Guia Portal Sorocaba.com

Solicite seu orçamento para as empresas e profissionais cadastrados no Portal Sorocaba.com

Cadastre aqui sua empresa ou negócio!


Sorocaba, 26 de Setembro de 2020

NOTÍCIAS



Quase metade dos empreendedores são mulheres

Notícia publicada em 03/02/2017



Quase metade dos empreendedores são mulheres

Elas investem em empreendedorismo para driblar a crise, conquistando independência financeira e realização profissional

Cada vez mais independentes, as mulheres têm conquistado espaço em mais um setor: o do empreendedorismo. De acordo com o Sebrae, em 2016, metade dos atendimentos realizados na região de Sorocaba foram para mulheres que resolveram conquistar seu espaço no universo empreendedor. "A mulher tem como diferencial fazer múltiplas tarefas, por isso se dá bem com jornadas dobradas. Várias cuidam da casa/filhos e buscam uma fonte de renda para contribuir com as despesas domésticas. É claro que percebemos também um comportamento de busca da realização profissional", explica a analista de negócios do Sebrae Sorocaba, Daniela Abdala.

Segundo último estudo publicado pela Global Entrepreneurship Monitor (GEM) sobre o tema, 49% das pessoas que começaram um negócio do zero no Brasil são mulheres. De acordo com o relatório, este número deve crescer muito em 2017. "Estruturalmente, a importância do empreendedorismo feminino vem crescendo no Brasil. Em 2002, 57,6% dos empreendedores iniciais eram homens e 42,4%, mulheres. Desde 2010, esses percentuais são muito semelhantes, indicando uma maior participação das mulheres no total de empreendedores iniciais. Isso coloca o Brasil em destaque e reforça a importância da contribuição das mulheres na composição da TEA [taxas de empreendedorismo inicial]", diz trecho da conclusão da pesquisa, que avaliou o aumento das atitudes empreendedoras no país devido à crise.

Esse foi o caso da professora de Educação Física Roberta Pinheiro, que deixou a cidade de Belém-PA e há um ano escolheu Sorocaba para realizar o sonho de ter sua própria academia. Depois de procurar emprego por meses em vários lugares, mas sem sucesso por causa da crise, ela resolveu empreender. "Oi, quero falar com o dono!" é a frase que a professora mais ouve no balcão de atendimento da Engenharia Corporal Academia, que fica na zona norte de Sorocaba. "Este mercado [das academias] é muito masculino, então as pessoas têm dificuldade de assimilar que esta mulher magrinha e baixinha é, de fato, a proprietária", brinca.

Ciente da competitividade do mercado e da dificuldade que teria de se posicionar num universo que é muito masculino, Roberta decidiu que sua academia seria diferente. "Busquei criar um espaço que não tem o jeito de academia tradicional, tudo é voltado para o trabalho corporal e não ao 'status' de academia da moda. Se você não tiver um diferencial hoje em dia, irá acabar engolido pelo mercado", complementa a professora. A analista Daniela ressalta que muitas empreendedoras realmente enfrentam preconceito em alguns nichos do mercado. "Existem dificuldades e até preconceito em alguns segmentos nos quais o homem é a figura que mais predomina", avalia.

Roberta trabalha hoje com seis funcionários e dribla as dificuldades com a logística das filhas pequenas, as responsabilidades de sua casa e as atividades da academia com muito apoio. "Cuido de tudo com carinho, afinal meu negócio é a minha casa e meus professores fazem parte disso", ressalta. Para 2017 ela quer se tornar conhecida pelo serviço diferenciado que presta e crescer. "Meus alunos poderiam estar em qualquer outro lugar, mas escolheram estar aqui, valorizo muito isso e irei trabalhar ainda mais neste sentido", destaca.

E para as mulheres que estão começando, Roberta deixa uma dica: "não desista e tenha certeza que você está no caminho certo, nunca duvide disso".

Dicas do Sebrae

Para aquelas que decidiram que 2017 será o ano do empreendedorismo, o Sebrae dá as seguintes dicas:

- Identificar oportunidades de negócio (ficar de olho nas necessidades que não são satisfeitas no mercado ou que podem melhoradas);
- Buscar informação acerca de tudo que envolve o segmento que pretende atuar (pesquisa de mercado);
- Analise o ambiente externo e interno (local, legislação, concorrência, fornecedores, perfil de clientes, custos e investimento necessário, equipe, etc);
- Elabore plano de negócio e verificar a viabilidade da abertura da empresa;
- Faça laboratório e assumir riscos calculados (iniciar devagar com pouco investimento e sentir o mercado antes de apostar no empreendimento);
- Busque ajuda no Sebrae mais próximo: em Sorocaba o Sebrae fica na avenida General Carneiro, 919. O telefone para contato é (15) 3229-0270.

Fotos: Fernando Rezende/Maktub Comunicação

Link da pesquisa: http://tinyurl.com/japzpf7


Fonte: Maktub Comunicação


Comente

Cadastre Sua Empresa Gratuitamente no Guia Comercial
Divulgue Seu Evento


Notícias


Eventos

Dia: 26/09/2020

Nenhum evento cadastrado neste dia.


Dia: 27/09/2020

Nenhum evento cadastrado neste dia.


Dia: 28/09/2020

Nenhum evento cadastrado neste dia.


Dia: 29/09/2020

Nenhum evento cadastrado neste dia.


Dia: 30/09/2020

Nenhum evento cadastrado neste dia.


Dia: 01/10/2020

Nenhum evento cadastrado neste dia.


Dia: 02/10/2020

Nenhum evento cadastrado neste dia.


Ouça ao vivo!

Ouça Ipanema FM Ouça 89 a Rádio Rock
Ouça Antena 1 Ouça Rádio Fox Rock