Guia Portal Sorocaba.com

Solicite seu orçamento para as empresas e profissionais cadastrados no Portal Sorocaba.com

Cadastre aqui sua empresa ou negócio!


Sorocaba, 15 de Abril de 2021

NOTÍCIAS



Parque da Biodiversidade terá repovoamento de orquídeas nativas

Notícia publicada em 28/04/2016



Parque da Biodiversidade terá repovoamento de orquídeas nativas

A população sorocabana pode participar, neste sábado (dia 30), do enriquecimento de mais de 100 exemplares de orquídeas nativas de Sorocaba e região na mata do Parque Natural Municipal Corredores de Biodiversidade “Marco Flávio da Costa Chaves” (PNMCBio), localizado na Zona Norte da cidade. A ação na unidade de conservação será realizada pelos integrantes do Círculo Orquidófilo Sorocabano (COS), das 9h às 11h30, e é aberto ao público.

A atividade acontece por meio de convênio entre a Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria do Meio Ambiente (Sema), e o Círculo Orquidófilo e visa estimular o cultivo de orquídeas na cidade. “O objetivo é enriquecer a mata da nossa unidade de conservação, aumentando a diversidade de espécies da flora nativa e, também, ajudar na preservação das orquídeas da nossa região”, explica o chefe de Seção de Botânica e Produção Vegetal da Sema, Cristians Edgar Guimarães Leite.

As orquídeas compõem cerca de 10% de toda a flora do planeta e são encontradas em praticamente todos os lugares. Infelizmente, boa parte das inúmeras espécies está ameaçada de extinção devido à destruição das florestas e pela sua retirada do habitat (exploração predatória). Na natureza, elas apresentam uma função ecológica que vai muito além da beleza de suas flores. Diversos animais, como abelhas, borboletas e beija-flores podem atuar como polinizadores dessas plantas.

O repovoamento será feito com orquídeas de 12 espécies de Sorocaba, Araçoiaba da Serra, Tapiraí, entre outros municípios da região: Oncidium longipes, Bifrenaria Harrisoniae, Miltonia regnellii, Gongora bufonia, Oncidium Flexuosum, Baptistonia pubes, Miltonia spectabilis, Epidendrum ellipticum, Cattleya forbesii, Cattleya loddigesi, Cattleya harrisoniana e Cattleya bicolor. “Cada espécie tem uma característica, por isso temos que escolher bem o melhor local da árvore para a adaptação dela”, enfatiza o presidente da entidade Manoel Riyis.

O Parque da Biodiversidade está localizado na Avenida Itavuvu, 11.303, próximo ao Parque Tecnológico de Sorocaba (PTS). A entrada é gratuita.


Fonte: Prefeitura de Sorocaba


Comente

Cadastre Sua Empresa Gratuitamente no Guia Comercial
Divulgue Seu Evento


Notícias


Eventos

Dia: 15/04/2021

Nenhum evento cadastrado neste dia.


Dia: 16/04/2021

Nenhum evento cadastrado neste dia.


Dia: 17/04/2021

Nenhum evento cadastrado neste dia.


Dia: 18/04/2021

Nenhum evento cadastrado neste dia.


Dia: 19/04/2021

Nenhum evento cadastrado neste dia.


Dia: 20/04/2021

Nenhum evento cadastrado neste dia.


Dia: 21/04/2021

Nenhum evento cadastrado neste dia.


Ouça ao vivo!

Ouça Ipanema FM Ouça 89 a Rádio Rock
Ouça Antena 1 Ouça Rádio Fox Rock