Guia Portal Sorocaba.com

Solicite seu orçamento para as empresas e profissionais cadastrados no Portal Sorocaba.com

Cadastre aqui sua empresa ou negócio!


Sorocaba, 20 de Outubro de 2020

NOTÍCIAS



Parques abrem agendamento para receber visita de escolas

Notícia publicada em 04/04/2013



Parques abrem agendamento para receber visita de escolas

Já é possível fazer o agendamento para as visitas monitoradas nos parques ecológicos de Sorocaba. As escolas públicas e particulares da cidade ou outros grupos podem participar gratuitamente de atividades diferenciadas de educação ambiental, desenvolvida pela Secretaria do Meio Ambiente (Sema), nos parques Zoológico Municipal Quinzinho de Barros, Biquinha, Água Vermelha, Ouro Fino e Chico Mendes.

Segundo o chefe de divisão de Educação Ambiental da Sema, Rafael Castellari, a expectativa é de que três mil alunos participem por mês da ação. "Mas isso dependerá da procura das escolas e da comunidade", explica. No ano passado, de acordo com dados da Sema, aproximadamente 40 mil alunos participaram dessa atividade nos parques ecológicos, sendo que o local mais procurado foi o zoológico.

Ainda de acordo com Castellari, cada parque possui uma estratégia diferenciada para usufruir de seu espaço, de acordo com o seu potencial. "Cada parque tem uma temática. Dessa forma, o participante terá contato com diferentes assuntos e atividades voltadas para a sensibilização e a educação ambiental", comenta.

No zoológico, os participantes são guiados por monitores, conhecendo detalhes sobre os animais, curiosidades e as principais ameaças que comprometem a conservação deles na biodiversidade. Essas visitas são direcionadas para alunos da educação infantil e ensino fundamental, acontecendo às quintas-feiras.

No parque João Câncio Pereira (Água Vermelha), os grupos também são acompanhados por monitores, conhecendo todo o parque e sua história. O passeio tem como tema a água e explora conteúdos relacionados à conservação dos recursos hídricos, como bacia hidrográfica, consumo consciente da água, fauna e flora aquática, poluição, assoreamento e mata ciliar. As visitas também ocorrem às quintas-feiras.

A visita no parque da Biquinha é oferecida por meio de roteiros lúdicos e interativos, com trilha e manuseio de animais. Direcionada aos alunos da educação infantil e do ensino fundamental, a atividade trata de temas como consumo consciente, aves urbanas e cultura indígena. As visitas acontecem às segundas, terças e quartas-feiras.

Os participantes que forem até o Chico Mendes serão levados pelos monitores para conhecer detalhes do espaço natural e sua história. Serão explorados os recursos do local e conteúdos ligados à conservação da biodiversidade, como mata ciliar, recuperação ambiental, produção de mudas e a importância econômica dos vegetais. As atividades acontecem às quintas-feiras.

E no parque Ouro Fino, os participantes podem conhecer a principal nascente do parque, que é georreferenciada e cadastrada por um levantamento feito pela Sema. A nascente foi escolhida como modelo por se encontrar em peculiar situação de conservação.

Em cada visita é permitida a participação de, no máximo, 35 pessoas. Algumas visitas já foram agendadas, como na quinta-feira (4), com 35 crianças do Lar Escola Monteiro Lobato no parque da Água Vermelha. E, segundo a Sema, na manhã de ontem, oito visitas ao zoo já foram agendadas para o mês de abril. Uma delas acontece na parte da tarde desta quinta-feira, com alunos da Escola Estadual Professora Escolástica Rosa de Almeida. (Supervisão: Admir Machado).


Fonte: http://www.cruzeirodosul.inf.br/acessarmateria.jsf?id=464532


Comente

Cadastre Sua Empresa Gratuitamente no Guia Comercial
Divulgue Seu Evento


Notícias


Eventos

Dia: 20/10/2020

Nenhum evento cadastrado neste dia.


Dia: 21/10/2020

Nenhum evento cadastrado neste dia.


Dia: 22/10/2020

Nenhum evento cadastrado neste dia.


Dia: 23/10/2020

Nenhum evento cadastrado neste dia.


Dia: 24/10/2020

Nenhum evento cadastrado neste dia.


Dia: 25/10/2020

Nenhum evento cadastrado neste dia.


Dia: 26/10/2020

Nenhum evento cadastrado neste dia.


Ouça ao vivo!

Ouça Ipanema FM Ouça 89 a Rádio Rock
Ouça Antena 1 Ouça Rádio Fox Rock