Guia Portal Sorocaba.com

Solicite seu orçamento para as empresas e profissionais cadastrados no Portal Sorocaba.com

Cadastre aqui sua empresa ou negócio!


Sorocaba, 14 de Outubro de 2019

NOTÍCIAS



OAB Sorocaba recebe palestra sobre adoção tardia com presença do Desembargador da Vara da Infância e Juventude de São Paulo

Notícia publicada em 25/05/2016



OAB Sorocaba recebe palestra sobre adoção tardia com presença do Desembargador da Vara da Infância e Juventude de São Paulo

Na última terça-feira (24), aconteceu no auditório da OAB Sorocaba a palestra “Adoção tardia: relatos de uma mãe”, realizada pela Comissão de Direito à Adoção da instituição, presidida pela advogada Mônica Aparecida Lima Molica Silva. O evento contou com a participação especial do Desembargador e Vice Coordenador da Coordenadoria da Vara da Infância do Tribunal de Justiça de São Paulo, Reinaldo Cintra Torres de Carvalho.

Embora esteja ficando cada vez mais comum, a prática da adoção ainda é vista com preconceito e desconfiança, sobretudo quando se trata de uma adoção tardia, ou seja, de crianças maiores de três anos. De acordo com o desembargador, o foco é fazer com que todos entendam que não há diferença entre um bebê e uma criança. “A solução é conseguir mostrar que não importa a idade, o que, verdadeiramente, importa é a realização do sonho de se tornar pai ou mãe”.

Segundo o CNA (Cadastro Nacional de Adoção), 6.585 crianças se encontram disponíveis para a adoção no Brasil, porém pouco mais de 53% delas são adolescentes. Diante desses dados, Mônica, que é mãe adotiva de uma menina de 12 anos, considera importante o acesso à informação. “Disseminar a cultura da adoção tardia no meio social pode ser o estopim para que as crianças e adolescentes também encontrem um lar de amor e carinho”.

O processo de adoção tardia no País é considerado longo pelas famílias que se encontram na fila de espera por uma criança, mas todo o cuidado é necessário para não tornar esta experiência traumática. “Nós preparamos o adulto para receber a criança, não a criança para receber o adulto. É a família que precisa estar pronta”, explica Reinaldo, que aponta outra questão para o retardamento do processo. “Os requisitos impostos com relação à idade, cor racial e sexo, acaba tornando tudo ainda mais demorado”.

No entanto, após a sentença do juiz, ainda é estabelecido um período de adaptação da criança com a nova família, que difere de caso a caso. Este tempo é fundamental para ambas as partes. “O acompanhamento do judiciário é de extrema importância, pois em hipótese nenhuma esta criança ou adolescente pode sofrer qualquer tipo de trauma com a nova família”, explica a advogada.

A emoção da adoção tardia

Beth Proença Bonilha é mãe biológica de cinco filhos, porém, em 2010 se encantou por uma menina de seis anos que fazia parte de um projeto social de Sorocaba (SP). A partir daí, ela iniciou o processo de adoção tardia por Stefanny. “Foi amor à primeira vista. Desde que bati meus olhos nela, eu sabia que ela seria minha”.

Hoje, com 12 anos, Beth conta que as dificuldades ainda permanecem, mas que agora são outras. “A Stefanny não é mais uma criança. Sei que pra ela ainda é difícil me chamar de mãe, mas eu passei a entender que isso não é importante. Só quero que ela saiba que estou aqui para cuidá-la e amá-la muito”.

Troca de experiências

Atualmente, a cidade conta com o GAASO (Grupo de Apoio à Adoção de Sorocaba) que realiza reuniões mensais destinadas a todos aqueles que se interessam pela adoção ou para os que se encontram na fila de espera ou, ainda, para os que já passaram por tudo isso.

“Os encontros são fundamentais antes, durante e depois, pois primeiro as famílias têm a visão de como funciona este mundo; depois elas encontram o apoio necessário para seguirem em frente; e finalmente, discutem como está sendo o processo de adaptação da criança à nova família”, conclui Beth, membro do GAASO. 


Fonte: JF Assessoria de imprensa


Comente

Cadastre Sua Empresa Gratuitamente no Guia Comercial
Divulgue Seu Evento


Notícias


Eventos

Dia: 14/10/2019

Nenhum evento cadastrado neste dia.


Dia: 15/10/2019

Nenhum evento cadastrado neste dia.


Dia: 16/10/2019

Nenhum evento cadastrado neste dia.


Dia: 17/10/2019

Nenhum evento cadastrado neste dia.


Dia: 18/10/2019

Nenhum evento cadastrado neste dia.


Dia: 19/10/2019

Nenhum evento cadastrado neste dia.


Dia: 20/10/2019

Nenhum evento cadastrado neste dia.


Ouça ao vivo!

Ouça Ipanema FM Ouça 89 a Rádio Rock
Ouça Antena 1 Ouça Rádio Fox Rock