Guia Portal Sorocaba.com

Solicite seu orçamento para as empresas e profissionais cadastrados no Portal Sorocaba.com

Cadastre aqui sua empresa ou negócio!


Sorocaba, 28 de Fevereiro de 2020

NOTÍCIAS



Parque da Biodiversidade comemorou 1 ano de existência

Notícia publicada em 10/06/2014



Parque da Biodiversidade comemorou 1 ano de existência

O último sábado (7) foi marcado por uma série de atividades gratuitas para comemorar 1 ano de existência do Parque Natural Municipal Corredores de Biodiversidade “Marco Flavio da Costa Chaves” – a primeira unidade de conservação da cidade. Realizada pela Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria do Meio Ambiente (Sema), a programação especial contou com apresentação musical, plantio, exposições, oficinas ambientais e trilhas temáticas.

“É com muita alegria que celebramos o primeiro aniversário deste parque. Mostramos que para conseguir bons resultados é necessário envolver parceiros de todos os segmentos da sociedade. Agradeço à Toyota pelos esforços na preservação do meio ambiente em Sorocaba”, destacou o prefeito Antonio Carlos Pannunzio na abertura da solenidade.

Administrado pela Sema , o Parque da Biodiversidade recebeu um investimento de aproximadamente R$ 5 milhões, originários da Toyota como compensação ambiental da implantação do complexo industrial de Sorocaba. “É uma alegria comemorarmos essa data com vocês. Esse é um importante espaço da preservação da biodiversidade local. Agradeço a parceria com a Toyota”, ressaltou o secretário do Meio Ambiente Clebson Ribeiro.

Para o presidente da Toyota do Brasil, Koji Kondo, a unidade de conservação é o símbolo da indústria e do meio ambiente. “Agradeço ao prefeito de Sorocaba. Estou muito feliz com a qualidade deste parque”, elogiou.

O Parque da Biodiversidade tem como principal função proteger integralmente a fauna e a flora típicas da região, ampliando a proteção das Áreas de Proteção Permanente (APPs) dos afluentes do Rio Sorocaba, onde não é permitida qualquer atividade ou intervenção.

A unidade de conservação também propicia o desenvolvimento de pesquisas científicas em parceria com as universidades, educação ambiental, ecoturismo e lazer, além de ampliar e proteger os corredores de biodiversidade e fragmentos de vegetação nativa na Zona Norte, garantindo a conectividade e o fluxo gênico.

Após a cerimônia de abertura, o público pode prestigiar uma apresentação musical com crianças da Pastoral do Menor. Em seguida, foi realizado um plantio de ipê-amarelo, jequitibá-rosa e paineira no parque. Ainda pela manhã, crianças e adolescentes da Pastoral do Menor fizeram uma apresentação teatral.

Já à tarde, foi feita a premiação de um concurso cultural que envolve desenho, poesia, grafite ambiental e paródia, realizado com alunos de escolas municipais e estaduais.

 Quem estava no parque também pode conferir uma palestra sobre as aves que habitam a cidade, com integrante do Clube de Observadores de Aves de Sorocaba (Coaves), que completou 2 anos de atividades. Outra atividade foram as trilhas temáticas realizadas com o público.

Durante todo o dia, quem for ao parque também conferiu exposição de fotos do local e do Coaves; mostra interativa da importância das matas e um túnel interativo com abordagem nas questões ambientais, além de oficinas de artesanato utilizando sementes e produção de porta retrato com material reciclado.

Também participaram do evento a vice-prefeita Edith Maria Di Giorgi, secretária de Desenvolvimento Social (Sedes), a vereadora Neusa Maldonado, o secretário Rodrigo Maldonado (Gabinete do Poder Executivo), além de Ricardo Machado de Bastos, presidente da Fundação Toyota no Brasil, e Nobutaka Iwahara, vice-presidente de produção da Toyota.

Sobre o parque e as visitas monitoradas

Situado numa região de floresta estacional semidecidual e uma vegetação predominantemente de Mata Atlântica, com área de aproximadamente 60 hectares o Parque da Biodiversidade é uma unidade de proteção integral, na categoria Parque Municipal, definida pela Lei Federal nº 9.985/2000, que institui o Sistema Nacional de Unidades de Conservação da Natureza (SNUC).

O local garante a preservação de uma vegetação predominantemente de Mata Atlântica, nascentes de água e cerca de 150 diferentes espécies de animais e 63 diferentes espécies arbóreas.

Dentre os atrativos oferecidos pelo parque, os visitantes podem desfrutar de três trilhas interpretativas com temáticas, trajetos, distâncias e níveis de dificuldade.

A trilha "Recuperação e Manejo" possui um percurso de 1.500 metros, com um baixo nível de dificuldade. No trajeto, os participantes receberão informações sobre regeneração e intervenções para recuperação de áreas degradadas, manejo de eucaliptos, sucessão ecológica e conhecimento da fauna e flora local.

Com 2.500 metros de percurso, passando por áreas de recuperação, abrangendo a zona primitiva do parque e se aproximando da zona tangível, a trilha "Caminhos da Biodiversidade" deve ser feita somente com monitores do parque. Nela são explorados temas como as formas de vida vegetais, fisionomia da vegetação, relações ecológicas e espécies locais.

A última trilha é a "Campininha", com um trajeto de 5.700 metros, margeando o córrego da Campininha. No trajeto serão tratados temas relacionados à mata ciliar, sazonalidade das águas, regeneração e a mata secundária, biodiversidade, flora terrestre e fauna local. Ao longo dessa trilha é possível observar, de uma maneira mais profunda, uma floresta preservada.

O Parque de Biodiversidade fica na avenida Itavuvu, 11.500, próximo ao Parque Tecnológico, e é aberto de terça a domingo, das 8h às 17h. A entrada é gratuita. A visita monitorada deve ser agendada pelo telefone 3219.2280 (Sema) ou pelo e-mail parquebio@portalideas@org.br.


Fonte: http://jornalipanema.com.br/noticias/sorocaba/50727-parque-da-biodiversidade-comemorou-1-ano-de-existencia


Comente

Cadastre Sua Empresa Gratuitamente no Guia Comercial
Divulgue Seu Evento


Notícias


Eventos

Dia: 28/02/2020

Nenhum evento cadastrado neste dia.


Dia: 29/02/2020

Nenhum evento cadastrado neste dia.


Dia: 01/03/2020

Nenhum evento cadastrado neste dia.


Dia: 02/03/2020

Nenhum evento cadastrado neste dia.


Dia: 03/03/2020

Nenhum evento cadastrado neste dia.


Dia: 04/03/2020

Nenhum evento cadastrado neste dia.


Dia: 05/03/2020

Nenhum evento cadastrado neste dia.


Ouça ao vivo!

Ouça Ipanema FM Ouça 89 a Rádio Rock
Ouça Antena 1 Ouça Rádio Fox Rock