Guia Portal Sorocaba.com

Solicite seu orçamento para as empresas e profissionais cadastrados no Portal Sorocaba.com

Cadastre aqui sua empresa ou negócio!


Sorocaba, 12 de Agosto de 2020

NOTÍCIAS



Pais e alunos são acolhidos no primeiro dia de aula das escolas municipais

Notícia publicada em 10/02/2015



Pais e alunos são acolhidos no primeiro dia de aula das escolas municipais

Cerca de 50 mil alunos da rede municipal de ensino de Sorocaba voltaram às salas de aula nesta segunda-feira (9). Para recebê-los, a Prefeitura de Sorocaba realizou o Projeto “Escola Aberta e Acolhedora”, quando as crianças e até mesmo os pais foram recepcionados pelos funcionários das unidades.

O objetivo da Secretaria da Educação (Sedu) foi de acolher a família para que eles conhecessem a escola, os profissionais e também tomassem conhecimento do calendário escolar de 2015. Além disso, os diretores tiveram a oportunidade de convidar aos pais ou responsáveis dos alunos para participar das atividades da escola, inclusive da composição do conselho escolar.

Para promover a adaptação de bebês e de crianças que frequentam as creches e escolas até o 2º ano do Ensino Fundamental, a Secretaria da Educação também está realizando um trabalho especial.

No caso dos pequenos, com idade de 0 a 3 anos e da pré-escola, a adaptação de horário é feita durante duas semanas. Já aos alunos do 1º e 2º ano do Ensino Fundamental esse processo ocorre apenas na primeira semana.

Edinéia Maria Facci dos Santos, chefe de divisão da Educação Básica da Sedu, explica que muitas crianças têm dificuldade para se adaptar a essa nova realidade. “Ela passou todo seu tempo integralmente com a família e, de repente, ela é colocada num lugar novo, com pessoas diferentes e junto com outros bebês. Algumas ficam sem comer e sem dormir porque estranham o ambiente. Por isso é importante, quando possível, fazer esta adaptação”, afirma.

NO CEI 08

No CEI-08 “Prof. Messias Ribeiro de Noronha Cunha”, da Vila Progresso, a diretora Sonia Maria Carvalho de Sanctis Garcia recepcionou as crianças e os pais no pátio da unidade. “Estamos muito felizes de receber os novos alunos e reencontrar as crianças que já estiveram com a gente em 2014. Hoje é um dia muito importante para que vocês conheçam a escola e toda a equipe do CEI-08”, declarou a diretora.

Sonia aproveitou o momento de boas-vindas e alertou aos pais da importância da utilização de repelente nas crianças por causa da dengue. “Peço a vocês que mandem seus filhos à escola diariamente com repelente. Esta é uma orientação da Secretaria da Saúde de Sorocaba”, solicitou. Desde o início do ano até o dia 2 de fevereiro, foram confirmados 864 casos de dengue em Sorocaba.

A turminha da Creche II, da professora Marli Janune da Rocha, estava 100% acompanhada dos pais. Das 22 crianças, a maioria estava numa sala de aula pela primeira vez. Após dar as boas-vindas, a professora pediu tranquilidade aos pais. “Este é um momento de muita ansiedade para todos e é um período crucial para que eu possa conquistá-los. Peço a vocês tranquilidade, pois se vocês passarem isso para eles, este período de adaptação será mais tranquilo para eles também”, solicitou.

A “tia” Marli também pediu para que, se possível, os pais acompanhem seus filhos no CEI durante as próximas duas semanas. Até o dia 20 de fevereiro as crianças terão um horário diferenciado para adaptação: das 13h às 16h.

A professora ainda entregou um prontuário para que os pais preenchessem com informações importantes sobre os alunos, como: alergias, se usam algum medicamento controlado, pessoas que são autorizadas a buscá-las, entre outras. Em seguida, ela conversou com cada pai e criança.

A desempregada Débora Freitas Ferreira da Silva acompanhou o filho Gustavo, de 2 anos, no seu primeiro dia escolar. “Acho muito importante este acompanhamento. E não é só para a adaptação dele não, mas para mim também. Não é fácil ‘desgarrar’ do meu filho”, confessou a mãe, afirmando que vai acompanhá-lo todos os dias no CEI nestas duas primeiras semanas de ano letivo.

Na EM Edward Fru-fru

Tainá Oliveira Lima, de 10 anos, aluna do 5º ano da EM "Edward Frufru Marciano da Silva", no Jardim Botucatu, compareceu ao primeiro dia de aula. Acompanhada de sua mãe, conheceu a nova professora da turma, o conteúdo que aprenderá em 2015, além de saber de dois temas importantes que serão tratados neste ano: a economia de água e a dengue.

A futura bióloga já até sabe o que deve fazer para ajudar no combate a proliferação do Aedes aegypti – mosquito transmissor da dengue: “tenho que deixar a garrafa e o balde virado de ponta cabeça, pedir para meu pai ver se a tampa da caixa d’água está tampada direito e lavar sempre o pote de água do Toddy, meu cachorrinho”, contou.

A garotinha estava empolgada em retornar à sala de aula, apesar de momentos divertidos que teve nas férias escolares. “Fui para o Paraná, na casa da amiga da minha mãe, e brinquei bastante por lá”, contou Tainá.

De acordo com a orientadora pedagógica Elisabete Jacquier, entre 40 e 50 pais participaram do “Escola Aberta e Acolhedora” pela manhã na EM "Edward Frufru Marciano da Silva". “Aqui fizemos um trabalho especial de acolhimento, onde eles conheceram a escola, os nossos funcionários, tomaram o café da manhã junto com as crianças e receberam orientações”, contou.

Para ela, este é um trabalho muito importante. “Queremos que os pais participem, pois neste tipo de encontro é que é conseguimos criar um vínculo com a família. É neste momento que eles conhecem os funcionários e a professora do seu filho, eles ficam mais tranquilos também”, comentou.

Segundo a orientadora pedagógica, os pais podem ter outras oportunidades para se aproximar da escola. Durante o ano ainda são realizadas atividades como a Festa Junina e a Feira Cultural – eventos que são abertos à comunidade - e as famosas reuniões de pais. Já a família que não compareceu no primeiro dia e quer fazer este contato basta agendar um dia diretamente na escola. O telefone da escola municipal é (15) 3223-1961. 


Fonte: Prefeitura de Sorocaba


Comente

Cadastre Sua Empresa Gratuitamente no Guia Comercial
Divulgue Seu Evento


Notícias


Eventos

Dia: 12/08/2020

Nenhum evento cadastrado neste dia.


Dia: 13/08/2020

Nenhum evento cadastrado neste dia.


Dia: 14/08/2020

Nenhum evento cadastrado neste dia.


Dia: 15/08/2020

Nenhum evento cadastrado neste dia.


Dia: 16/08/2020

Nenhum evento cadastrado neste dia.


Dia: 17/08/2020

Nenhum evento cadastrado neste dia.


Dia: 18/08/2020

Nenhum evento cadastrado neste dia.


Ouça ao vivo!

Ouça Ipanema FM Ouça 89 a Rádio Rock
Ouça Antena 1 Ouça Rádio Fox Rock