Guia Portal Sorocaba.com

Solicite seu orçamento para as empresas e profissionais cadastrados no Portal Sorocaba.com

Cadastre aqui sua empresa ou negócio!


Sorocaba, 20 de Outubro de 2020

NOTÍCIAS



PM prevê programa social em bairros mais vulneráveis

Notícia publicada em 05/04/2013



PM prevê programa social em bairros mais vulneráveis

A Polícia Militar pretende implantar um programa social nos bairros mais vulneráveis à criminalidade de Sorocaba, como forma de garantir maior segurança aos moradores dessas regiões mais críticas. Segundo o comandante do 7º Batalhão da Polícia Militar do Interior (7º BPM/I), tenente-coronel Roberto Suganuma, esse projeto está em fase de estudos e deverá ser criado nos próximos meses, porém os detalhes ainda não podem ser divulgados.

Suganuma destaca que a Operação Delegada, quando passar a ser aplicada na cidade, poderá auxiliar nesse trabalho da PM, pois ajudará a desafogar as obrigações dos policiais que já se encontram no efetivo do município. "Com a Operação Delegada vai ser mais fácil desenvolver isso, porque é um efetivo que a gente vai ter para a prevenção e também desafoga um pouco o 190, porque o volume de atendimentos, principalmente à tarde e à noite, está muito grande", ressalta.

O comandante do 7º BPM/I participou de um encontro regional da Polícia Militar na manhã de ontem, ocorrido no auditório do Comando de Policiamento do Interior 7 (CPI-7), onde o subcomandante do 7º Batalhão, major Carlos Alexandre de Mello, destacou a importância do projeto Polícia Comunitária ao combate e, principalmente, à prevenção da criminalidade em Sorocaba, diante de um público formado por autoridades políticas e policiais da cidade e região, como o comandante do CPI-7, Helson Léver Camilli. De acordo com o tenente-coronel Suganuma, o projeto de Polícia Comunitária também poderá auxiliar bastante na criação da ação social, que deverá ser aplicada nos bairros mais tomados pela criminalidade, como o Nova Esperança, Santo André 2 (principalmente por causa de problemas encontrados na avenida Ulysses Guimarães) e Habiteto, que concentram um volume grande de apreensões por tráfico de drogas. "O policiamento comunitário já é uma filosofia, um dos pilares da Polícia Militar do Estado de São Paulo, e isso ajuda a Polícia e a comunidade a caminharem juntos rumo à proteção e segurança de todos", afirma.

O major Mello informa que a Polícia Comunitária não só combate a criminalidade, como também, e principalmente, foca suas ações na prevenção de crimes, contando sempre com a ajuda da comunidade. "Todos os policiais procuram atuar junto à comunidade, passando informações de prevenção primária, que vem a ser você tomar conta do seu patrimônio. O delito não é responsabilidade exclusiva do Estado em combater, a sociedade deve combatê-lo também. A sociedade precisa se conscientizar disso e os policiais estão sempre atuando para aumentar essa conscientização das pessoas", relata.

Um dos pontos fortes desse projeto da PM em Sorocaba, segundo o subcomandante do 7º BPM/I, é a Base Comunitária João Teodoro, que está instalada no bairro do Éden. "Todos os policiais militares aplicam o policiamento comunitário, mas lá são policiais que somente fazem esse tipo de policiamento", diz o major Mello.

Mais patrulhamento

Sobre o fato de a criminalidade ser mais concentrada em alguns bairros específicos de Sorocaba, o subcomandante do 7º BPM/I revela que a Polícia Militar já está atenta a isso e vem trabalhando para coibir os delitos praticados nesses locais, por meio de um patrulhamento mais concentrado. "A Polícia Militar se utiliza de diversos programas de inteligência para monitoramento de delitos. Alguns bairros têm características específicas, que são monitoradas pelo sistema de inteligência. Ali são intensificados os patrulhamentos, porque não adianta eu patrulhar onde não está ocorrendo o delito", explica. "Onde não está ocorrendo o delito, eu reduzo o patrulhamento, mas isso não significa que o local fica sem patrulhamento. Eu faço o direcionamento do patrulhamento para encaminhá-lo onde ele deve estar e o horário que deve estar", completa.  


Fonte: http://www.cruzeirodosul.inf.br/acessarmateria.jsf?id=464692


Comente

Cadastre Sua Empresa Gratuitamente no Guia Comercial
Divulgue Seu Evento


Notícias


Eventos

Dia: 20/10/2020

Nenhum evento cadastrado neste dia.


Dia: 21/10/2020

Nenhum evento cadastrado neste dia.


Dia: 22/10/2020

Nenhum evento cadastrado neste dia.


Dia: 23/10/2020

Nenhum evento cadastrado neste dia.


Dia: 24/10/2020

Nenhum evento cadastrado neste dia.


Dia: 25/10/2020

Nenhum evento cadastrado neste dia.


Dia: 26/10/2020

Nenhum evento cadastrado neste dia.


Ouça ao vivo!

Ouça Ipanema FM Ouça 89 a Rádio Rock
Ouça Antena 1 Ouça Rádio Fox Rock