Guia Portal Sorocaba.com

Solicite seu orçamento para as empresas e profissionais cadastrados no Portal Sorocaba.com

Cadastre aqui sua empresa ou negócio!


Sorocaba, 26 de Janeiro de 2021

NOTÍCIAS



Protesto tem baixa adesão no Centro, mas agenda de manifestações continua

Notícia publicada em 27/06/2013



Protesto tem baixa adesão no Centro, mas agenda de manifestações continua

As manifestações em Sorocaba continuam. Na tarde desta quarta-feira (26), alguns poucos participantes se reuniram no cruzamento do Boulevard Braguinha com a rua Barão do Rio Branco para pedir a saída do deputado Marco Feliciano da Comissão dos Direitos Humanos da Câmara. Segundo os organizadores do ato em Sorocaba, o evento faz parte de uma mobilização nacional do “Dia D – Chega de Feliciano”. A organização é do Movimento Estudantil Domínio Público de Sorocaba em conjunto com o Coletivo Feminista Rosa Lilás.

Os participantes levaram faixas e cartazes para pedir a saída de Feliciano. Também aproveitaram para fazer panfletagem explicando o motivo do protesto.

De acordo com um dos integrantes do Domínio Publico, Igor Tanaka, o objetivo não foi reunir uma grande quantidade de manifestantes, mas sim fazer parte de uma manifestação nacional e levar a discussão para dentro da casa das pessoas. “A ideia é fazer pressão popular para tirar o deputado da presidência”, afirma lembrando os movimentos que conseguiram baixar o preço da tarifa em Sorocaba e a votação contrária a PEC 37 (Projeto de Emenda Constitucional) no Congresso. “Esperamos que esse fenômeno se repita. A luta é contra a discriminação sexual”.

Populares concordam

Quem passou pelo local concordou com a manifestação. Para o músico Luis Manuel, de 24 anos, o deputado não poderia ocupar a vaga devido a sua postura frente aos assuntos da comunidade gay. “Já deviam ter tirado ele de lá”, dispara o militar da reserva Eluizio Bueno Rodrigues, de 65 anos.

Mas para a professora aposentada, Iria Pellizzari, de 65 anos, o protesto deveria lutar por um assunto maior e não se limitar a saída do deputado Marco Feliciano. “Deveriam lutar pela educação, porque através dela você acaba com o preconceito. É uma causa muito maior”.

Os populares opinaram também sobre o projeto aprovado na terça-feira e que ficou conhecido como cura gay, autorizando que psicólogos atuem para mudar a orientação sexual de pacientes e considerem a homossexualidade como uma doença. “Para isto não existe cura. É natural. É uma opção e deve ser respeitada”, afirma a cozinheira Marili de Arruda, de 57 anos.

Mais protestos

Para esta quinta-feira, o Movimento Estudantil Domínio Público organiza nova passeata, às 16 horas, na Praça do Canhão. O evento, com organização também do Fórum Popular de Saúde de Sorocaba, visa chamar a população para reivindicar a tarifa zero no transporte, melhorias na saúde pública e mostrar a insatisfação da população com os gastos pela Copa do Mundo no país. Segundo um dos membros organizadores do ato, o trajeto será definido no encontro, porém a ideia é que termine na Praça das Bandeiras, próximo ao Terminal Santo Antônio.

Uma Assembleia Popular também será realizada nesta quinta (27), às 19 horas, na Praça Frei Baraúna. O encontro é realizado pelo Movimento ContraCatraca e, segundo os organizadores, trata-se de uma reunião para definir as reivindicações que serão apresentadas em reunião com o prefeito Antônio Carlos Pannunzio. A mobilização não será uma passeata, mas as pessoas poderão protestar no local.

Outro protesto está agendado para o dia 2 de julho, a partir das 11 horas, no estacionamento da Prefeitura de Sorocaba. A manifestação da "Educação, Saúde e Segurança" será realizada pela ASPAMS (Associação dos Professores da Rede Municipal de Sorocaba), APEMS (Associação dos Profissionais de Enfermagem do Município de Sorocaba), AGMS (Associação dos Guardas Municipais de Sorocaba), AVSS (Associação dos Agentes de Vigilância Sanitária de Sorocaba), SUPERE (Associação dos Trabalhadores no Suporte Pedagógico da Rede Municipal de Ensino de Sorocaba) e AFSAAE (Associação dos Funcionários do Serviço Autônomo de Água e Esgoto de Sorocaba). O evento visa reunir funcionários públicos para reivindicar melhores condições de trabalho e aumento salarial.


Fonte: http://jornalipanema.com.br/noticias/sorocaba/38541-protesto-tem-baixa-adesao-no-centro-mas-agenda-de-manifestacoes-continua


Comente

Cadastre Sua Empresa Gratuitamente no Guia Comercial
Divulgue Seu Evento


Notícias


Eventos

Dia: 26/01/2021

Nenhum evento cadastrado neste dia.


Dia: 27/01/2021

Nenhum evento cadastrado neste dia.


Dia: 28/01/2021

Nenhum evento cadastrado neste dia.


Dia: 29/01/2021

Nenhum evento cadastrado neste dia.


Dia: 30/01/2021

Nenhum evento cadastrado neste dia.


Dia: 31/01/2021

Nenhum evento cadastrado neste dia.


Dia: 01/02/2021

Nenhum evento cadastrado neste dia.


Ouça ao vivo!

Ouça Ipanema FM Ouça 89 a Rádio Rock
Ouça Antena 1 Ouça Rádio Fox Rock