Guia Portal Sorocaba.com

Solicite seu orçamento para as empresas e profissionais cadastrados no Portal Sorocaba.com

Cadastre aqui sua empresa ou negócio!


Sorocaba, 30 de Abril de 2017

NOTÍCIAS



Mostra de Música de Câmara terá 47 concertos

Notícia publicada em 07/03/2017



Mostra de Música de Câmara terá 47 concertos

O premiado pianista sorocabano Steven Chervenckov realiza amanhã a abertura da II Mostra de Música de Câmara de Sorocaba, às 20h, na Sala Fundec. Este é o primeiro de uma série de 47 concertos -- todos gratuitos -- que serão realizados na cidade até outubro pela Ferratini Produções Culturais. A temporada, que tem como proposta dar visibilidade para os músicos eruditos locais e da região, conta com o patrocínio do Programa de Ação Cultural do Estado de São Paulo (ProAC).

No repertório do concerto de Chervenckov estão obras de consagrados compositores como Sonata nº13 e Quasi una fantasia, de Beethoven; Seleção de Prelúdios Op. 11, de Scriabin; Hommage a Choopin, de Villa-Lobos; Noturno em Ré bemol maior, de António Fragoso, e Balada nº 4, de Chopin.

Bacharel em música com habilitação em piano pela USP, Steven Chervenkov iniciou seus estudos na Fundação de Desenvolvimento Cultural (Fundec), onde teve aulas de canto coral e musicalização infantil. Ingressou dois anos mais tarde (2003), então aos 12 anos, no curso de piano erudito nesta instituição, e no Conservatório de Tatuí, onde atuou como pianista colaborador por quatro anos.

Atualmente é aluno de mestrado em performance no Instituto Politécnico de Castelo Branco, em Portugal, país onde reside. Trabalha como pianista acompanhador nesse local e também na Escola de Música de Belmonte e na Escola Profissionalizante da Covilhã, instituições lusitanas públicas de ensino de música.

Entre as suas apresentações, destacam-se os recitais realizados no Conservatório Nacional de Lisboa, em Campos do Jordão, no Museu Brasileiro de Escultura, no Centro Cultural de São Paulo e concertos com a Orquestra de Câmara da USP, Orquestra Prelúdio (TV Cultura) e Orquestra Sinfônica do Centro (Portugal).

Já com relação aos prêmios, destacam-se o 1º lugar no XXI Concurso de Piano Artlivre -- Jovens Talentos; melhor intérprete de música brasileira no VI Concurso Nacional de Piano de Música Brasileira Maestro Spartacco Rossi, e 1º lugar no Concurso Maestro Rodrigo Tavares, no qual lhe foi conferido o título de candidato destaque, então aos 14 anos, cujo prêmio foi uma viagem a Portugal e uma apresentação solo em Lisboa. Em 2014 venceu o concurso Jovens Solistas da USP. Neste mesmo ano, foi vice-campeão do Prelúdio, da TV Cultura, concurso voltado para a divulgação de jovens talentos brasileiros no cenário da música erudita.

O concerto de amanhã começa às 20h na Sala Fundec (rua Brigadeiro Tobias, 73, Centro). Os ingressos são gratuitos e devem ser retirados no local com uma hora de antecedência. O projeto conta com o apoio da Secretaria da Cultura e Turismo de Sorocaba, do Instituto Histórico Geográfico e Genealógico (IHGGS) e do Instituto Municipal de Música (IMMS).

Ideia é incentivar talentos locais e da região 

Lucio Martini, um dos responsáveis pela organização do evento, afirma que o projeto recebeu R$ 90 mil. “Ninguém acredita, mas dá pra fazer uma temporada com esse valor. Mas não precisamos alugar nem equipamentos e nem prédios para as apresentações, foi tudo resultado de parceria”, comenta. 

A mostra será realizada em diversos locais da cidade, que foram escolhidos conforme a disponibilidade do piano, instrumento que seria inviável financeiramente para transportar e afinar a cada apresentação. Por isso a Fundec abrigará os pianistas solistas, já o saguão de entrada do Sorocaba Clube contará com as apresentações de piano acompanhadas de outros instrumentos, e os demais lugares, como o Jardim Botânico, o auditório da Casa Aluísio de Almeida e outros espaços ainda por definir, receberão os shows que não contarão com piano, como quarteto de cordas, entre outros. 

Conforme Lucio, a Música de Câmara é um segmento pouco valorizado em relação às grandes orquestras e outras formações, por isso o projeto visa divulgar as pesquisas e estudos dos que atuam nessa área e também formar público, em especial jovens. 

Lucio comenta que a exemplo do pianista que abrirá a mostra, que é sorocabano mas mora em Portugal, outros músicos também atuam em outras cidades, Estados e países. Daí vem a ideia de incentivar os talentos de Sorocaba e cidades vizinhas, que conforme Lucio, concentram grande número de ótimos músicos de formação erudita, mas que não são conhecidos do público.
Ainda de acordo com ele, a I Mostra foi realizada em 2015, com 32 concertos, e ficou conhecida pelo nome de Concertos do Meio Dia, já que as apresentações foram realizadas na hora do almoço. 

Repertório variado 

A programação conta com formações musicais como quintetos de sopros, quinteto de metais, grupos vocais, quartetos de cordas, quarteto de trompetes, trios de cordas, duetos de canto, duos de violões, árias de ópera, piano a quatro mãos e solos de piano, que apresentarão um variado repertório dos diversos compositores das mais diferentes épocas da história da música. 

Já estão confirmadas as participações do Quarteto Sorocaba, Quarteto Arte Livre, Quarteto Triunfal, Trio Animato, Musicum Trio, Trio Barroco, Madrigal Madrigali, Opus Lyric, do flautista André Mendes, do fagotista Ricardo Aurélio, da clarinetista Luciana Silva, do violinista Alex Nascimento, dos pianistas Henrique Roberto Simões, Thais Valim, Lucia Helena Bismara, Ilza Maria Soares, Daniel Guimarães, dos violonistas Michel Pradelli, Amadeu Rosa, Cassio Prado, David Costa e dos cantores Rony Samaj, Sueli Freitas, Débora Campagna, Tatiana Mariano, Randal Oliveira, Andrea Oliveira, Cris Silva e Maria Augusta Mont’Alvão.  


Fonte: Jornal Cruzeiro do Sul


Comente

Cadastre Sua Empresa Gratuitamente no Guia Comercial
Divulgue Seu Evento


Notícias


Eventos

Dia: 30/04/2017

Nenhum evento cadastrado neste dia.


Dia: 01/05/2017

Nenhum evento cadastrado neste dia.


Dia: 02/05/2017

Nenhum evento cadastrado neste dia.


Dia: 03/05/2017

Nenhum evento cadastrado neste dia.


Dia: 04/05/2017

Nenhum evento cadastrado neste dia.


Dia: 05/05/2017

Nenhum evento cadastrado neste dia.


Dia: 06/05/2017

Nenhum evento cadastrado neste dia.


Ouça ao vivo!

Ouça Ipanema FM Ouça 89 a Rádio Rock
Ouça Antena 1 Ouça Rádio Fox Rock