Guia Portal Sorocaba.com

Solicite seu orçamento para as empresas e profissionais cadastrados no Portal Sorocaba.com

Cadastre aqui sua empresa ou negócio!


Sorocaba, 10 de Agosto de 2020

NOTÍCIAS



Profissional de Sorocaba explica benefícios do suporte emocional para ambas as partes em casos de doenças graves ou crônicas

Notícia publicada em 30/09/2016



Profissional de Sorocaba explica benefícios do suporte emocional para ambas as partes em casos de doenças graves ou crônicas

Ter um ente querido acometido por uma doença grave ou crônica é uma situação delicada que gera angústias, medos e dúvidas. Por isso, é importante que tanto o paciente quanto a família sejam acompanhados por um psicólogo durante o tratamento médico. A profissional Maria Isis Barros Martins, que atua na área há 32 anos, defende que o suporte emocional para ambas as partes ameniza conflitos, esclarece dúvidas e possibilita transpor as dificuldades com maior leveza, consciência e comprometimento no tratamento.

Ela explica que em um diagnóstico de câncer, por exemplo, há um choque emocional muito grande. “Muitas vezes a pessoa desconhece as possibilidades de tratamento e considera o diagnóstico uma sentença. A doença terminal é assustadora para todos. Com frequência, a família fica sem a possibilidade de compartilhar suas angústias, dar vazão às inseguranças e esclarecer suas dúvidas em relação a toda essa situação”, ressalta.

A psicóloga vem desenvolvendo há um ano o atendimento domiciliar a pacientes e famílias, uma opção que facilita que sejam atendidos em meio a um cotidiano atribulado. “Em alguns casos, a pessoa sente-se como um fardo e, em contrapartida, a família acredita que está negligenciando nos cuidados. Tudo isso é importante ser trabalhado.”

E não é difícil surgirem situações que parecem sem saída ou até mesmo consideradas tabus. Nesses casos, um elemento neutro (o psicólogo) pode ajudar a enxergar possibilidades e abrir caminhos para o diálogo. “Não se fala sobre a morte na nossa cultura. Então quando o paciente quer tratar do assunto, de questões práticas como testamento e imóveis, a família tem dificuldade nesses temas. Tendo um profissional intermediando, o assunto é abordado com maior leveza”, exemplifica.

Maria Isis explica que a dinâmica do atendimento tem, basicamente, três etapas. A primeira envolve toda a família, quando a profissional toma conhecimento da situação, do diagnóstico e do que está sendo realizado em termos de tratamento médico. “Através do contato inicial avalio como está o emocional, como estão lidando e se estão conscientes do real problema. É preciso identificar as expectativas de ambas as partes em relação à doença e ao tratamento.”

Durante a segunda e terceira etapas, são identificadas as dificuldades, os pontos a serem trabalhados e os procedimentos terapêuticos adequados. Inicia-se então o tratamento cujo tempo de acompanhamento é definido caso a caso. Como diferencial o número de sessões são pré-estipuladas, garantindo início, meio e fim com o intuito da melhora da qualidade de vida dos pacientes e familiares. “Durante o processo, o paciente é encorajado a reconhecer suas qualidades internas que o auxiliarão no tratamento”, destaca.

Além da redução dos conflitos e preocupações, o acompanhamento também tende a aumentar o comprometimento do paciente com o tratamento. “O percurso que ele tiver pela frente terá mais qualidade devido ao suporte emocional. Isso gera benefícios no tratamento porque faz com que ele realmente vá ao médico e cumpra com a parte nutricional, por exemplo”, finaliza.

Sobre Maria Isis Barros Martins 

Maria Isis Barros Martins é psicóloga formada pelo Instituto Unificado Paulista (atual Universidade Paulista), especializada em psicodrama pelo Instituto de Psicodrama e Psicoterapia de Grupos de Campinas (IPPGC) e em sexualidade pelo Instituto H. Ellis. Tem formação em corporal neo-reichiana, terapia craniosacral e dança circular. Atua na região de Sorocaba e é voluntária na ONG ReVida e na Liga Sorocabana de Combate ao Câncer.


Fonte: Agência Inspirare


Comente

Cadastre Sua Empresa Gratuitamente no Guia Comercial
Divulgue Seu Evento


Notícias


Eventos

Dia: 10/08/2020

Nenhum evento cadastrado neste dia.


Dia: 11/08/2020

Nenhum evento cadastrado neste dia.


Dia: 12/08/2020

Nenhum evento cadastrado neste dia.


Dia: 13/08/2020

Nenhum evento cadastrado neste dia.


Dia: 14/08/2020

Nenhum evento cadastrado neste dia.


Dia: 15/08/2020

Nenhum evento cadastrado neste dia.


Dia: 16/08/2020

Nenhum evento cadastrado neste dia.


Ouça ao vivo!

Ouça Ipanema FM Ouça 89 a Rádio Rock
Ouça Antena 1 Ouça Rádio Fox Rock