplia capacidade de atendimento

Após a requisição da Prefeitura de Sorocaba, o hospital da Santa Casa conseguiu ampliar em 40% a capacidade de atendimento. De acordo com o atual gestor geral da instituição, Francisco Antonio Fernandes, atualmente, somente estão sendo realizadas atividades pelo Serviço Único de Saúde (SUS), portanto, ao retirar os procedimentos dos convênios que utilizavam a estrutura da Santa Casa - o Santa Casa Saúde e o Instituto de Assistência Médica ao Servidor Público Estadual (Iamspe) -, foi possível aumentar o número de leitos disponibilizados à população de Sorocaba que é atendida pelo sistema público de saúde. Ele ainda ressalta que nesses primeiros 30 dias de atuação no hospital, que se completam hoje, a atitude tomada pelo grupo de oito gestores - incluindo ele - foi de "colocar a casa em ordem".

Em entrevista exclusiva ao jornal Cruzeiro do Sul, concedida na semana passada, sendo a primeira vez que Fernandes apresentou o seu grupo de trabalho à imprensa, ele informou que o número de leitos voltados ao SUS na Santa Casa passou de 180 para 250 em apenas um mês. "Isso só com a parada dos convênios", complementa o gestor geral, sobre um assunto que gerou polêmica e problemas aos conveniados dos planos Santa Casa Saúde e Iamspe. Sobre isso, ele relata que o decreto de requisição coloca como atividade fim e primordial o atendimento ao SUS, portanto, toda a estrutura que fosse necessária para oferecer um atendimento de qualidade à população foi solicitada. Com isso, todos os leitos e quartos que eram destinados aos convênios, hoje, atendem procedimentos do SUS. "A Irmandade está em alguns espaços físicos, que não estão sendo utilizados na atividade fim. Mas ainda precisamos fazer alguns ajustes, sempre tendo em mente que a prioridade é o atendimento do SUS. Então, tudo aquilo que for necessário a isso, vai precisar ser desocupado. Vamos conciliar algumas áreas para que o hospital atue em sua plenitude", explica o gestor jurídico, Bruno Camargo Ferreira.

Essa mudança ocorrida com a requisição fez com os 12 leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) destinados a adultos se transformassem em 20, com a nova gestão. Uma nova rotina de trabalho entre os médicos, enfermeiros e auxiliares, incluindo redistribuição dos profissionais, também refletiu no número de cirurgias. Antes eram realizadas em torno de 280 ao mês, porém, nesses 30 dias foram realizadas cerca de 440. "A capacidade de atendimento do hospital aumentou entre 30% a 40%, só com a parada de atendimento dos convênios e a integralidade do SUS. A Santa Casa voltou a ser um hospital de referência para a cidade", afirma.

Mais especialidades médicas

Fernandes destaca que as equipes médicas passaram por um processo de redistribuição, fazendo com que houvesse um aumento no número de especialidades médicas existentes na Santa Casa. "Outros serviços foram agregados, porque antes a gente tinha aqui ultrassonografia, tomografia, raio-x e foi agregado um serviço importante de retaguarda de endoscopia digestiva, que era precário no início dos dias aqui. Foram agregadas equipes de pediatria para fazer o trabalho de sala de parto, que o mesmo médico fazia dois serviços aqui dentro. Agora, um médico faz o serviço de UTI neonatal e o outro faz o serviço de sala de parto. Algumas equipes foram agregadas na retaguarda, como urologia, na cirurgia oncológica, pediátrica, vascular e do tórax", informa. Ele, porém, ressalta que o número de médicos não aumentou, o que aconteceu foi a melhor colocação dos profissionais já existentes por lá.

Como o hospital agora atende 100% pelo SUS, Fernandes informa que existe a possibilidade de a Prefeitura solicitar uma verba extra do Ministério da Saúde, já que existe uma política federal de que as instituições que realizem todos os seus procedimentos pelo serviço público de saúde podem contar com um repasse a mais. Ele revela que isso já é estudado pela Secretaria Municipal de Saúde. Esse adicional é de 20% em cima do atual valor repassado pelo governo federal, que é de R$ 3 milhões no caso da Santa Casa de Sorocaba.

Finanças

O gestor geral alega que ainda é cedo para dizer se as finanças da Santa Casa se encontram totalmente controladas, porque se passaram apenas 30 dias desde o início de seus trabalhos no hospital. Por isso, ele espera que, em março, essa análise poderá ser realizada de forma mais concreta, para definir se os R$ 5 milhões de repasses da Prefeitura e do Ministério da Saúde são, realmente, suficientes para gerir a instituição. Apesar disso, o gestor financeiro e de contabilidade, Joamar Bertolli, garante que, por enquanto, eles estão conseguindo administrar tudo com esse valor. "Nós estamos tendo algumas dificuldades, mas nada fora do normal. Temos apoio grande da Prefeitura para que essa transição ocorra da maneira mais correta possível. No momento, estamos conseguindo gerir a Santa Casa com os recursos destinados. Daqui pra frente temos que analisar as necessidades", informa.

Bertolli também é responsável pela contratação da auditoria contábil/fiscal que levantará informações sobre os últimos cinco anos de funcionamento do hospital. Ele revela que seis empresas demonstraram interesse nesse trabalho e agora estão informando os valores, para ser feita a tomada de preços. Depois disso, ele espera que a empresa seja definida "o mais breve possível", podendo ser já nos próximos dias.

Outra auditoria, a patrimonial, já começou a ser realizada pela empresa Unissys e vai levantar todos os equipamentos, instalações e insumos existentes na instituição. "Tudo vai ser inventariado, para que tenhamos esse inventário desde o dia que chegamos aqui, para que, se um dia isso for devolvido ao dono, com o inventário poderemos fazer essa devolução sem prejuízo ao erário público ou a qualquer um de nós", revela o gestor geral. (AE) 


Fonte: http://www.cruzeirodosul.inf.br/materia/531948/santa-casa-amplia-capacidade-de-atendimento


Comente

Cadastre Sua Empresa Gratuitamente no Guia Comercial
Divulgue Seu Evento


Notícias


Eventos

Dia: 21/07/2019

Nenhum evento cadastrado neste dia.


Dia: 22/07/2019

Nenhum evento cadastrado neste dia.


Dia: 23/07/2019

Nenhum evento cadastrado neste dia.


Dia: 24/07/2019

Nenhum evento cadastrado neste dia.


Dia: 25/07/2019

Nenhum evento cadastrado neste dia.


Dia: 26/07/2019

Nenhum evento cadastrado neste dia.


Dia: 27/07/2019

Nenhum evento cadastrado neste dia.


Ouça ao vivo!

Ouça Ipanema FM Ouça 89 a Rádio Rock
Ouça Antena 1 Ouça Rádio Fox Rock