Guia Portal Sorocaba.com

Solicite seu orçamento para as empresas e profissionais cadastrados no Portal Sorocaba.com

Cadastre aqui sua empresa ou negócio!


Sorocaba, 26 de Novembro de 2020

NOTÍCIAS



Mais um professor da FACENS recebe título de Mestre, na área de Engenharia Eletrônica

Notícia publicada em 26/02/2014



Seu estudo aponta para um importante avanço no sentido de otimizar o uso de energia por equipamentos elétricos de aplicação na indústria

O mais recente professor da Faculdade de Engenharia de Sorocaba (FACENS) a receber o título de mestre é Rafael Rodrigues da Paz. Professor das disciplinas Eletrônica Digital 1 e 2 (teoria e laboratório), ele trabalha na FACENS desde 2003, onde iniciou ainda como estagiário, no laboratório de Elétrica da faculdade. Com a experiência adquirida, tempos depois ele assumiu a função de técnico do laboratório e, após concluir a graduação em Engenharia Elétrica pela própria FACENS, se tornou professor na instituição.

Agora Rafael acaba de concluir o mestrado, pela Unesp de Bauru, com um trabalho de pesquisa sobre “Análise e modelação de perdas em conversores CC-CC do tipo Boost entrelaçados”, que consiste em analisar e comparar as diversas técnicas de operação usadas nos conversores para verificar, dentro de um estágio de operação, qual das técnicas é a mais indicada.

A escolha do tema, segundo ele, foi devido ao significativo aumento na produção de dispositivos eletrônicos com este tipo de conversor e, por consequência, buscar a melhoria desses dispositivos. “Vamos imaginar que um equipamento possua um conversor boost no qual a perda de energia chegue a 10 watts. Portanto, se este equipamento tiver 10 mil unidades vendidas, seriam 100 mil watts de energia perdidos. Imagine um estudo que pode apontar qual a melhor técnica de operação para que este desperdício se reduza a 5 watts”, ele explica. Seu estudo aponta justamente nesta direção, indicando uma forma de reduzir o desperdício de energia no uso de equipamentos elétricos como televisores, equipamentos de telecomunicação, entre outros.

Para Rafael, a relevância desse estudo é contribuir para beneficiar o meio industrial, como a produção de dispositivos eletrônicos com maior rendimento e menor volume, peso e custo, resultando em melhor aproveitamento da energia elétrica.
Cerca de 60% do corpo docente da FACENS é formado por mestres e doutores.
 


Fonte: Atua Agência


Comente

Cadastre Sua Empresa Gratuitamente no Guia Comercial
Divulgue Seu Evento


Notícias


Eventos

Dia: 26/11/2020

Nenhum evento cadastrado neste dia.


Dia: 27/11/2020

Nenhum evento cadastrado neste dia.


Dia: 28/11/2020

Nenhum evento cadastrado neste dia.


Dia: 29/11/2020

Nenhum evento cadastrado neste dia.


Dia: 30/11/2020

Nenhum evento cadastrado neste dia.


Dia: 01/12/2020

Nenhum evento cadastrado neste dia.


Dia: 02/12/2020

Nenhum evento cadastrado neste dia.


Ouça ao vivo!

Ouça Ipanema FM Ouça 89 a Rádio Rock
Ouça Antena 1 Ouça Rádio Fox Rock