Guia Portal Sorocaba.com

Solicite seu orçamento para as empresas e profissionais cadastrados no Portal Sorocaba.com

Cadastre aqui sua empresa ou negócio!


Sorocaba, 11 de Dezembro de 2018

NOTÍCIAS



Organizar geladeira ajuda no controle de desperdícios e evita gastos

Notícia publicada em 08/10/2018



Organizar geladeira ajuda no controle de desperdícios e evita gastos

Saber higienizar e armazenar alimentos de forma correta impacta positivamente na qualidade de vida


Desperdício nunca foi algo positivo no orçamento das famílias, ainda mais em períodos de recessão econômica. Hábitos contínuos, como desorganização da geladeira, colaboram com perdas e podem acarretar uma série de problemas, tanto no fechamento das contas, quanto na qualidade de vida.

De acordo com a pesquisa sobre hábitos de consumo e desperdício de alimentos, do projeto Diálogos Setoriais União Europeia – Brasil, liderada pela Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), com apoio da Fundação Getulio Vargas (FGV), divulgada em setembro deste ano, a média de alimentos desperdiçados no País, por domicílio, é de 353 gramas por dia. Individualmente, a média é de 114 gramas por dia. O estudo mostra ainda que no ranking dos alimentos mais desperdiçados lideram o arroz (22%), carne bovina (20%), feijão (16%) e frango (15%). O não aproveitamento das sobras das refeições é o principal motivo para o descarte.

Conforme a nutricionista Tatiana Luckner, consultora em qualidade e segurança alimentar na empresa Nutriregularize, a forma inadequada de compras e posterior conservação dos alimentos, principalmente na geladeira, é um dos fatores para as perdas. Ela aconselha fazer uma lista de compras segundo o cardápio da semana e adquirir somente o que for necessário. “Esses cuidados se iniciam na compra, escolhendo muito bem os alimentos e levando em consideração o cuidado no transporte”, orienta. “No supermercado, a pessoa deve iniciar pelos itens não perecíveis, depois os congelados e por último os refrigerados”, pontua.

Tatiana destaca que não basta apenas ter consciência no momento das compras, a organização deve se estender à geladeira. “Primeiramente, deve-se armazenar os produtos refrigerados para manter ao máximo a segurança do alimento através da temperatura”, explica, elencando uma ordem de disposição. “Na prateleira superior, aconselha-se colocar os alimentos preparados e prontos para o consumo, como iogurte, leite e frios; na intermediária, vão os semipreparados, como legumes e sobras; na inferior, os crus, como ovos e frutas; e nos gavetões, as hortaliças.” Ela também chama a atenção para a porta da geladeira, onde devem ficar apenas garrafa pet, água e molhos industrializados o mínimo possível, porque essa parte perde a refrigeração rapidamente.

Manter a geladeira limpa reflete diretamente na saúde, já que envolve a segurança dos alimentos. Caso isso não aconteça, produtos podem ser contaminados por bactérias. Assim, a consultora destaca que a melhor forma de higienizar a geladeira é uma vez por semana, seguindo as orientações do fabricante.


Outras dicas de organização:


 Manter alimentos prontos em potes plásticos e identificados;
 Jamais deixar alimentos cru ou cozido armazenados lado a lado, devido ao risco de contaminação cruzada;
 Armazenar hortaliças após higienização, preferencialmente em potes plásticos ou sacos plásticos secos;
 Manter as portas do refrigerador sempre bem fechadas e dar atenção à borracha de vedação, que deve estar em perfeito estado para manter a temperatura adequada;
 Não ficar abrindo a porta constantemente, porque altera a temperatura interna.
 

Comente

Cadastre Sua Empresa Gratuitamente no Guia Comercial
Divulgue Seu Evento


Notícias


Eventos

Dia: 11/12/2018

Nenhum evento cadastrado neste dia.


Dia: 12/12/2018

Nenhum evento cadastrado neste dia.


Dia: 13/12/2018

Nenhum evento cadastrado neste dia.


Dia: 14/12/2018

Nenhum evento cadastrado neste dia.


Dia: 15/12/2018

Nenhum evento cadastrado neste dia.


Dia: 16/12/2018

Nenhum evento cadastrado neste dia.


Dia: 17/12/2018

Nenhum evento cadastrado neste dia.


Ouça ao vivo!

Ouça Ipanema FM Ouça 89 a Rádio Rock
Ouça Antena 1 Ouça Rádio Fox Rock