Guia Portal Sorocaba.com

Solicite seu orçamento para as empresas e profissionais cadastrados no Portal Sorocaba.com

Cadastre aqui sua empresa ou negócio!


Sorocaba, 24 de Novembro de 2020

NOTÍCIAS



Parques ecológicos têm datas para visitas monitoradas gratuitas

Notícia publicada em 31/03/2016



Parques ecológicos têm datas para visitas monitoradas gratuitas

A Prefeitura de Sorocaba continua recebendo agendamento de escolas, ou outros grupos com até 40 pessoas, para as visitas monitoradas nos parques ecológicos Zoológico Municipal “Quinzinho de Barros”, Jardim Botânico “Irmãos Villas-Bôas”, Biquinha, Água Vermelha “João Câncio Pereira”, “Chico Mendes” e Natural Municipal Corredores de Biodiversidade.

Promovidas pela Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria do Meio Ambiente (Sema), as ações educativas diferenciadas e gratuitas atendem às necessidades de diferentes tipos de público e são diversificadas.

Cada parque possui uma temática e uma estratégia diferenciada para utilização de seu espaço, de acordo com o seu potencial. Desta forma, o munícipe terá contato com vários assuntos e atividades voltadas para a sensibilização e a educação ambiental.

Para participar das visitas monitoradas é necessário que as escolas ou grupos façam um agendamento através do site da Secretaria do Meio Ambiente: meioambiente.sorocaba.sp.gov.br. Basta entrar na opção “Educação Ambiental”, selecionar a opção “Agendamento de visitas monitoradas nos parques” e preencher um formulário eletrônico com as informações solicitadas.

Os agendamentos deverão ser solicitados como uma antecedência mínima de 15 dias. As datas só serão confirmadas mediante a disponibilidade de atendimento de cada parque.

Zoológico

No Zoológico, crianças a partir de 9 anos de idade serão guiadas por monitores e conhecerão as espécies da fauna brasileira, especialmente do Cerrado e da Mata Atlântica, que são os biomas de ocorrência na região de Sorocaba.

O objetivo é trabalhar aspectos importantes da conservação da biodiversidade, enfatizando o papel dos zoológicos na conservação das espécies. Durante a visita serão abordados temas referentes à biologia dos animais, curiosidades e principais ameaças à conservação. Também serão apresentadas ações individuais e coletivas que podem contribuir para a conservação dessas espécies.

A visita monitorada é realizada às quartas e quintas-feiras, das 9h às 12h e das 14h às 17h. O “Quinzinho de Barros” está localizado na Rua Teodoro Kaisel, 883, na Vila Hortência. Mais informações pelo telefone (15) 3227-5454 (ramal 5).

Jardim Botânico

No Jardim Botânico, as pessoas percorrerão os fragmentos de vegetação presentes no local e saberão mais sobre sua concepção e construção, além do papel que desempenham enquanto centro de conservação da flora da região. As trilhas interpretativas têm como objetivo sensibilizar o público para conservação das áreas verdes urbanas e naturais, incentivando ações individuais e coletivas para ampliação e manutenção das áreas verdes no município.

A visita monitorada é direcionada à crianças a partir de 6 anos de idade e é realizada às terças e quintas-feiras, das 9h às 12h e das 14h às 17h. O Jardim Botânico está localizado na Rua Miguel Montoro Lozano, 340, no Jardim Dois Corações. Mais informações pelo telefone: (15) 3227-9996.

Água Vermelha

No Parque da Água Vermelha os participantes terão acesso ao lugar e a sua história. Com o tema “Água”, o passeio explora conteúdos relacionados à conservação dos recursos hídricos, a importância das matas ciliares e do uso consciente da água, entre outros assuntos.

O objetivo é sensibilizar a população quanto à importância da água para a vida, seu uso racional, além de apresentar informações e curiosidades sobre as principais espécies da fauna e flora aquática presentes no parque.

Tendo a acessibilidade como um de seus diferenciais, o Parque da Água Vermelha possui placas educativas em braile, piso e mapa táteis, jardim sensorial, playground com brinquedos acessíveis a cadeirantes e demais espaços adaptados, além de agentes ambientais capacitados de forma a promover atividades educativas inclusivas.

A visita monitorada é direcionada a crianças a partir de 6 anos de idade e acontece às terças e quintas-feiras, das 9h às 12h e das 14h às 17h. O “Água Vermelha” fica na Rua România, 150, no Jardim Europa. Mais informações pelo telefone: (15) 3221.6643.

Biquinha

No Parque da Biquinha, crianças a partir de 5 anos de idade vão receber informações sobre consumo consciente, água, aves urbanas e cultura indígena. Para isso, a equipe do parque realiza teatro de fantoches, além de outras atividades lúdicas e interativas como trilhas, manuseio de materiais, oficinas e jogos interativos.

A visita monitorada ocorre às quartas e sextas-feiras, das 9h às 12h e das 14h às 17h. O Parque da Biquinha está localizado na Avenida Comendador Pereira Inácio, 1.112, no Jardim Emília. Mais informações pelo telefone: (15) 3224.1997.

Chico Mendes

Os monitores do Parque Natural “Chico Mendes” trabalharão o tema “Biodiversidade da Flora”, na qual os participantes conhecerão as espécies de vegetais e sua importância ecológica e econômica, os espaços educativos e ainda vão apreciar a fauna local.

Para isso, os grupos poderão escolher entre quatro roteiros: “Conservação Ambiental e importância das plantas”, “Crimes ambientais e o Bioma Cerrado”, “A vida em comunidades e sociedades” e as oficinas “O Chico Ensina”.

A atividade é direcionada para crianças a partir de 6 anos de idade e ocorre às terças e quintas-feiras das 9h às 12h e das 14h às 17h. O “Chico Mendes” fica na Avenida Três de Março, 1.025, no Alto da Boa Vista. Mais informações pelo telefone (15) 3228-1256.

Parque da Biodiversidade

No Parque da Biodiversidade as visitas monitoradas trabalharão a sensibilização ambiental por meio de recursos lúdicos e do contato com a natureza. Os principais temas abordados nas visitas são “Biodiversidade”, “Unidade de Conservação” e “Corredores Ecológicos”.

O Parque tem três trilhas, um quiosque de pesquisas e o Centro de Visitantes que abriga exposições e atividades sobre cultura, meio ambiente e cidadania, além de ser um espaço multifuncional para desenvolvimento de atividades e dinâmicas no período da visita e também em períodos que não favoreçam a ida às trilhas.

A visita monitorada ocorre às sextas-feiras, das 9h às 12h e das 14h às 17h, para crianças a partir de 8 anos de idade. O Parque da Biodiversidade está localizado na Avenida Itavuvu, 11.303, próximo ao Parque Tecnológico de Sorocaba (PTS). Mais informações pelo telefone (15) 3219-2280.


Fonte: Jornal Ipanema


Comente

Cadastre Sua Empresa Gratuitamente no Guia Comercial
Divulgue Seu Evento


Notícias


Eventos

Dia: 24/11/2020

Nenhum evento cadastrado neste dia.


Dia: 25/11/2020

Nenhum evento cadastrado neste dia.


Dia: 26/11/2020

Nenhum evento cadastrado neste dia.


Dia: 27/11/2020

Nenhum evento cadastrado neste dia.


Dia: 28/11/2020

Nenhum evento cadastrado neste dia.


Dia: 29/11/2020

Nenhum evento cadastrado neste dia.


Dia: 30/11/2020

Nenhum evento cadastrado neste dia.


Ouça ao vivo!

Ouça Ipanema FM Ouça 89 a Rádio Rock
Ouça Antena 1 Ouça Rádio Fox Rock