Guia Portal Sorocaba.com

Solicite seu orçamento para as empresas e profissionais cadastrados no Portal Sorocaba.com

Cadastre aqui sua empresa ou negócio!


Sorocaba, 27 de Novembro de 2020

NOTÍCIAS



Prefeitura renova convênio de otorrino com hospital

Notícia publicada em 27/11/2012



Prefeitura renova convênio de otorrino com hospital

O Banco de Olhos de Sorocaba (BOS) restabeleceu ontem os atendimentos emergenciais aos pacientes encaminhados ao Hospital de Otorrinolaringologia pelas Unidades de Saúde da Prefeitura. Já as consultas, os exames e as cirurgias pré-agendadas voltam hoje à normalidade após o secretário municipal da Saúde, Vagner Guerrero Rinaldo, ter anunciado na quinta-feira o cancelamento do convênio entre ambas as instituições.

A direção do BOS foi comunicada por meio de um e-mail, assinado pelo secretário municipal da Saúde, a respeito do cancelamento do atendimento gratuito de Otorrinolaringologia. Em nota, o governo dizia que "todos os pacientes agendados ou não, que comparecerem para atendimento no BOS, a partir de 23/11/12, deverão ser encaminhados, com as respectivas guias em mãos, às Unidades Básicas de Saúde de origem para orientação sobre o novo fluxo".

Ontem pela manhã, o superintendente do BOS, Edil Vidal de Souza, confirmou o contato feito pelo secretário municipal da Saúde. "Vamos normalizar o atendimento porque a Prefeitura se posicionou ao dizer que está acertando o contrato", diz. "O único comunicado recebido por nós dizia que era uma questão contratual, mas que nós nem sabemos ainda", completa.

A gerente de atendimento do BOS, Kátia Campos, diz que aproximadamente 300 pacientes deixaram de ser atendidos nesse período no setor de otorrinolaringologia. "As pessoas com consultas marcadas na sexta-feira, no sábado e hoje [ontem] foram comunicadas com antecedência, via SMS, sobre a paralisação do atendimento. Por esse motivo, não houve uma aglomeração de pessoas no hospital em busca de informações", conta Kátia.

O setor destinado ao atendimento pelo Sistema Único de Saúde (SUS) esteve movimentado na manhã de ontem, mas a maior procura foi referente à área de oftalmologia. Nos guichês de atendimento para a marcação de consultas não havia nenhum aviso referente à paralisação das consultas e exames voltados à otorrinolaringologia.

Secretaria esclarece

A Secretaria Municipal da Saúde esclarece que mantém um contrato de prestação de serviços em Oftalmologia com o Banco de Olhos de Sorocaba (BOS) desde 2004, quando aquela unidade era municipalizada. A partir de 2009, quando da estadualização daquele hospital, houve um incremento dos atendimentos na área de otorrinolaringologia e que vigora até este momento. Entretanto, ao assumir a secretaria, há cerca de um mês, o médico Vagner Guerrero pediu a revisão de todos os contratos mantidos pela pasta de modo a conhecer o andamento de cada parceria.

Com isso, na semana passada o secretário da Saúde entrou em contato com a diretoria do BOS explicando sua posição e informando que avaliaria a situação no atendimento em otorrino, visto que a mesma não está contemplada no atual convênio. Diante disso, o BOS interrompeu o atendimento, o que foi resolvido na manhã de ontem, conforme acordado entre ambas as partes, após contato direto do secretário da Saúde junto à direção daquele hospital, evitando, assim, mais transtornos ao cidadão usuário.

A Secretaria esclareceu ainda que além do BOS os atendimentos na área de otorrinolaringologia continuam sendo realizados normalmente na Policlínica Municipal de Especialidades e no Hospital Santa Lucinda. 


Fonte: http://www.cruzeirodosul.inf.br/acessarmateria.jsf?id=436823


Comente

Cadastre Sua Empresa Gratuitamente no Guia Comercial
Divulgue Seu Evento


Notícias


Eventos

Dia: 27/11/2020

Nenhum evento cadastrado neste dia.


Dia: 28/11/2020

Nenhum evento cadastrado neste dia.


Dia: 29/11/2020

Nenhum evento cadastrado neste dia.


Dia: 30/11/2020

Nenhum evento cadastrado neste dia.


Dia: 01/12/2020

Nenhum evento cadastrado neste dia.


Dia: 02/12/2020

Nenhum evento cadastrado neste dia.


Dia: 03/12/2020

Nenhum evento cadastrado neste dia.


Ouça ao vivo!

Ouça Ipanema FM Ouça 89 a Rádio Rock
Ouça Antena 1 Ouça Rádio Fox Rock