Guia Portal Sorocaba.com

Solicite seu orçamento para as empresas e profissionais cadastrados no Portal Sorocaba.com

Cadastre aqui sua empresa ou negócio!


Sorocaba, 21 de Abril de 2018

NOTÍCIAS


Reabilitação imediata pode mudar vida de paciente após AVC

Notícia publicada em 10/01/2018



Reabilitação imediata pode mudar vida de paciente após AVC

De acordo com o Ministério da Saúde, a cada cinco minutos uma pessoa morre no Brasil em decorrência de AVC, Acidente Vascular Cerebral, também conhecido popularmente como derrame. Em todo o mundo, são registrados cerca de 17 milhões de casos da doença anualmente, um número assustador não fossem as possibilidades de reabilitação e tratamento.

“O AVC é uma das principais causas de morte e de sequelas no Brasil e no mundo. Os esforços das políticas de saúde pública, com toda a razão, focam em medidas preventivas e conhecimento dos sinais de alerta visando o diagnóstico e tratamento imediato. Mas, por outro lado, o investimento em reabilitação ainda é modesto e o acesso imediato está restrito a um número muito pequeno de pacientes”, afirma o médico Celso Cruz, ortopedista atuante na AACD e no Núcleo de Ortopedia e Traumatologia Esportiva (NOTE), de Sorocaba/SP.

Segundo o especialista, esse atraso faz com que as consequências sejam ainda mais incapacitantes. “Muitos pacientes que poderiam ser independentes em suas atividades diárias ficam limitados e necessitam de ajuda para seguir em frente”, afirma.

O risco de AVC aumenta com a idade e há mais chances de acontecer a partir dos 55 anos. Em jovens, a doença está mais associada a alterações genéticas. A doença é caracterizada pela perda rápida da função neurológica, decorrente do entupimento ou rompimento de vasos sanguíneos cerebrais.

Entre os principais sintomas estão: o formigamento ou fraqueza em um dos lados do corpo, uma súbita dificuldade para falar, enxergar e andar, a perda de equilíbrio, dor de cabeça e vertigem. O Ministério da Saúde recomenda que o paciente procure imediatamente um serviço médico especializado se sentir qualquer um destes sintomas. Ação primordial para a sobrevivência e recuperação do paciente.

As sequelas motoras devido à paralisação de partes do corpo, assim como as deformidades que se instalam nos meses seguintes ao AVC podem dificultar e até mesmo impedir que o paciente volte a andar e ter uma vida normal, sem o auxílio de outra pessoa. É por isso que o trabalho da equipe de reabilitação deve ser rápido, preciso e individualizado, para impedir piores sequelas.

“Uma equipe multidisciplinar conseguirá devolver ao paciente a maior autonomia possível. As sessões de fisioterapia, o uso de órteses, a aplicação de toxina botulínica para controle dos espasmos e a realização de cirurgias ortopédicas para a correção de deformidades são os meios para atingir estes objetivos”, ressalta Celso.

Comente

Cadastre Sua Empresa Gratuitamente no Guia Comercial
Divulgue Seu Evento


Notícias


Eventos

Dia: 21/04/2018

Nenhum evento cadastrado neste dia.


Dia: 22/04/2018

Nenhum evento cadastrado neste dia.


Dia: 23/04/2018

Nenhum evento cadastrado neste dia.


Dia: 24/04/2018

Nenhum evento cadastrado neste dia.


Dia: 25/04/2018

Nenhum evento cadastrado neste dia.


Dia: 26/04/2018

Nenhum evento cadastrado neste dia.


Dia: 27/04/2018

Nenhum evento cadastrado neste dia.


Ouça ao vivo!

Ouça Ipanema FM Ouça 89 a Rádio Rock
Ouça Antena 1 Ouça Rádio Fox Rock