Guia Portal Sorocaba.com

Solicite seu orçamento para as empresas e profissionais cadastrados no Portal Sorocaba.com

Cadastre aqui sua empresa ou negócio!


Sorocaba, 21 de Outubro de 2021

NOTÍCIAS


Parque das Águas vai ganhar sistema de iluminação LED

Notícia publicada em 27/04/2015



Parque das Águas vai ganhar sistema de iluminação LED

Os sorocabanos que gostam do Parque das Águas vão, em breve, poder ver um dos espaços públicos mais frequentados da cidade de um jeito diferente. É que todas as lâmpadas do sistema de iluminação pública do local, que hoje é de vapor de sódio, serão substituídas por lâmpadas de Diodo Emissor de Luz, mais conhecidas como LED. A troca, que será executada pela CPFL Piratininga, faz parte do Programa de Eficiência Energética da empresa, desenvolvido com participação da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel).

Na última quinta-feira (23), durante a solenidade de inauguração da nova sede da CPFL em Sorocaba, o prefeito Antonio Carlos Pannunzio e o presidente da empresa, Wilson Ferreira Júnior, assinaram o Termo de Compromisso de Obras de Eficiência Energética na Iluminação Pública no Parque das Águas. Segundo a CPFL, a melhoria está avaliada em R$ 571 mil e será custeada integralmente pela concessionária, sem qualquer ônus para o município.

A substituição das lâmpadas deve acontecer até o mês de dezembro, pois as luminárias são importadas e demandam produtos especiais. Diferente da tecnologia utilizada nas lâmpadas comuns, o LED é fabricado com material semelhante ao usado nos chips de computador, os semicondutores. Enquanto as lâmpadas incandescentes têm uma vida útil de 1.000 horas e as fluorescentes de 10.000 horas, a LED chega a durar entre 30.000 e 100.000 horas.

Quanto à economicidade, o LED proporciona uma economia de energia elétrica de até 70%. Além disso, não possui materiais nocivos à saúde ou ao meio ambiente, como chumbo e mercúrio; não aquece e não emite raios ultravioleta, que causam o envelhecimento precoce da pele humana devido a sua irradiação, e ainda são focos de atração de insetos.

A Secretaria de Serviços Públicos (Serp), que agora gerencia todo o sistema de iluminação pública de Sorocaba, informou que a indicação do Parque das Águas para ser o primeiro a receber essa iluminação foi em função do paisagismo do local – que pode ser ainda mais valorizado – bem como pelo número de pessoas que frequentam o parque no período noturno.

Pannunzio agradeceu a iniciativa da CPFL, ressaltando a grande melhoria que a nova iluminação oferecerá ao Parque das Águas, principalmente com relação à maior segurança proporcionada aos cidadãos em função da maior luminosidade. “Além disso, as lâmpadas de LED trazem uma economia no consumo de energia elétrica de 70% em relação às demais”, destacou o prefeito.

O consultor de Negócios da CPFL, Giuliano Emanuel Vieira, revelou que o projeto da substituição das lâmpadas do Parque das Águas foi aprovado pela

Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) dentro do programa Eficiência Energética. “O projeto de revitalização da iluminação do Parque das Águas contempla a utilização de luminárias LED de 110W de referência, que substituirão, com significativo ganho, as 416 lâmpadas de vapor de sódio de 250W que hoje iluminam o local. Este investimento trará uma economia de aproximadamente R$ 70 mil/ano aos cofres públicos do município”, informou.

Comente

Cadastre Sua Empresa Gratuitamente no Guia Comercial
Divulgue Seu Evento


Notícias


Eventos

Dia: 21/10/2021

Nenhum evento cadastrado neste dia.


Dia: 22/10/2021

Nenhum evento cadastrado neste dia.


Dia: 23/10/2021

Nenhum evento cadastrado neste dia.


Dia: 24/10/2021

Nenhum evento cadastrado neste dia.


Dia: 25/10/2021

Nenhum evento cadastrado neste dia.


Dia: 26/10/2021

Nenhum evento cadastrado neste dia.


Dia: 27/10/2021

Nenhum evento cadastrado neste dia.


Ouça ao vivo!

Ouça Ipanema FM Ouça 89 a Rádio Rock
Ouça Antena 1 Ouça Rádio Fox Rock