Guia Portal Sorocaba.com

Solicite seu orçamento para as empresas e profissionais cadastrados no Portal Sorocaba.com

Cadastre aqui sua empresa ou negócio!


Sorocaba, 28 de Fevereiro de 2020

NOTÍCIAS



Projeto Schaeffler de Música Clássica prevê 8 concertos

Notícia publicada em 20/02/2014



Projeto Schaeffler de Música Clássica prevê 8 concertos

Em sua quinta temporada consecutiva, o projeto Schaeffler de Música Clássica anuncia a programação de oito concertos que serão realizados entre os meses de março a dezembro. A temporada 2014 traz como principal novidade a Camerata Schaeffler, um conjunto de 15 músicos formado exclusivamente para o projeto, que terá regência do violinista italiano Emmanuele Baldini.

As apresentações acontecerão no Teatro Municipal Teotônio Vilela e na Sala Fundec, sempre às 20h30. Todos os concertos terão entrada a preços populares de R$ 20 e R$ 10.

Responsável pela produção do projeto, Marco de Almeida, da MDA International, afirma que a seleção dos artistas que vão se apresentar na cidade neste ano foi tarefa difícil. "Fizemos essa seleção buscando diversificar as formações e os artistas, ainda que alguns, como o Baldini, que é considerado o maior violinista em atividade no Brasil, já tenham se apresentado em Sorocaba em temporadas passadas", conta o produtor cultural Marco de Almeida, da MDA Internacional.

Além da Camerata Schaeffler, a temporada terá apresentações do quarteto de cordas Quarteto Carmago Guarnieri, quarteto de violões Quaternaglia, a cantora Denise de Freitas, o violoncelista Antonio del Claro, os pianistas Cristian Badu, Dana Radu e Catarina Domenici e o Trio Puelli, formado por violino, violoncelo e piano. "A programação deste ano está bem diversificada e vai do barroco ao contemporâneo", destaca Almeida.

Almeida explica que além de concertos que serão realizados na Sala Fundec, as apresentações de piano acontecerão no Teatro Municipal. Vale lembrar que Marco de Almeida é conhecido no meio cultural pelas duras críticas que costuma fazer às condições do Municipal, que segundo ele está "completamente abandonado". "A verdade é que o teatro [Municipal] não tem a mínima condição de receber concertos de música clássica. Mas eu não quero, neste momento, fazer crítica ao poder público. Quero destacar o anúncio da temporada", disse o produtor.

Paralelamente aos concertos, outra atividade que faz parte da temporada do projeto Schaeffler Música deste ano é a continuidade das oficinas de formação cultural. Intitulado Como ouvir música clássica, o projeto é composto por dez oficinas gratuitas que serão ministradas pelo professor Sérgio Molina e acontecerão no Conservatório Rogério Koury.

Segundo Almeida, as oficinas oferecem ao ouvinte apreciador da música clássica ferramentas estéticas e históricas para uma escuta mais aprofundada do repertório dos grandes compositores e intérpretes, apontando caminhos para uma audição mais atenta e participativa. "Tanto as oficinas como a temporada, que ao contrário de um evento isolado significa uma constância de ações daquele mesmo seguimento, têm o objetivo de desenvolver e formar o público", pontua.

As oficinas são abertas a todos os interessados, com inscrições pelo telefone (15) 3211-1360.

Marco de Almeida destaca que a temporada de música clássica que acontece pelo quinto ano consecutivo coloca Sorocaba à frente das demais cidades do estado de São Paulo. "Se compararmos com as demais cidades do interior, como Campinas e Ribeirão Preto, vamos ver que nenhuma delas tem uma temporada de músicas clássicas como esta", opina o produtor, que faz mistério sobre os detalhes de um novo projeto, que incluirá peças teatrais, previsto para começar no segundo semestre deste ano.


Responsável pela carreira de músicos brasileiros renomados

Além de produzir temporadas de música e festivais junto à iniciativa privada, o produtor cultural Marco de Almeida atua como empresário e é responsável pela carreira de músicos brasileiros renomados como João Donato e Rosa Passos. Também fazem parte do time de artistas assessorados por Almeida os pianista David Feldman e Gilson Peranzzetta. "São todos artistas de altíssima qualidade", resume Almeida.

Responsável por shows internacionais de Donato, Marco de Almeida conta que o pianista, cantor e compositor com 65 anos de carreira se apresentará em março pela primeira vez na Finlândia. Já Rosa Passos, que no ano passado excursionou em casas de show na Colômbia e Argentina, fará em julho uma turnê nos Estados Unidos que inclui nada menos que seis shows no palco do lendário Blue Note, em Nova Iorque. "A Rosa Passos é idolatrada nos Estados Unidos. Quando ela se apresenta em Nova Iorque, fãs dela como Diana Krall e Michael Bublé estão na plateia para ouvi-la. Isso demonstra o enorme prestígio que ela tem", diz Almeida.

Veja a programação completa

Dia 8 de março - Camerata Schaeffler

Sala Fundec


Dia 11 de abril - Quarteto Camargo Guarnieri

Sala Fundec


Dia 16 de maio - Quaternaglia

Sala Fundec


Dia 22 de agosto- Denise de Freitas e Dana Radu

Teatro Municipal de Sorocaba


Dia 26 de setembro - Camerata Schaeffler

Sala Fundec


Dia 17 de outubro - Antonio Lauro del Claro

Teatro Municipal de Sorocaba


Dia 6 de novembro - Cristian Budu

Teatro Municipal de Sorocaba


Dia 5 de dezembro - Catarina Domenici e Trio Puelli

Teatro Municipal de Sorocaba  


Fonte: http://www.cruzeirodosul.inf.br/materia/532486/projeto-schaeffler-de-musica-classica-preve-8-concertos


Comente

Cadastre Sua Empresa Gratuitamente no Guia Comercial
Divulgue Seu Evento


Notícias


Eventos

Dia: 28/02/2020

Nenhum evento cadastrado neste dia.


Dia: 29/02/2020

Nenhum evento cadastrado neste dia.


Dia: 01/03/2020

Nenhum evento cadastrado neste dia.


Dia: 02/03/2020

Nenhum evento cadastrado neste dia.


Dia: 03/03/2020

Nenhum evento cadastrado neste dia.


Dia: 04/03/2020

Nenhum evento cadastrado neste dia.


Dia: 05/03/2020

Nenhum evento cadastrado neste dia.


Ouça ao vivo!

Ouça Ipanema FM Ouça 89 a Rádio Rock
Ouça Antena 1 Ouça Rádio Fox Rock