Guia Portal Sorocaba.com

Solicite seu orçamento para as empresas e profissionais cadastrados no Portal Sorocaba.com

Cadastre aqui sua empresa ou negócio!


Sorocaba, 22 de Outubro de 2018

NOTÍCIAS



Outubro Rosa Pet reforça necessidade de castração

Notícia publicada em 08/10/2018



Outubro Rosa Pet reforça necessidade de castração

Câncer de mama representa metade dos casos em cachorras e 17% em gatas


O mês de outubro já se tornou um marco no combate ao câncer de mama, tanto que inúmeras campanhas de conscientização ocorrem em todo o País durante o Outubro Rosa, como é conhecido. Contudo os cuidados e a prevenção não se resumem apenas aos seres humanos, pois os pets também entram nessa força-tarefa.
O médico veterinário Adelmo Guilhoto Miguel, que atua na área clínica e cirurgia de cães, gatos e animais silvestres na Clínica Espaço Veterinário, explica que o câncer de mama representa 50% de todos os casos em cadelas e 17% em gatas, e esse índice vem aumentando nos hospitais veterinários de todo o mundo.
Entre os principais sintomas da doença estão pequenos nódulos nas mamas, muitas vezes de crescimento lento, o que atrasa o diagnóstico precoce. “Eles podem evoluir em tamanho e aparecer em outros locais do corpo, como pulmões, fígado e baço, o que chamamos de metástases. A função do veterinário é atuar preventivamente antes que isso aconteça”, destaca Adelmo.
Ele afirma que a castração ainda é a melhor forma de prevenção. “Provou-se que o estrógeno, hormônio sexual produzido pelas fêmeas não castradas, pode estimular o crescimento de células neoplásticas latentes na glândula mamária. Somente 0,5% das operadas antes do primeiro cio irão desenvolver tumores de mama. Esse índice aumenta para 15% em cachorras castradas entre o primeiro e o segundo cio”, elenca, recomendando que o melhor período para castração é entre sete meses e 1 ano.
Adelmo comenta que a grande maioria dos tutores já tem a consciência da importância preventiva do procedimento. “Muitos passaram por experiências negativas com seus pets por não castrar precocemente. Procuro orientar e explicar com detalhes os riscos e benefícios. A mensagem principal é a de que vamos prevenir doenças, principalmente na fase idosa, quando ele se encontra mais frágil. Não é fácil submeter um pet idoso a uma cirurgia de mastectomia e posteriormente a sessões de quimioterapia.”
O médico veterinário adianta também que o uso de anticoncepcionais é extremamente prejudicial para a saúde do animal e aumenta a probabilidade de câncer na mama. Por outro lado, ele aconselha que os tutores fiquem atentos e sempre apalpem as mamas, mas sem deixar de oferecer ao bichinho exames clínicos. “Nossos clientes nos procuram preventivamente a cada seis meses para exames de rotina e vacinas. Essa é uma oportunidade perfeita para que o profissional faça apalpação minuciosa nas mamas e detecte pequenos nódulos ainda em fase inicial.”
 

Comente

Cadastre Sua Empresa Gratuitamente no Guia Comercial
Divulgue Seu Evento


Notícias


Eventos

Dia: 22/10/2018

Nenhum evento cadastrado neste dia.


Dia: 23/10/2018

Nenhum evento cadastrado neste dia.


Dia: 24/10/2018

Nenhum evento cadastrado neste dia.


Dia: 25/10/2018

Nenhum evento cadastrado neste dia.


Dia: 26/10/2018

Nenhum evento cadastrado neste dia.


Dia: 27/10/2018

Nenhum evento cadastrado neste dia.


Dia: 28/10/2018

Nenhum evento cadastrado neste dia.


Ouça ao vivo!

Ouça Ipanema FM Ouça 89 a Rádio Rock
Ouça Antena 1 Ouça Rádio Fox Rock