Guia Portal Sorocaba.com

Solicite seu orçamento para as empresas e profissionais cadastrados no Portal Sorocaba.com

Cadastre aqui sua empresa ou negócio!


Sorocaba, 02 de Dezembro de 2020

NOTÍCIAS



Palestra aborda a questão da diversidade sexual e a identidade de gêneros

Notícia publicada em 05/03/2013



Palestra aborda a questão da diversidade sexual e a identidade de gêneros

Restam poucas vagas para as pessoas interessadas em conferir gratuitamente a palestra "Pais e filhos: a dificuldade com diferenças de sexualidade e gênero", com a especialista Edith Modesto, fundadora e presidente da ONG Grupo de Pais de Homossexuais (GPH) e doutora em Linguística Geral e Semiótica greimasiana pela USP. O evento acontecerá na próxima semana, no dia 14 de março, às 19h30, no auditório da Secretaria da Cidadania (Secid), localizado à rua Santa Cruz, 116, no Centro.

Promovido pela Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria da Juventude (Sejuv), o objetivo do evento é levantar a discussão sobre a diversidade de orientações sexuais e a identidade de gênero entre a população de Sorocaba e dar assim o primeiro passo para a criação de uma Escola de Pais de Homossexuais no município.

Durante a palestra, Edith Modesto falará sobre a dificuldade de lidar com a diversidade de orientações sexuais e identidades de gênero, principalmente doméstica. Para isso, dará exemplos com mensagens recebidas de pais, mães, jovens, filhos e filhas que participam do GPH. "Isso poderá ajudar famílias, educadores, funcionários públicos, porque hoje ainda há falta de diálogo sobre o assunto e desconhecimento sobre essas questões de diversidade sexual e de identidade de gênero", declara a especialista.

A ONG GPH foi criada para acolher pais que desconfiam ter ou têm filhos homossexuais, com o intuito de suprir a falta de um ambiente seguro e acolhedor onde pais e mães possam trocar informações e experiências sobre seus filhos e, se for o caso, solidarizarem-se durante o difícil processo de aceitação.

Em Sorocaba, a Escola de Pais de Homossexuais será um espaço para o acolhimento de pais e mães, que vivem esse drama familiar pela não aceitação de um filho homossexual. Durante os encontros, essas famílias poderão trocar informações e experiências, conversar sobre os mitos e as verdades relativas à homossexualidade, falar sobre a relação que eles têm em casa e compartilhar as angústias e receios.

"Essa é uma ideia inovadora dentro de um poder público municipal. A nossa ideia é evitar que os jovens homossexuais se envolvam com as drogas e com a prostituição por não terem o apoio e a aceitação da família no momento em que declaram ter essa orientação sexual", explica Edith Di Giorgi, vice-prefeita e secretária das pastas de Cidadania (Secid) e Juventude (Sejuv). Os encontros serão mensais e terão, em um primeiro momento, o acompanhamento da especialista Edith Modesto.

A inscrição deve ser feita pelo telefone 3219.1924 ou pelo e-mail sejuv@sorocaba.sp.gov.br. As vagas estão sendo preenchidas por ordem de chegada.

Sobre a palestrante

Edith Modesto é escritora, professora universitária e pesquisadora, mestra e doutora em Semiótica francesa pela USP, terapeuta, especialista em diversidade sexual e questões de gênero e escritora de livros de ficção juvenil.

Na década de 90, descobriu que o caçula de seus sete filhos é homossexual. Desesperada, sentindo-se muito só e completamente ignorante sobre a questão, ela procurou outra mãe como ela para conversar e não encontrou.

Em 1997, ela começou sua pesquisa sobre "diversidade de orientação sexual" e formou um pequeno grupo de mães de homossexuais, também para que outras mães tivessem o que ela não teve. Em 1999, o grupo virtual foi fundado e o Grupo de Pais de Homossexuais (GPH) começou a crescer, principalmente porque Edith criou coragem para divulgar sua existência na mídia.

A partir de julho de 2005, o grupo contou com o apoio psicológico voluntário do psicólogo Klecius Borges, especialista em terapia afirmativa no Brasil.

Edith Modesto é autora de livros como "Vidas em arco-íris - Depoimentos sobre a homossexualidade" (Editora Record), "Mãe sempre sabe? Mitos e verdades sobre pais e seus filhos homossexuais" (Editora Record) e "Entre mulheres - Depoimentos homoafetivos" (Summus Ed. GLS).

Em 2011, com sua tese de doutorado "Homossexualidade: Preconceito e Intolerância", Edith Modesto recebeu o "Prêmio Tese Destaque USP", na sua área de estudos, no dia da comemoração das 100 mil teses e dissertações da USP.


Fonte: http://jornalipanema.com.br/noticias/sorocaba/34230-palestra-aborda-a-questao-da-diversidade-sexual-e-a-identidade-de-generos


Comente

Cadastre Sua Empresa Gratuitamente no Guia Comercial
Divulgue Seu Evento


Notícias


Eventos

Dia: 02/12/2020

Nenhum evento cadastrado neste dia.


Dia: 03/12/2020

Nenhum evento cadastrado neste dia.


Dia: 04/12/2020

Nenhum evento cadastrado neste dia.


Dia: 05/12/2020

Nenhum evento cadastrado neste dia.


Dia: 06/12/2020

Nenhum evento cadastrado neste dia.


Dia: 07/12/2020

Nenhum evento cadastrado neste dia.


Dia: 08/12/2020

Nenhum evento cadastrado neste dia.


Ouça ao vivo!

Ouça Ipanema FM Ouça 89 a Rádio Rock
Ouça Antena 1 Ouça Rádio Fox Rock