Guia Portal Sorocaba.com

Solicite seu orçamento para as empresas e profissionais cadastrados no Portal Sorocaba.com

Cadastre aqui sua empresa ou negócio!


Sorocaba, 30 de Abril de 2017

NOTÍCIAS



Quarteto Sorocaba realiza projeto que oferece quatro programas gratuitos

Notícia publicada em 10/03/2017



Quarteto Sorocaba realiza projeto que oferece quatro programas gratuitos

Essa não é a primeira vez que o Quarteto Sorocaba deixa as tradicionais salas de concerto para apresentar seu trabalho em locais que habitualmente não recebem a música de câmara. Contemplado em 2014 com o Prêmio Funarte de Concertos Didáticos, o grupo já havia realizado uma série de concertos em escolas da rede pública de Sorocaba e região. E a partir de hoje, o grupo faz uma série de apresentações (12 ao total) em três locais da cidade: a Biblioteca Municipal, a Biblioteca Infantil e o CEU das Artes, do Parque das Laranjeiras.

Conforme Jefferson Perez, um dos integrantes do Quarteto, sair das salas tradicionais de concerto e ir a outros lugares é importante por uma série de questões, entre elas a de formação de público e a de desmistificar que a música clássica é para "entendedores" ou que é uma "música chata". "Acho que a gente tem essa função de mostrar que a música clássica pode ser mais acessível", comenta Jefferson, ressaltando que a recepção em escolas foi muito boa. "Por ser uma novidade, algo diferente, eles [estudantes] param para prestar atenção. Acaba surpreendendo."

Aliás, a estreia desse consagrado quarteto de câmara, que tem inclusive carreira internacional, se deu em um clube em Taquarituba: eles eram a atração antes do bingo! Pois foi dividindo o palco com os brindes que seriam sorteados, que esses sorocabanos fizeram a primeira apresentação do grupo. E claro, foram muito bem recebidos pelo público.

Além de Jefferson, que toca violoncelo, o grupo, fundado em 2011, conta com Abner Antunes (violino), Rafael Amurov (violino) e Deivid Ortolano (viola). Os integrantes da formação são professores do Instituto Municipal de Música de Sorocaba (IMMS) e também atuam nas orquestras sinfônicas de Sorocaba e do Conservatório de Tatuí.

Para o projeto Música na Biblioteca, que contou com apoio financeiro de R$ 36.785,00 da Lei de Incentivo à Cultura de Sorocaba (Linc), o grupo montou quatro programas diferentes, que trazem um panorama da música de câmara desde o século 17 -- com Vivaldi -- ao início do século 20, representado pelo compositor brasileiro Alberto Nepomuceno. "Apesar de o quarteto ser uma formação muito tradicional na música clássica e, por isso, possuir um repertório infinito, acho que nesse projeto o público vai poder acompanhar um pouco da evolução da escrita para essa formação", pontua Jefferson.

Trajetória consagrada

O Quarteto Sorocaba tem levado o nome da cidade para diversos pontos do País e também para fora. O grupo foi vencedor do Mapa Cultural Paulista 2013-2014 na categoria Música Instrumental e foi um dos cinco selecionados a participar do Festival de Música de Santa Catarina (maior festival de música clássica no Brasil, atualmente), em 2012 e 2013 (único quarteto brasileiro). Em 2015, foi um dos grupos selecionados para a temporada de concertos do Sesi em cidades do Estado de São Paulo. Em 2015 e 2016 foi convidado a participar do Arianna Chamber Music Festival na University of Missouri em St. Louis (Estados Unidos), com bolsa integral, onde realizou diversos concertos. Jefferson conta que durante essa passagem pelos EUA, o grupo foi convidado para participar de um programa de variedades da Fox Internacional e tocaram música brasileira.

Serviço

1º PROGRAMA


Traz composições de Vivaldi, Bach, Haydn, Mozart, Nepomuceno e Tchaikovsky. Será apresentado na Biblioteca Infantil hoje, às 15h; na Biblioteca Municipal no dia 17 de março às 13h; e no CEU das Artes no dia 17 de março, às 15h.

2º PROGRAMA

Traz composições de Haydn e Mozart. Será apresentado na Biblioteca Municipal no dia 24 de março, às 13h; no CEU das Artes no dia 31 de março, às 13h30; e na Biblioteca Infantil no dia 31 de março, às 15h.

3º PROGRAMA

Traz composições de Nepomuceno e E. Grieg. Será apresentado na Biblioteca Municipal no dia 7 de abril, às 13h; na Biblioteca Infantil no dia 7 de abril às 15h; e no CEU das Artes no dia 20 de abril, às 15h.

4º PROGRAMA

Traz músicas de compositores russos: Alexander Borodin e Tchaikovsky. Será apresentado na Biblioteca Municipal no dia 28 de abril, às 13h; na Biblioteca Infantil no dia 28 de abril, às 15h; e no CEU das Artes no dia 5 de maio às 15h.

A Biblioteca Municipal fica na rua Ministro Coqueijo Costa, 180 -- Alto da Boa. A Biblioteca Infantil fica na rua da Penha, 673. O CEU das Artes -- Laranjeiras fica na rua Washington Pensa, s/nº.  


Fonte: Jornal Cruzeiro do Sul


Comente

Cadastre Sua Empresa Gratuitamente no Guia Comercial
Divulgue Seu Evento


Notícias


Eventos

Dia: 30/04/2017

Nenhum evento cadastrado neste dia.


Dia: 01/05/2017

Nenhum evento cadastrado neste dia.


Dia: 02/05/2017

Nenhum evento cadastrado neste dia.


Dia: 03/05/2017

Nenhum evento cadastrado neste dia.


Dia: 04/05/2017

Nenhum evento cadastrado neste dia.


Dia: 05/05/2017

Nenhum evento cadastrado neste dia.


Dia: 06/05/2017

Nenhum evento cadastrado neste dia.


Ouça ao vivo!

Ouça Ipanema FM Ouça 89 a Rádio Rock
Ouça Antena 1 Ouça Rádio Fox Rock