Guia Portal Sorocaba.com

Solicite seu orçamento para as empresas e profissionais cadastrados no Portal Sorocaba.com

Cadastre aqui sua empresa ou negócio!


Sorocaba, 14 de Agosto de 2020

NOTÍCIAS



Palestra vai alertar servidores sobre prevenção ao suicídio

Notícia publicada em 23/09/2016



Palestra vai alertar servidores sobre prevenção ao suicídio

Todos os dias pelo menos 32 brasileiros tiram a própria vida, resultado da falta de uma prevenção que poderia ter poupado pelo menos 28 dessas pessoas. São dados do Ministério da Saúde e da Organização Mundial da Saúde (OMS) que causam espanto, mas retratam uma realidade de tabus e mitos.

Por conta desse quadro, a Prefeitura de Sorocaba, por intermédio da Comissão de Comunicação Interna (CCI), da Secretaria da Administração (Sead), promove no próximo dia 29, quinta-feira, uma palestra direcionada aos servidores municipais.

O evento acontece no Salão de Vidro do Paço, a partir das 15h, e faz parte de uma mobilização do funcionalismo dentro do “Setembro Amarelo”, que busca tratar a questão do suicídio a partir da discussão sobre o assunto. A parceria acontece com o Centro de Valorização da Vida – CVV Sorocaba que, pelo terceiro ano consecutivo, está mobilizando a sociedade para “pensar” a prevenção do suicídio.

De acordo com a servidora, membro da CCI, Simoni Cristine Granizo Santos, o funcionalismo foi envolvido por meio de comunicados on-line, com a distribuição de lacinhos amarelos e informativos. “A palestra vem fechar um movimento com o qual já estamos envolvidos. Anualmente, os funcionários públicos falam, discutem e demonstram seu apoio ao Outubro Rosa e Novembro Azul, que tratam do câncer de mama e de próstata, respectivamente”, explica. Segundo ela, a partir deste ano a Prefeitura adere, também, ao Setembro Amarelo. “A CCI entende que, antes de ser servidor, cada pessoa dentro da Prefeitura de Sorocaba tem uma função social e precisa, também, ser visto enquanto indivíduo passível desta sociedade”, ressalta.

“Nosso objetivo é chamar a atenção das pessoas à problemática do suicídio e estimular a conversa sobre a questão. A sociedade brasileira fala com naturalidade sobre questões de doenças como as DSTs ou mesmo sobre o câncer. Falar sobre o suicídio e discutir as formas de prevenção é tão importante quanto essas. Aliás, é também uma questão de saúde”, afirma José Luiz Hungaro, palestrante voluntário do CVV Sorocaba.

Grupo de apoio

Nessa área, Hungaro conta que começam nesta quinta-feira (22) os trabalhos do Grupo de Apoio as Sobreviventes do Suicídio (GASS) e que pretende atender tanto aqueles que tentaram se matar e não conseguiram, como os familiares e amigos deles. Conforme disse, o impacto do suicídio na vida das pessoas é enorme e deixa marcas profundas e sentimentos de impotência, fracasso e até culpa.

O Grupo de Apoio tem por objetivo facilitar a troca de experiências e apoio emocional, permitindo a conversa aberta e anônima de pessoas que vivenciaram situações semelhantes. Esse modelo permite um ganho de qualidade de vida dos participantes e busca do equilíbrio emocional e mental, mas não elimina a necessidade do acompanhamento de profissionais da saúde.


Fonte: Prefeitura de Sorocaba


Comente

Cadastre Sua Empresa Gratuitamente no Guia Comercial
Divulgue Seu Evento


Notícias


Eventos

Dia: 14/08/2020

Nenhum evento cadastrado neste dia.


Dia: 15/08/2020

Nenhum evento cadastrado neste dia.


Dia: 16/08/2020

Nenhum evento cadastrado neste dia.


Dia: 17/08/2020

Nenhum evento cadastrado neste dia.


Dia: 18/08/2020

Nenhum evento cadastrado neste dia.


Dia: 19/08/2020

Nenhum evento cadastrado neste dia.


Dia: 20/08/2020

Nenhum evento cadastrado neste dia.


Ouça ao vivo!

Ouça Ipanema FM Ouça 89 a Rádio Rock
Ouça Antena 1 Ouça Rádio Fox Rock