Guia Portal Sorocaba.com

Solicite seu orçamento para as empresas e profissionais cadastrados no Portal Sorocaba.com

Cadastre aqui sua empresa ou negócio!


Sorocaba, 21 de Maio de 2019

NOTÍCIAS



Professores e funcionários querem plano de carreira

Notícia publicada em 18/02/2014



Professores e funcionários querem plano de carreira

Professores e funcionários das escolas técnicas (Etecs) e das Faculdades de Tecnologia (Fatecs), pertencentes ao Centro Paula Souza (Ceeteps) de todo Estado, iniciaram uma greve nesta segunda-feira, intitulada "Não basta ficar na torcida. Para desenvolver é preciso lutar!", reivindicando a implantação do novo plano de carreira, jornada definida para os docentes, inclusão de política salarial, fim da avaliação de desempenho para a evolução na carreira e retroatividade. Em Sorocaba, alunos da Fatec não tiveram aula. Já nas Etecs Rubens de Faria e Souza e Sorocaba - Parada do Alto houve aula normal durante o dia todo.

Os alunos da Fatec receberam a informação de que as atividades seriam paralisadas via e-mail. "Vim até a faculdade, porque entre os que não entrariam estaria o meu professor que daria aula. Mas ao chegar aqui, acabei não tendo aula", conta Artur Kosuke, 22 anos, aluno de Sistema Biomédicos. Ele apoia as exigências dos funcionários, mas afirma que de certa forma a greve acaba prejudicando as aulas. "Vamos ter de repor as aulas depois e isso nos atrasa em tudo."

Na Etec Rubens de Faria e Souza, o estudante Vinícius Takashi, 24 anos, aluno do curso técnico de eletrônica, acredita que a paralisação irá comprometer o rendimento do ano letivo. "Teremos de repor as aulas e isso acontecerá certamente no sábado, e eu trabalho nesse dia, por isso, não terei como compensar essas aulas." Ele também acredita que além disso, terão algumas aulas perdidas por causa da Copa do Mundo. "É importante que os nossos professores corram atrás de seus direitos, porque todo mundo sabe que o professor não é valorizado no Brasil"". A estudante Mariana da Cruz, 17 anos, aluna do 3º ano do ensino médio e do curso técnico de mecânica, lembrou que pelo fato de estar em tempo integral na escola também sentirá dificuldade para repor as aulas.

Pedido de apoio

O Sindicato dos Trabalhadores do Centro Paula Souza (Sintep) em carta aberta à comunidade pede o apoio dos alunos e de seus pais. Também afirma que a greve foi deflagrada após dois anos aguardando a implantação do novo plano de carreira. Ainda segundo a carta, "apesar da propaganda que o governo faz das Etecs e Fatecs, em todas as unidades há falta de professores e funcionários, pois nossos salários são os menores da Educação Profissional e Tecnológica do Brasil, e nossas condições de trabalho deixam muito a desejar." Ainda na carta, o Sintep informou que em 2011 o governo do Estado comprometeu-se a elaborar um novo plano de carreira para a categoria que seria enviado à Assembleia Legislativa para ser aprovado até o final do ano passado, o que não aconteceu.

Em nota, o Centro Paula Souza informou que, no que se refere ao plano de carreira e empregos, houve um encontro no dia 12, na Secretaria de Planejamento, órgão responsável, desde então, por analisar os impactos orçamentários da proposta. Na ocasião, ficou assegurado o envio do anteprojeto de lei à Assembleia Legislativa no início de março. Ainda segundo o Centro Paula Souza, a Secretaria de Desenvolvimento Econômico fará uma reunião com os secretários da Casa Civil, Fazenda e Planejamento, e o presidente da Comissão de Política Salarial do Governo do Estado, para agilizar a aprovação do plano de carreira. 


Fonte: http://www.cruzeirodosul.inf.br/galeria/144721


Comente

Cadastre Sua Empresa Gratuitamente no Guia Comercial
Divulgue Seu Evento


Notícias


Eventos

Dia: 21/05/2019

Nenhum evento cadastrado neste dia.


Dia: 22/05/2019

Nenhum evento cadastrado neste dia.


Dia: 23/05/2019

Nenhum evento cadastrado neste dia.


Dia: 24/05/2019

Nenhum evento cadastrado neste dia.


Dia: 25/05/2019

Nenhum evento cadastrado neste dia.


Dia: 26/05/2019

Nenhum evento cadastrado neste dia.


Dia: 27/05/2019

Nenhum evento cadastrado neste dia.


Ouça ao vivo!

Ouça Ipanema FM Ouça 89 a Rádio Rock
Ouça Antena 1 Ouça Rádio Fox Rock