Guia Portal Sorocaba.com

Solicite seu orçamento para as empresas e profissionais cadastrados no Portal Sorocaba.com

Cadastre aqui sua empresa ou negócio!


Sorocaba, 26 de Novembro de 2020

NOTÍCIAS



Prédios antigos serão vistoriados

Notícia publicada em 22/01/2013



Prédios antigos serão vistoriados

A Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria de Segurança Comunitária (Sesco) e da Defesa Civil, irá fiscalizar, a partir de hoje, um total de 31 imóveis antigos da cidade, que são tombados pelo Conselho Municipal do Patrimônio Histórico, e os 121 que estão em processo de tombamento, para verificar as condições das estruturas dos prédios. O principal objetivo dessa medida, segundo o prefeito Antonio Carlos Pannunzio (PSDB) e o secretário da Secretaria de Segurança Comunitária (Sesco) e coordenador da Defesa Civil, Roberto Montgomery Soares, é garantir que esses locais não oferecem riscos à população, evitando, assim, que outros imóveis venham a ruir, como aconteceu, no último sábado, com a parede frontal de um casarão localizado na avenida São Paulo. De acordo com Montgomery, os prédios históricos que deverão ter prioridade nessa fiscalização seria uma casa feita de taipa de pilão, vizinha à que ruiu na avenida São Paulo, e o prédio onde funcionava o cartório Pires, logo ao lado do Sorocaba Clube, na rua São Bento.

O prefeito se reuniu, na manhã de ontem, com o titular da Sesco, o secretário de Cultura e Lazer, José Simões de Almeida Júnior, e técnicos de ambas as secretarias, para realizar um levantamento de quais prédios antigos e históricos da cidade deveriam ser analisados, além de definir os teriam prioridade nessas fiscalizações. De acordo com Pannunzio, a segurança das pessoas que transitam por esses imóveis ou nas imediações dos mesmos será colocada acima de qualquer coisa, para poder evitar que tragédias, como a ocorrida no final de dezembro, com a queda de uma parede da antiga fábrica da Cianê que vitimou sete pessoas, ocorram novamente na cidade. "Nós vamos ter que verificar as condições de segurança. Se houver algum risco, certamente algumas providências deverão ser tomadas. Estamos atentos para evitar que qualquer dano maior, qualquer tragédia, possa acontecer", relata o prefeito.

De acordo com o coordenador da Defesa Civil, dois locais já foram colocados como prioritários na lista de vistoria, que seriam a casa vizinha à que teve a parede ruída no sábado, onde atualmente mora uma família, e o prédio onde funcionou por muitos anos o cartório Pires, localizado na rua São Bento, que tem apenas a parte frontal do imóvel preservada. "O prefeito determinou, após esse primeiro levantamento, que façamos uma vistoria em todos os nossos próprios. Se algum desses próprios não tiver condições de habitalidade ou estiverem oferecendo riscos, as providências imediatas serão tomadas pela Defesa Civil, como a interdição parcial ou total, ou seja, aquilo que for necessário para garantir a segurança das pessoas", afirma.

Para garantir que essa fiscalização e visitas aos prédios sejam realizadas, uma equipe especializada composta por técnicos com conhecimentos nas áreas de edificação, assim como engenheiros, e pessoas ligadas à divisão do Patrimônio Histórico e Próprios Culturais, da Secretaria da Cultura e Lazer, foi formada, para poderem analisar as condições da estrutura dos mesmos.

Casarão de taipa de pilão

Atualmente, na casa feita de taipa de pilão de número 342, da avenida São Paulo, reside a aposentada Acidália Ricardo, de 84 anos, com sua cunhada. Acidália diz que aquela casa tem mais de 150 anos e há pelo menos 100 deles é de propriedade de sua família. Esse casarão, que mantém os traços originais da época em que foi construído, foi colocado na lista de prioridade da Defesa Civil, porém a aposentada adianta que não há nenhum risco por ali. "A gente cuida muito bem da casa", diz ela. E isso pode ser percebido pela fachada da casa, que está com a pintura e a estrutura do forro e do telhado em dia, diferentemente do que se via no casarão vizinho, em que a parede ruiu no final de semana.

O que restava da casa foi demolido ontem

Por causa do desabamento de parte da fachada do casarão feito de taipa de pilão, datado do século 19, as pistas sentido bairro da avenida São Paulo ficaram interditadas das 9h às 16h de ontem, para que uma equipe da Prefeitura trabalhasse na demolição total do imóvel. A Defesa Civil determinou que todo o prédio fosse derrubado, pois não estava descartado o risco de novos desabamentos no local.

A partir das 9h de hoje, a Prefeitura irá retomar os trabalhos de demolição do local, portanto equipes da Urbes - Trânsito e Transportes deverão auxiliar novamente no trânsito, que será interditado novamente. Durante o dia de ontem, máquinas e trabalhadores da municipalidade estiveram no local onde o imóvel de número 320 da avenida São Paulo está instalado, para derrubar as paredes laterais que ainda estavam erguidas. O trânsito da avenida teve de ser desviado para a rua Pedro Jacob.

Na edição de ontem do jornal Cruzeiro do Sul foi publicada uma reportagem em que trazia o relato de Maria Lúcia Hidalgo Terce, 60 anos, que mora naquela região da cidade, onde caiu o muro do casarão. Ela afirmou que fez uma denúncia à Prefeitura, relatando sobre a situação de abandono e risco do imóvel, e confirmou isso por meio de documentos protocolados no Paço Municipal. O prefeito Antonio Carlos Pannunzio (PSDB) foi questionado ontem a respeito disso, logo após a reunião que definiu a realização de fiscalizações em todos os prédios antigos da cidade, e disse que desconhece a denúncia.

"Nessa denúncia feita sobre o casarão, que acabou caindo, tinha razão a moradora e nós precisamos ficar mais atentos, no sentido de ter equipes técnicas, compostas por especialistas nessa questão de Patrimônio Histórico, e pedir que engenheiros e técnicos de edificação possam assegurar a estabilidade da estrutura existente. No caso desse imóvel que ruiu, não há mais o que fazer. Deixou de haver ali um local a ser preservado." 


Fonte: http://www.cruzeirodosul.inf.br/acessarmateria.jsf?id=449058


Comente

Cadastre Sua Empresa Gratuitamente no Guia Comercial
Divulgue Seu Evento


Notícias


Eventos

Dia: 26/11/2020

Nenhum evento cadastrado neste dia.


Dia: 27/11/2020

Nenhum evento cadastrado neste dia.


Dia: 28/11/2020

Nenhum evento cadastrado neste dia.


Dia: 29/11/2020

Nenhum evento cadastrado neste dia.


Dia: 30/11/2020

Nenhum evento cadastrado neste dia.


Dia: 01/12/2020

Nenhum evento cadastrado neste dia.


Dia: 02/12/2020

Nenhum evento cadastrado neste dia.


Ouça ao vivo!

Ouça Ipanema FM Ouça 89 a Rádio Rock
Ouça Antena 1 Ouça Rádio Fox Rock