Guia Portal Sorocaba.com

Solicite seu orçamento para as empresas e profissionais cadastrados no Portal Sorocaba.com

Cadastre aqui sua empresa ou negócio!


Sorocaba, 10 de Agosto de 2020

NOTÍCIAS



Mais de 50 estudantes doam sangue no Hemonúcleo

Notícia publicada em 22/02/2013



Mais de 50 estudantes doam sangue no Hemonúcleo

Mais de 50 estudantes da Faculdade de Direito de Sorocaba (Fadi) participaram do "Bixo Solidário 2013" no Hemonúcleo Regional de Sorocaba, no Vergueiro, na manhã desta sexta-feira (22). Calouros e veteranos deram exemplo de solidariedade, doando sangue e alguns ainda se cadastraram como possíveis doadores de medula óssea.

Iniciativa do Centro Acadêmico "Rubino de Oliveira" e da Atlética "Orlando Bastos", com apoio da Secretaria da Juventude (Sejuv), a ação social teve como objetivo integrar os novos alunos por meio de uma ação de cidadania, incentivando a solidariedade.

"Essa parceria com a Secretaria da Juventude foi fundamental para atingirmos esse número de estudantes voluntários. Conseguimos colaborar com o banco de sangue do Hemonúcleo, num ato de solidariedade, ajudando o próximo", comentou Luís Uffermann, secretário geral do Centro Acadêmico "Rubino de Oliveira" e da Atlética "Orlando Bastos".

Cada pessoa pode doar 450 ml de sangue em cada sessão. De acordo com Ana Maria Cruz, auxiliar de enfermagem do Hemonúcleo, a unidade precisa de, no mínimo, 110 pessoas doando sangue por dia. "Todo esse material coletado é distribuído para 48 hospitais de Sorocaba e região", destacou.

Nesta semana, o número de colaboradores voluntários foi baixo. De segunda a quinta-feira, apenas 300 pessoas fizeram doação de sangue, dando uma média de 75 doadores por dia. "Essa ação da Fadi está ajudando bastante", declarou. Até às 10h15 desta sexta-feira (22), 107 pessoas tinham retirado uma senha para a ação.

O tempo de permanência no banco de sangue, incluído a triagem clínica e coleta de sangue, leva cerca de 45 minutos em dias tranquilos. Já nas sextas-feiras e aos sábados, quando o número de voluntários aumenta, a permanência fica em torno de 1h30.

Valeu a pena!

Tales Cardoso, de 20 anos, morador do Jardim Europa, é estudante do 4º ano de direito da Fadi e participou da ação solidária. "Essa é a primeira vez que fiz a doação de sangue. Foi rápido e não doeu nada, valeu a pena!", declarou.

O calouro da Fadi, André Colomé, de 22 anos, morador de Tatuí (SP), também participou do "Bixo Solidário". Esta foi a sexta vez que ele doou sangue. "Essa atividade está sendo muito legal para a integração de todos nós calouros, além da questão social que é muito importante", contou.

A "bixete" Paula Aloíssio, de 18 anos, moradora do Granja Olga, disse não gostar muito de agulhas. "Valeu a pena por saber que estou ajudando uma outra pessoa", declarou.

Já Isabel Campos, de 23 anos, moradora do Ipanema das Pedras, aproveitou que o seu namorado Henrique Brandão Paulo Pereira, de 28 anos, estudante do 5º ano da Fadi, ía participar e tomou a iniciativa de acompanhá-lo. "Não estou com medo, mas já vi que a agulha é grossa", brincou. Já Henrique comentou que queria ter doado sangue antes, mas o dia a dia não permitiu.

Como doar

Para ser um doador de sangue, o interessado precisa ter mais de 18 anos; levar um documento de identificação com foto; pesar mais de 50 quilos; estar alimentado; não ter ingerido bebida alcoólica no período de 24 horas; ter dormido, pelo menos, seis horas antes; não ter usado cigarro duas horas antes e nem o fazer por duas horas depois da doação.

Já para o cadastro de possíveis doadores no Registro Nacional de Doadores de Medula Óssea (Redome), qualquer pessoa com boa saúde e idades entre 18 e 55 anos, pode se cadastrar. Para que o transplante ocorra, é necessário que a compatibilidade seja de 100%. Ao fazer o cadastro, o voluntário terá coletados 5 ml de sangue, que serão usados para um exame específico, o de tipo genético (HLA). Se um paciente possuir um código genético semelhante, o voluntário será chamado para novos exames.

O Hemonúcleo Regional de Sorocaba funciona de segunda-feira a sábado, das 7h30 às 12h30, e está localizado na avenida Comendador Pereira Inácio, 564, no Vergueiro.


Fonte: http://www.cruzeirodosul.inf.br/acessarmateria.jsf?id=455990


Comente

Cadastre Sua Empresa Gratuitamente no Guia Comercial
Divulgue Seu Evento


Notícias


Eventos

Dia: 10/08/2020

Nenhum evento cadastrado neste dia.


Dia: 11/08/2020

Nenhum evento cadastrado neste dia.


Dia: 12/08/2020

Nenhum evento cadastrado neste dia.


Dia: 13/08/2020

Nenhum evento cadastrado neste dia.


Dia: 14/08/2020

Nenhum evento cadastrado neste dia.


Dia: 15/08/2020

Nenhum evento cadastrado neste dia.


Dia: 16/08/2020

Nenhum evento cadastrado neste dia.


Ouça ao vivo!

Ouça Ipanema FM Ouça 89 a Rádio Rock
Ouça Antena 1 Ouça Rádio Fox Rock