Guia Portal Sorocaba.com

Solicite seu orçamento para as empresas e profissionais cadastrados no Portal Sorocaba.com

Cadastre aqui sua empresa ou negócio!


Sorocaba, 15 de Novembro de 2019

NOTÍCIAS



Rio Sorocaba ganha mudas em margens

Notícia publicada em 26/03/2014



Rio Sorocaba ganha mudas em margens

Cerca de 140 alunos de escolas municipais de Sorocaba e Votorantim realizaram o plantio de 400 mudas nativas nas margens do rio Sorocaba durante a manhã de ontem. A ação, que tem como objetivo recuperar aquela mata ciliar, foi dividida em duas etapas: 80 alunos sorocabanos plantaram mudas na região do Terminal de Ônibus de Votorantim e 60 estudantes votorantinenses plantaram mudas na avenida XV de Agosto, próximo ao Jardim Botânico "Irmãos Villas-Bôas", no Jardim Dois Corações, em Sorocaba. A atividade faz parte da programação especial em alusão ao Dia do Rio Sorocaba e ao Dia Mundial da Água, celebrados no último dia 22.

Devido ao processo de ocupação, boa parte da mata ciliar do rio Sorocaba foi destruída. "A recuperação deste tipo de vegetação é uma ação ambiental prioritária, impactando diretamente na qualidade de vida da população de todos os municípios que compõem a bacia do rio Sorocaba", afirma Jussara de Lima Carvalho, secretária do Meio Ambiente de Sorocaba. A mata ciliar tem importantes funções, entre elas a proteção da erosão das margens, o controle da temperatura do rio e o refúgio da fauna.

Os alunos votorantinenses do 3º ano do ensino fundamental da E.M Oscar Bento Mariano, no Jardim Tatiana, fizeram o plantio de mudas de ipês brancos e roxos, pau-formiga, pau-viola, goiabeiras, assoita-cavalo e coração-de-negro. As plantas utilizadas na ação foram cultivadas em viveiros municipais e nas penitenciárias "Dr. Danilo Pinheiro", no Mineirão, e "Dr. Antônio de Souza Netto", em Aparecidinha. De acordo com o chefe da divisão de educação ambiental de Sorocaba, Rafael Ramos Castellari, a ação é importante pois as crianças ficam empolgadas e saem do ambiente da sala de aula. " Eles conseguem verificar na prática o que aprendem na escola e é muito melhor falar sobre o rio Sorocaba ao lado dele do que dentro da sala", frisa.

Além do plantio de mudas, as crianças puderam conhecer os animais que vivem em torno do rio, por meio de uma exposição de exemplares taxidermizados. Exemplares de irerê, socó-dorminhoco, garça-branca-grande, ratão-do-banhado, tigre-d"água, jacaré-do-papo-amarelo e peixes também fizeram parte das atividades da garotada.

Os alunos sorocabanos da E.M Altamir Gonçalves, no Jardim Magnólia, que participaram do plantio em Votorantim tiveram que concorrer com outras crianças para realizar a atividade. "A escola organizou uma gincana com o tema água e como prêmio as turmas viriam para cá. Os alunos contemplados foram os que conquistaram o primeiro, segundo e terceiro lugares", explica a professora Emília Aparecida França. Para a educadora, os alunos aprendem na prática os assuntos abordados dentro da sala de aula e a ação vai além de um simples passeio. "Os alunos vão analisar as plantas e suas espécies, tirar fotos e depois isso vai ser entregue na escola. Existe um contexto didático também".

O diretor de planejamento e educação ambiental de Votorantim, Ricardo Naccarati, cita que antes do plantio das mudas as crianças recebem informações para conscientização. "Fizemos uma simulação utilizando garrafas pet para mostrar como os sedimentos são arrastados em dias de chuva e qual a importância da vegetação nas margens dos rios. Além disso, ensinamos as técnicas de plantação em vasos e no chão". Nas margens do rio Sorocaba em Votorantim foram plantadas quaresmeiras, ipês-amarelos, ingás, uvaias e sibipirunas. Todas as mudas são nativas da região e produzidas em viveiros de Votorantim.

Rio Sorocaba

Um dos mais importantes rios do Estado de São Paulo, o rio Sorocaba é o principal afluente da margem esquerda do rio Tietê, possuindo a sua nascente no município de Ibiúna, pelo encontro das águas dos rios Sorocabuçu e Sorocamirim, até sua foz em Laranjal Paulista. Além disso, é o mais importante manancial da região, servindo 1,2 milhão de pessoas, além de indústrias e a agricultura.

O rio Sorocaba possui 180 km de extensão em linha reta e 227 Km, considerando o leito em seu trajeto natural. Ao longo dos anos passou por profundas alterações e presenciou também inúmeros fatos históricos importantes para o Estado de São Paulo e para o Brasil, como os tropeiros, as visitas da família real e as viagens naturalistas. 


Fonte: http://www.cruzeirodosul.inf.br/materia/538507/rio-sorocaba-ganha-mudas-em-margens


Comente

Cadastre Sua Empresa Gratuitamente no Guia Comercial
Divulgue Seu Evento


Notícias


Eventos

Dia: 15/11/2019

Nenhum evento cadastrado neste dia.


Dia: 16/11/2019

Nenhum evento cadastrado neste dia.


Dia: 17/11/2019

Nenhum evento cadastrado neste dia.


Dia: 18/11/2019

Nenhum evento cadastrado neste dia.


Dia: 19/11/2019

Nenhum evento cadastrado neste dia.


Dia: 20/11/2019

Nenhum evento cadastrado neste dia.


Dia: 21/11/2019

Nenhum evento cadastrado neste dia.


Ouça ao vivo!

Ouça Ipanema FM Ouça 89 a Rádio Rock
Ouça Antena 1 Ouça Rádio Fox Rock