Guia Portal Sorocaba.com

Solicite seu orçamento para as empresas e profissionais cadastrados no Portal Sorocaba.com

Cadastre aqui sua empresa ou negócio!


Sorocaba, 14 de Agosto de 2020

NOTÍCIAS



Número de casos de dengue já ultrapassa os 860 em Sorocaba

Notícia publicada em 04/02/2015



Número de casos de dengue já ultrapassa os 860 em Sorocaba

Desde o início do ano até esta segunda-feira (2) foram confirmados 864 casos de dengue em Sorocaba. Este número, divulgado pela Área de Vigilância em Saúde da Secretaria Municipal da Saúde (SES) na tarde desta terça-feira (3), já é quase o dobro do total registrado em todo o ano passado na cidade (469 casos da doença em 2014). Deste total, 792 são autóctones (contraídos na própria cidade) e 72 são importados (os pacientes retornaram doentes de outras localidades).

Considerando o número de casos confirmados de dengue somente neste ano, o município entra em situação de emergência e, segundo os protocolos do Ministério da Saúde e da Secretaria de Estado da Saúde, a partir deste momento a coleta de sangue para a realização de sorologia custeada com recursos públicos passa a ser feita de forma amostral. Assim, em Sorocaba, serão realizadas as sorologias apenas de pacientes menores de dois anos e maiores 65 anos de idade, em gestantes e casos graves. “O diagnóstico dos demais pacientes suspeitos será feito através dos sinais e sintomas compatíveis com a doença e a presença de vínculo epidemiológico”, explica a diretora da Vigilância em Saúde da SES, Daniela Valentim dos Santos.

Prevenção e sintomas

A SES continua em atenção máxima contra a dengue e pede à população para que não deixe de tomar as medidas necessárias de prevenção e combate ao mosquito transmissor da doença.

É necessário que cada cidadão faça sua parte e elimine de sua casa todos os materiais que possam acumular água da chuva e assim, se transformar em criadouros do mosquito da dengue. É preciso confirmar ainda se não há nenhuma calha entupida, objetos espalhados nos quintal e vasos de plantas que acumulem água. Além disso, é fundamental tampar vasos sanitários e cobrir a piscina.

Além da intensificação de medidas de eliminação de criadouros, Daniela lembra que é importante, na presença de sintomas da dengue, que a pessoa se hidrate em abundância, procure atendimento de saúde, use repelente e só faça uso de medicamentos sob prescrição médica. “A pessoa com suspeita de dengue deve permanecer em casa durante os primeiros sete dias dos sintomas, deve manter a hidratação conforme prescrição médica e procurar o serviço de saúde caso apresente piora dos sintomas”, orienta.

A SES informa que, a partir desta semana, os boletins epidemiológicos voltam a ser divulgados semanalmente, sempre às terças-feiras.


Fonte: Jornal Ipanema


Comente

Cadastre Sua Empresa Gratuitamente no Guia Comercial
Divulgue Seu Evento


Notícias


Eventos

Dia: 14/08/2020

Nenhum evento cadastrado neste dia.


Dia: 15/08/2020

Nenhum evento cadastrado neste dia.


Dia: 16/08/2020

Nenhum evento cadastrado neste dia.


Dia: 17/08/2020

Nenhum evento cadastrado neste dia.


Dia: 18/08/2020

Nenhum evento cadastrado neste dia.


Dia: 19/08/2020

Nenhum evento cadastrado neste dia.


Dia: 20/08/2020

Nenhum evento cadastrado neste dia.


Ouça ao vivo!

Ouça Ipanema FM Ouça 89 a Rádio Rock
Ouça Antena 1 Ouça Rádio Fox Rock