Guia Portal Sorocaba.com

Solicite seu orçamento para as empresas e profissionais cadastrados no Portal Sorocaba.com

Cadastre aqui sua empresa ou negócio!


Sorocaba, 21 de Abril de 2019

NOTÍCIAS



Prefeitura faz mobilização no Dia D de Combate à Dengue

Notícia publicada em 04/02/2019



Prefeitura faz mobilização no Dia D de Combate à Dengue

No Dia D de Combate à Dengue em Sorocaba, secretários municipais e servidores da Prefeitura realizaram, das 9h às 12h de sexta-feira (2), uma ação de conscientização da população nas ruas da cidade não apenas contra a dengue, mas também doenças como chikungunya, zika e febre amarela. Em 2015, a cidade registrou uma epidemia de dengue, onde 59 mil pessoas foram infectadas, provocando a mobilização das autoridades da saúde. No ano passado, foram confirmados 26 casos de dengue, 5 de febre amarela e 28 de chikungunya.

Munidos de faixas e panfletos, eles percorreram os principais cruzamentos com grande fluxo de veículos. O objetivo foi alertar sobre a facilidade com que os mosquitos transmissores das doenças se proliferam neste verão, através de larvas que surgem aos milhares em criadouros que acumulam água da chuva como pneus velhos, lixo, caixas d’água sem tampa, vasos de plantas, ralos do banheiro, copos, garrafas pet, brinquedos velhos e potes de alimentos como margarina, iogurte, entre outros. O ciclo de evolução do Aedes aegypti, transmissor da dengue, é de 7 a 12 dias, o que dificulta o seu combate se não houver a colaboração das pessoas.

Uma das ações aconteceu na região da Praça Lions, entroncamento da avenida Dom Aguirre com acesso para a avenida Afonso Vergueiro. Naquele trecho, os secretários de Segurança e Defesa Civil, Antonio Valdir, de Política contra as Drogas, José Humberto Urban Filho e a primeira-dama e presidente do Fundo Social de Solidariedade, Lilian Crespo, abordavam motoristas e motociclistas. “As medidas preventivas são essenciais para evitar a doença e não podemos subestimar o seu risco”, afirmou Antonio Valdir.

“Nós queremos uma cidade onde todos colaboram para o seu bem-estar. Nosso lema é que mosquito bom é mosquito morto, então se todos nós fizermos a nossa parte, não teremos a doença aqui”, reforçou Lilian Crespo. (Reinaldo Galhardo)

Medidas preventivas
Entre as medidas preventivas divulgadas pela Secretaria Municipal de Saúde para cada tipo de objeto que pode servir de criadouro estão as seguintes dicas:

Lixo – colocar em sacos plásticos adequados e manter a lixeira fechada.
Inservíveis – latas, copos, garrafas, potes de alimentos, brinquedos velhos: tampar ou guardar em local coberto.
Caixa d’água – manter bem fechada e com tampa adequada. Proteger o ladrão de caixas externas com tecido, tela de mosquiteiro ou meia de nylon.
Pneus – guardar em local coberto.
Ralo com sifão – exceto de uso diário, utilizar ralo com tampa “abre e fecha” nas áreas internas e manter fechado. Adicionar duas colheres de sabão em pó em cada ralo e repetir após o uso ou após chover.
Vasos de plantas – remover ou furar os pratinhos.


Fonte: Jornal Cruzeiro do Sul


Comente

Cadastre Sua Empresa Gratuitamente no Guia Comercial
Divulgue Seu Evento


Notícias


Eventos

Dia: 21/04/2019

Nenhum evento cadastrado neste dia.


Dia: 22/04/2019

Nenhum evento cadastrado neste dia.


Dia: 23/04/2019

Nenhum evento cadastrado neste dia.


Dia: 24/04/2019

Nenhum evento cadastrado neste dia.


Dia: 25/04/2019

Nenhum evento cadastrado neste dia.


Dia: 26/04/2019

Nenhum evento cadastrado neste dia.


Dia: 27/04/2019

Nenhum evento cadastrado neste dia.


Ouça ao vivo!

Ouça Ipanema FM Ouça 89 a Rádio Rock
Ouça Antena 1 Ouça Rádio Fox Rock